sábado, 18 de setembro de 2010

O ENSINO FRAUDULENTO

«O melhor aluno do país entrou na faculdade sem terminar o liceu». Tomás desistiu da escola sem ter concluído o secundário. Com as Novas Oportunidades teve equivalência ao 12º ano em poucos meses e entrou na universidade com uma média de 20 valores, conseguida com apenas um exame de Inglês. Ainda assim, concorreu em igualdade de circunstâncias com todos os outros, mas admite que beneficiou de uma injustiça.»
Que ninguém tenha dúvidas!
A grande "fraude" das novas oportunidades e do acesso às universidades sem completar o 12º ano, está a dar cabo da credibilidade do ensino em Portugal, possivelmente para tapar a má consciência de alguma fraude ocorrida com algum interveniente político no passado.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

OS SERIAL KILLERS DA POLÍTICA: SOB UMA FALSA IDENTIDADE!

Há quem diga em círculos próximos que nos últimos anos fomos vítimas de criminosos, inconscientes, arrogantes, traidores, incompetentes, inconstantes, imprudentes, pedantes, irreverentes, fantasiosos e tudo o mais que nos venha à mente.

A insustentável leveza de tal prole de gente, sempre a rir-se desta pobre gente que somos nós, leva-nos entretanto a pensar que tal não pode ser verdade. 

É que quem se ri com tamanha vontade não são eles, os responsáveis à vista, aqueles personagens reais de carne e osso, que conhecemos de todos os dias, dos telejornais e dos fatos Armani, mas os seus heterónimos, onde se acolitam personalidades estrábicas  bem mais complexas de visualizar. 

DEDUZES, LOGO TENS!

Ao contrário de Passos, penso que o fim das deduções fiscais não devia ser cavalo de batalha do PSD, isto independentemente de pensar que a via é a diminuição de despesa e não a contínua e "melanómica" carga fiscal e parafiscal.
Porque é evidente que as deduções fiscais  na saúde e educação penalizam os mais pobres em detrimento dos mais ricos, aqueles para quem o rendimento permite um determinado nível de utilização de gastos dedutíveis.
Dois pontos para o fim das deduções fiscais: maior justiça fiscal, mas também a tal simplificação do sistema que todos exigem. 

Diferente é, no entanto, a carga fiscal e mais grave, a parafiscal. Esta última, encapuzada e atomizada, destrói tanto mais rendimento que a fiscal, mantendo absurdos despesistas como as múltiplas empresas municipais que pululam e mantêm as proles políticas.

VENTOS DE MUDANÇA

A total incapacidade deste governo aggiornada à sua total má fé, levam o país para o caminho certo dos braços do FMI.
Será que a ideia perante um povo manso e ignorante, não é encontrar um inimigo externo que distraia as atenções da responsabilidade própria?

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

SE ESTUDAR É O DESPORTO DO CÉREBRO, NÃO SERÁ JEJUAR O DESPORTO DOS DESEMPREGADOS DE SÓCRATES?

Simpática, agradável, a escritora Alçada, MINISTRA por acaso, mas escritora por mérito e que leva muito a sério a preparação das suas Aventuras, resolveu falar para todos os meninos Zequinhas deste país. 
Se estudar é o desporto do cerébro, é indubitável que esta nova Aventura da escritora infantil Alçada, vem no seguimento de um paternalismo muito ao gosto do nosso primeiro. 
É pena é que sob Sócrates, cada vez mais jejuar seja o desporto dos pobres e desempregados!

OS VIZINHOS

Ir a uma reunião de condóminos, num edifício recheado deles, é o que mais se aparenta com uma descida aos infernos.
Inferno de manipulação de muitos - os que vão - por poucos, e um não saudável transpor de tiques muito Lusitanos. 
As aparências, as Marias vão com as outras e  a manipulação perpetrada por alguns, que fazem do condomínio um modo fácil daquele negócio de combinar com os fornecedores a 200 para justapor 50 a 150.

terça-feira, 14 de setembro de 2010

CASA ONDE NÃO HÁ PÃO, UNS ROUBAM E TODOS OS OUTROS TÊM RAZÃO!

«Mário Soares diz que é bom gritar por mais salários, para além de se pedir mais dinheiro para a educação ou pensões. No entanto, defende que «é preciso também saber de onde é que ele (o dinheiro) vem. Não basta pedir e descer uma avenida a gritar para julgar que o dinheiro vai cair, pois não vai».
A verdade é que uma sociedade de pedintes não se faz num dia.
E há muito que os grandes pedintes não deixam pitada para os demais.
O problema é pois um problema de (má) distribuição, embora obviamente antes... de produção!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O PORTUGAL DO CAMARADA APENAS UM POUCO SOCIALISTA

«Perfil do Candidato
 Em Inglês, Francês, Alemão e Espanhol p/ trabalhar em full-time nas nossas instalações em Queluz (recibos verdes)»

domingo, 12 de setembro de 2010

ACORDAR DA LETARGIA!


«Teixeira dos Santos faz cortes draconianos no Orçamento»

ATÉ TU, PAPANDREOU, ACABASTE POR PERCEBER!

«Papandreou promete baixar impostos para empresas»

COMUNICAÇÃO SOCIAL: OS FACTOS "VOMITADOS" À MEDIDA!

JN: «Quase metade dos alunos não entrou onde queria»
Neste ano, vão ingressar no Ensino Superior público mais 20 mil alunos do que em 2009. Na primeira fase, só 55% conseguiram entrar onde queriam. 
 Público: « Maioria dos alunos nas opções preferidas»
Mais de metade dos alunos que se candidataram ao ensino superior público entraram na primeira opção. Aliás, 86 por cento ficaram numa das três primeiras opções escolhida
 
Queixam-se de falta de leitores.
É normal! É que muitos leitores queixam-se da falta de credibilidade da comunicação social de hoje.
Factos, precisos,... precisam-se!