sábado, 10 de outubro de 2009

POLÍTICAS ERRADAS!


«O desempenho nacional traduz uma tendência de afastamento face à evolução rápida dos parceiros europeus, com destaque para países como o Chipre e a Eslovénia, outrora atrás de Portugal, e que hoje ocupam o 32.º e o 29.º lugar, respectivamente.»

À atenção do sr. Teixeira e do sr. Sócrates - El Campeador Político!

E ESPANHA AQUI TÃO PERTO:MUSEO DEL JAMÓN E A MALAPATA PORTUGUESA DA "PLATA MAYOR"


É sabido que Espanha está em consonância com a Europa em crise de emprego e empresas. Zapatero aliás, que também é dono de boas práticas, já decretou o aumento do ?IVA para fazer face à crise?

Mas há crises e crises e com a crise deles pode bem a classe média Espanhola, que começa a não ter equivalente por implosão evidente na sua hermana vizinha Atlântica: ou não se continuassem a passear pela Plaza Mayor a consumir em doses industriais os bocadillos de puro jamón.

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

O ELÉCTRICO CHAMADO LISBOA

Na história da Construção Europeia e das nossas fidelidades ao projecto há o antes e o depois. O antes do desconhecimento, da desconfiante ilusão de embuste de federalidade, do medo do esbatimento da diversidade, da normalização acrítica, da ilusão da igualdade soberanística, do rapto do nosso quinhão num mundo globalizado e diversamente normalizado.

Na história da Construção Europeia do eléctrico chamado Lisboa, há o tratado da União Europeia e o tratado do funcionamento da União Europeia, duas espécies na confusão institucionalizada, de uma construção feita de tijolos não totalmente alinhados, mas paulatina, inteira e funcionalmente sedimentados e metamorfizados.

Na história da Construção Europeia há o depois da condição de informado. E essa não se processa por via da emoção, mas pelos avanços e recuos, pelos sorrisos e amuos de velhos povos soberanos a quem inquieta mais o desfasamento da ansiada nova representatividade que a desperta e travessa globalidade, verdadeiro cimento e união de povos cada vez já mais entrelaçados - mesmo sem o quererem ou saberem.

ISCTE, CARVALHO E O NICHO DO CLUSTER DA ASFIXIA DEMOCRÁTICA

Não tenho dúvidas de que os dois maiores clusters de vacuidade democrática, salvaguardada as virtuosas excepções já que a generalização é a arma dos ignorantes, se chamam ISCTE e ISE (hoje ISEG). O primeiro pelo fundamentalismo na acção dos ensinamentos de Parsons e do estrutural-funcionalismo, o segundo pela macrobiótica insuflação do capital de Marx. No meio dos dois resta-nos ir respirar ar puro às capitais das verdadeiras e não provincianas democracias Europeias. Faça-se rápido o TGV para Madrid! A poluente asfixia democrática assim o exige!

FOI VOCÊ QUE PEDIU O FIM DOS ATLS DE ENTIDADES PRIVADAS?

«O FERVE - Fartas/os d'Estes Recibos Verdes exprime a sua total solidaridade para com as/os professoras/es de inglês e de música, das Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC's), do Porto.

Estas/es profissionais estão a ser alvo de um vil e inaceitável desrespeito no que concerne à contratação laboral: o seu trabalho está a ser desenvolvido a falsos recibos verdes e a contratação dos seus serviços decorreu numa garagem de reparação automóvel, a AutoBrito, situada em Matosinhos apesar de, obviamente, irem desempenhar a sua actividade em escolas.

Os honorários auferidos são inferiores aos do ano transacto e são extraordinariamente baixos. Tenhamos em conta que estas pessoas trabalham em diversas escolas, o que implica deslocações que, para serem compatíveis com os horários, acarretam a necessidade de utilizar viatura própria. Assim, um/a professor/a que esteja a leccionar 20 horas semanais através das AEC's, no Porto, receberá, na melhor das hipóteses, 385 euros no final do mês. Vejamos:

11 euros/hora x 20 horas semanais = 880 euros brutos por mês aos quais há que descontar:

- 159 euros (Segurança Social)
- 176 euros (IRS)
- 10 euros (seguro de trabalho, assumindo que este é de 120 euros anuais)
- 80 euros (gasolina)
- 70 euros (almoço, assumindo que se almoça por 3,5 euros por dia)

TOTAL líquido no final do mês: 385 euros!!!»

FOI VOCÊ QUE PEDIU UM IC-16?

Caos de trânsito no IC-19 continua apesar da nova A-16


Pegue-se na novel A-16 e transforme-se-a em IC-16; pegue-se no IC-19 e adocique-se-a de A-19 e talvez ... talvez ... o caos pelo menos MUDE DE VIA!

SOCIEDADE EM GRILHETAS OU A NOVA BASTILHA DA ORIGINAL E DECADENTE REPÚBLICA PORTUGUESA

No âmbito do AMBIO, o Estado excessivo. Afinal, caminhamos alegre e provincianamente para uma nova forma de República: a República Absoluta!

Afinal enquanto Sócrates fala em SIMPLEX, os amigos da pública função afadigam-se em justificar os empregos de pouco trabalho. Afinal , COMPLICAR é preciso!

GUARDAS PARA QUE TE QUERO?

Alberto João Jardim tornou-se um cripto anarquista. Como Soares que invectivava o guarda da escolta da comitiva, a tendência do poder é - guardas só para defesa das irritantes ... oposições!

NOJO AOS CÃES, BABUÍNOS DO PODER OU OS PIOS CASOS

«Pedofilia
Ministro francês em fogo cruzado por causa de livro autobiográfico (Lusa)»


As críticas ao ministro francês da Cultura, Frederic Mitterrand, sobre um livro autobiográfico no qual ele descreve o prazer que tem em pagar a rapazes para sexo na Tailândia, subiram quarta-feira de tom em França.»

Quando os "senhores deste mundo" chegam a este
estado de arbitrariedade e repulsa, a hora é necessariamente de limpeza: limpeza das almas, das consciências e retorno não necessariamente a uma nova ética Christiana mas a uma de valores humanos!

Entretanto 20 jornalistas Portugueses sentam-se no banco dos réus acusados pela insustentável leveza do Direito dos senhores, num Estado a caminhar rapidamente para o adormecimento das consciências ... e da urgente necessidade da limpeza ética!

Asfixia democrática? Não, não! ... respira muito bem, quem está habituado ... ao nauseabundo cheiro do poder!

quarta-feira, 7 de outubro de 2009

DEMOCRACIA SOB ARAMES

«Tudo isto só se está a passar porque diz respeito ao processo Casa Pia», declarou à agência Lusa Felícia Cabrita, alegando «não ter dúvidas» que os processos contra jornalistas por violação do segredo de justiça são «aqueles que mexem com políticos e com gente importante da sociedade» e notando estar «a acontecer o mesmo com o Freeport». Enfatizou ainda que o sigilo das fontes é o «único» dever sagrado do jornalista.»