quinta-feira, 13 de junho de 2013

EURO OU NÃO EURO?... NOVAMENTE A INTERROGAÇÃO SHAKESPERIANA

Por mais que se queira fazer crer o contrário, o estrangulamento verificado na sociedade portuguesa é fruto da nossa manutenção no euro com a perda da soberania monetária e da incapacidade da europa para resolver a situação de um dos seus membros.
Neste quadro, só a saída dolorosa da zona euro e o reganhar de instrumentos de política monetária poderá fazer com que portugal saia desta crise de estrangulamento de crédito às actividades económicas sem fim à vista e possa apontar um futuro a médio prazo.
Qual das duas opções, a melhor: uma saída a curto prazo mas com um horizonte temporal de esperança ou um definhar sem fim à vista?

quarta-feira, 12 de junho de 2013

KLAUS REGLING: FMI VERSUS EX FMI

O diretor do fundo europeu de resgate Klaus Regling considera que o ajustamento português está no bom caminho. 
E você, também pensa como este alemão, que já trabalhou no FMI e está neste momento em desacordo com o último relatório do mesmo que considera ter havido erros nos processos de ajustamento?

segunda-feira, 10 de junho de 2013

O MUNDO COMO MEIO

O problema hoje no mundo não é um problema ideológico de esquerda, direita, mas resolve-se num quadro: o da perceção da responsabilidade social em que jamais aqueles que detém empresas e grupos empresariais deveriam ser deixados à acumulação arbitrária sem noção da sua responsabilidade como seres sociais. A empresa já não é um fim, mas um meio, o centro onde a sociedade tem de se harmonizar.