sábado, 17 de julho de 2010

VERDADE INSOFISMÁVEL

«Os portugueses vão pagar impostos para cobrir os dividendos que não se recebem de empresas que são monopólios», assinalou  F. LOUÇÃ.

sexta-feira, 16 de julho de 2010

O PAÍS DO SÓCRATES, DOS BASTONÁRIOS, DOS PROCURADORES, ...

«Um casal amigo está a trabalhar no Tadiquistão, República da ex-União Soviética que deixou os filhos com os avós e por lá esgadanham a vida, ambos membros dum ramo da ONU ligado á fome, «FAO» que não podem ver a televisão portuguesa e conseguem ouvir, de vez em quando, uma estação de rádio nacional. Como é bom de ver, interessam-se pelo que se passa cá no país. Comunicamos através do Skype e envio-lhe tudo o que posso sobre como vai o país.
Os filhos vêm cá a casa falar com os pais, vê-los e serem vistos através duma câmara.
Ficaram admirados com as notícias que lhes enviei sobre o debate de ontem, sobretudo porque enviam dinheiro, ganham em dólares, para o sustento dos filhos, embora os avós não sintam grandes necessidades.
Disseram-me há minutos, lá já são cinco da tarde, que virão a Portugal de passeio e visita mas jamais para ficarem e que logo que possam levarão os filhos com eles. Só esperam uma transferência para um país sul-americano, e de imediato levarão as crianças.
Dizem não valer a pena viver em Portugal, que reputam de «país de gatunos», afirmando que por lá se vive melhor e que os políticos passeiam a pé pelas ruas da capital Dushambe, conversando com todos, apertando a mão a todos e participando de jogos populares.
Todos se dão bem e vivem em comunidade. Há realmente muitas diferenças, sobretudo no nível de vida.
Lamentam-se que como licenciados não tenham conseguido um emprego no seu país e que, através de concurso internacional tenham conseguido lugares para ambos, coisa que em Portugal seria, segundo eles, impensável.»
País de gatun... não, não, leitor, país de gajos porreiros, pá! 
Fora isto dava o couro e o cabelo para saber a versão do G, que gaguejava ora, 5 milhões vezes, ou 5% sobre, é, é fazer as contas... sobre a razão do Grande Expatriamento!

OS SIMBÓLICOS REPRESENTANTES DA NAÇÃO

 No espaço simbólico, cortar nos gabinetes dos ministros e de todos os outros aparentados, não!
Como diz o comunista defensor da classe operária, Bernardino Soares, isto são apenas medidas simbólicas que não resolvem os problemas!
Como nós os percebemos, como nós o povo que sustenta este po(L)vo os percebemos! 
OLHE QUE NÃO, SR. DEPUTADO, OLHE QUE NÃO SR. DEPUTADO, RIBOMBA NOS PASSOS JÁ PERDIDOS!
Aos simbólicos representantes do povo Português, quando chega ao "eu" e ao "nosso"sociológico, tudo é simbolismo e mesquinhez! 

PAÍS À VELOCIDADE DE TEIXEIRA DOS SANTOS: A VELOCIDADE DA HIPOCRISIA!

«Os trabalhadores do Banco de Portugal, a instituição liderada por Carlos Costa, vão ser aumentados em 1%, com efeitos retroactivos a Janeiro.»
Chocante!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

A NOVA LÓGICA DO ENSINO PÚBLICO

A condição de recursos!
Queres fazer um mestrado numa Universidade pública?
Prepara-te com 250€ por mês, o valor até há pouco do ensino privado Universitário!
O teu pai, a tua mãe, a tua avó, o teu avô já pagam bons impostos?
Não interessa, porque o novo estado social do PS, é pagar um sistema público de ensino como se fosse um sistema privado. Aliás como o sistema de estradas, onde portagens são taxas sobre impostos!
Nada que espante nestes tempos de governo ultraliberal e incompetente PS!
Para onde vai o dinheiro dos Portugueses? 

O CAPITAL NO IMPÉRIO DO MEIO

«Volkswagen inaugura em 2013 a 10ª fábrica na China
Companhia alemã assegurou que a fábrica dará emprego a 4 mil trabalhadores»
A resposta à morte da Europa da cidadania está no inverso do fulgor e da avidez de quem deslocaliza as suas fábricas à procura da mão de obra barata e escrava dos novos Gulags industriais Chineses.
Confiar na bondade do capital e das transnacionais para a construção de um mundo melhor, está na razão inversa do retorno do poder ao povo dos landers alemães a quem lhes é vendido gato por lebre, quando lhes dizem que a crise Europeia é do Euro ou da necessidade de trabalhar mais e melhor destruíndo o Estado providência do pós guerra. 
Definitivamente o capital fez um lifting aos olhos, cinzelando os olhos em bico que põem a Europa à beira de um ataque de pânico e de regresso ao liberalismo desumano.

O INIMIGO DAS PME

«JN:«Patrões no desemprego quase duplicaram». Gestores e directores de PME afectados pela crise não param de crescer desde 2008»
Na sociedade civil já todos sabem que o grande inimigo do emprego e das empresas, porque há quem teime em pensar que há emprego sem empresas, é o Estado burocrático e burrocrático que se imiscua, reprime e atrapalha, um Estado feito de quase nada, provido de submarinos mas desprovido de periscópios de lentes afinadas.
Nos grandes partidos de causas, como o Bloco de Esquerda, reconhecido por muitos como o partido caviar, por se afirmar como um partido de cigarras gordas e anafadas, que não gostam de ser formigas - salva-se Loução, o último dos idealistas - cujo único mote é gastar, gastar à tripa forra, e penalizar, penalizar à tripa forra, sem querer saber se de tanto legislar e torcer, aniquilam o último emprego.
Como temos chamado a atenção, só uma nova relação não baseada no paradigma da perseguição e da pura agiotagem fiscal, baseada numa pura responsabilidade limitada, trará Portugal de volta à mesa do desenvolvimento e do emprego. 
De outro modo o emprendedorismo e o risco fica limitado a aventureiros loucos e masoquistas.

quarta-feira, 14 de julho de 2010

FANTASTIC POWER: THEY GOT THE POWER!

«Moody`s corta «rating» das autarquias de Lisboa, Sintra e Cascais
Cascais e Sintra viram o rating cortado de «Aa2» para «A1», e no caso de Lisboa, Açores e Madeira, a nova classificação do crédito passou a ser de «A2»
Alguém faz downsize à Moody's, antes que a Moody's shrink o planeta?
Que gostoso deve ser poder manipular as soberanias e passar ao sistema financeiro e agora às autarquias e depois a si sr Carlos e a si srª Maria... ou pensavam que escapavam à fúria notativa da Moddy's ou a todos ou alguns dos seus dois irmãos gêmeos?

JUSTIÇA, LEIS E CRÍTICAS

«Justiça não tem sabido combater a corrupção» Para Francisco Louçã o caso de Isaltino Morais é um bom exemplo»

Sexo, mentiras e vídeo; 
justiça, leis e críticas; 
droit de statuer et droit de empêcher!

Em democracia não há vacas sagradas.
Em democracia a justiça não está acima da crítica!

O OPTIMISTA INSUSTENTÁVEL

«Financial Times diz que Sócrates é um optimista inveterado»

Quando Milan Kundera escreveu a insustentável leveza do ser, não poderia projectar que o ser insustentável tem normalmente como resultado a insustentabilidade de uma relação, de uma condição ou de um agravo.
O conceito de sustentabilidade nascido na Eco92 do Rio, foi também ele desprovido do conhecimento de que insustentável não é só o efeito sob o ambiente ou a pobreza, insustentável é o país que vive de um optimismo inveterado que raia as fronteiras da insustentabilidade racional.

terça-feira, 13 de julho de 2010

PARA ISALTINO, O GRANDE HAVANA, PORTUGAL VALE MESMO A PENA

Há uns anos Isaltino cantarolava, para quem o não queria ouvir, que Oeiras valia a pena.
Para Isaltino, e para tantos como ele, não é Oeiras que vale a pena, mas Portugal.
Para os outros diferentes dele, Portugal há muito que deixou de valer a pena.
Saúda-se a diminuição da pena do pequeno isaltino, grande na ambição, de 7 para 2 anos, com recurso ao Tribunal Constitucional, órgão que num sistema constitucional de verdade, reparte pelos juízes a fiscalização de inconstitucionalidade.
Mas isso é nos países onde não há órgãos especiais, como o Departamento de Projectos especiais da C.M.O., de que tanto se ufanava Isaltino, o GRANDE HAVANA.

FESTA RUIDOSA A 9000€: OS CAÇA FORTUNAS!

«Festa de universitários acaba em multa de nove mil euros
Associação de Estudantes está «indignada» com a situação. Poderá ver os seus bens penhorados»
Como a inteligência não é apanágio de uma certa classe política de antigo regime, que vê hoje como no passado, as coimas milionárias, como forma de negação de despesismo excessivo face à realidade País, a banda  da penhora some e segue, em forma directa proporcional à decadência do Portugalzinho.
Uma hora a nove mil euros permite, pelo menos, manter uma tropa municipal de inúteis excedentários públicos.
Curioso, ou talvez não, é que é a Câmara de Rio, e do partido que vê no excesso de impostos e taxas a morte anunciada do país, a grande palmadora.

segunda-feira, 12 de julho de 2010

NOTA POSITIVA PARA GAGO

Ministro responde: «Faltam médicos, toda a gente sabe»
Mariano Gago diz que não contem com ele para «proibir a entrada de estudantes»
 
Talvez um dos melhores ministros deste governo.
Mariano Gago com nota muito positiva! 
Obviamente, senhores representantes corporativos de antigo regime!

A NOVA EQUAÇÃO EDUCATIVA

Para aqueles pais cujo sonho vive na realidade dos filhos há que acordá-los para a vida.
A chamada aceleração do metabolismo social, num tempo de compressão do tempo naquilo que Margaret Mead diz nos fazer de migrantes no tempo, atirou, para o caixote do lixo da vida, a inércia do conhecimento, desfasado do ciclo de vida.
A tão ambicionada formação inicial como passaporte e carta de alforria, esmoreceu hoje face à continuidade adaptativa e à aprendizagem de novas e contínuas estratégias.
Do mesmo modo que se falava em ciclo de vida do produto, os tempos de agora impõem que se fale do ciclo de vida do conhecimento, fórmula lapidar para não reimplantar novas fórmulas de frustração tipo: licencio-me logo, existo! 
Será que afinal Maria de Lurdes Rodrigues teve esse anátema grandiloquente de ter razão antes de tempo?

A SOLIDÁRIA FRATERNIDADE

Um dos valores centrais da revolução Francesa, a fraternidade, foi, no entanto, um dos valores mais esquecidos durante a época industrial.
Vem isto a propósito da boataria infamante que pesa sobre a banca, nesta sociedade perigosa e frágil, mundializada e manipulável de informação, já oraculizada por Adriano Moreia - vide os sinais, diria ele! - sujeita a ataques diários, de short sellings, por parte de gente capaz de manipular a egoístico proveito próprio a vida de todos e incapaz de qualquer traço de solidária fraternidade. 
Educar para a solidariedade, é pois um imperativo de sobrevivência da humanidade.