sábado, 27 de outubro de 2012

A CAPA FALSA DE GASPAR: POR DETRÁS DE UM VAIDOSO CONVENCIDO HÁ SEMPRE UMA ÉTICA DESCONHECIDA; PORTUGAL DENTRO DE TRÊS MESES ESTARÁ AFUNDADO E NINGUÉM DA COLIGAÇÃO PODERÁ LIVRAR-SE DA RESPONSABILIDADE E DAS CULPAS DE UMA CHACINA COMETIDA CONTRA OS PORTUGUESES; A HISTÓRIA NÃO PODE REPETIR-SE

«Segundo o ministério, «a contratação de assessoria especializada, independente e com experiência específica nestas matérias foi um fator essencial para o sucesso das operações de recapitalização já realizadas, cuja complexidade e relevância em face dos interesses públicos envolvidos justificam amplamente».

O comunicado realça ainda que «é justamente o know-how [capacidade técnica] e experiência destes assessores que continua atualmente a ser usado pelos bancos beneficiários de capitais públicos para a análise e aperfeiçoamento dos planos de reestruturação que terão de submeter a aprovação da Comissão Europeia (Direção-Geral de Concorrência)».

No documento, as Finanças explicam quais os critérios que usaram para a escolha destes assessores, que passam pela «complexidade e especificidade técnica das matérias», pelos «conflitos de interesse, tendo por referência as instituições de crédito a recapitalizar e os seus acionistas de referência», pelo «montante significativo de capitais públicos a injetar nas instituições de crédito», pelo «modelo de responsabilidade pretendido pelo Estado português, por via do qual os assessores são diretamente responsáveis pelo aconselhamento prestado no âmbito dos processos de recapitalização» e, por fim, pelos «fees praticados em operações congéneres na Europa».

O presidente do Banco BPI, Fernando Ulrich, voltou na quarta-feira a criticar os custos que suporta com os consultores do Ministério das Finanças para o plano de recapitalização, considerando que os mesmos não trazem mais-valias, pelo contrário, para o banco.

Segundo o banqueiro, entre janeiro e setembro, só com os consultores do Ministério das Finanças foram gastos 2,3 milhões de euros, ao passo que os consultores do Banco de Portugal custaram 300 mil euros.»

SANTOS PEREIRA E FINALMENTE! UMA MEDIDA INTELIGENTE E NECESSÁRIA: OU PENSAM QUE A ÁSIA É ÁSIA PORQUÊ?

«Muitas vezes, os investimentos ficam impedidos por burocracias e procedimentos excessivos. Por isso mesmo, tudo o que podemos fazer para diminuir a regulação, primeiro, e, em segundo, combatermos essa burocracia, será feito de uma forma decisiva e sem contemplações», acrescentou.

Depois de ter afirmado, na sessão de encerramento do seminário hoje promovido pelo Ministério da Economia, que «a burocracia é amiga da corrupção, e que é necessária uma legislação mais amiga das empresas e do investimento», Santos Pereira reforçou à Lusa que «não há o mínimo de dúvidas que uma burocracia excessiva não só penaliza o investimento como também fomenta a corrupção».

E explicou: «Se damos o poder a alguém que tem que emitir um papel ou uma guia, e se esse poder não é supervisionado ou inspecionado como devia ser, existe um grau de discricionariedade que fomenta a corrupção. Por isso mesmo, o combate à corrupção também passa pelo combate à burocracia».

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

O MAIS ESTÚPIDO, OU LOUCO, MINISTRO DAS FINANÇAS DO HEMISFÉRIO NORTE ATÉ AS PME'S TEM CONTRA SI: A DESTRUIÇÃO DE 90% DO TECIDO EMPRESARIAL SEGUE DENTRO DE MOMENTOS!

«Representantes das micro, Pequenas e Médias Empresas (PME) convocaram para segunda-feira uma vigília à porta do ministério da Economia para protestar contra o aumento da carga fiscal e a quebra do poder de compra, revelou a confederação CPPME, citada pela Lusa.

«Com esta austeridade prevemos uma debacle [mau resultado] completa. Muitas empresas estão já a vender património e muitas outras ainda não fecharam por vergonha. Na próxima segunda-feira estaremos na rua com todas as nossas forças para protestar», afirmou o presidente da CPPME ¿ Confederação Portuguesa das Micro, Pequenas e Médias Empresas, João Pedro Soares.

A quebra no poder de compra dos portugueses está a atingir em «larguíssima escala» estes empresários, assim como o aumento da carga fiscal através de agravamentos na derrama, no IMI ou no pagamento por conta.

«O orçamento do Estado para o próximo ano é uma desgraça total», adianta, salientando que «Portugal tem de perceber que tem de fazer uma aposta em certos setores, como o turismo ou a gastronomia» e que aumentar o IVA é «fazer o caminho inverso».

A CPPME acha que a proposta de orçamento «pode ser fatal para milhares» de PME e defende que, em lugar de um choque fiscal, o país precisa de uma revolução fiscal que crie condições favoráveis ao investimento produtivo, à dinamização do mercado interno e à criação de postos de trabalho.»

AJUSTES DIRECTOS: A ÉTICA DA MÁFIA?

«José Maria Ricciardi admitiu que telefonou a Pedro Passos Coelho «para falar sobre as privatizações em curso». O presidente do Banco Espírito Santos Investimento (BESI) terá questionado o primeiro-ministro sobre o facto de o Governo ter atribuído a supervisão do processo a uma consultora financeira norte-americana.
O Ministério Público (MP), por via da procuradora Rosário Teixeira, solicitou ao Supremo Tribunal de Justiça (STJ) que investigasse o telefonema no âmbito de um eventual crime de tráfico de influências.
Ricciardi, num comunicado enviado às redacções, esclareceu que telefonou «a vários membros do Governo» para discutir o tema das privatizações.
Mas o presidente do BESI não considera que tal tenha constituido uma «ilicitude, irregularidade ou sequer censura», ao defender que apenas questionou «sobre se há intenção de ceder a pressões políticas promovidas pelas lideranças europeias».
O executivo atribuiu a supervisão do dossier das privatizações à Perella, uma consultora financeira norte-americana, por «ajusto directo», em relação ao qual o presidente do BESI terá transmitido a sua «discordância», dizendo que «na observância do rigor e da ética», a escolha deveria ter sido efectuada «através de concurso público».

AJUSTES DIRECTOS, DOSSIERS OPACOS E SUSPEITA DE TRÁFICO DE INFLUÊNCIAS NO GOVERNO DE PASSOS, DIZ O SOL

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

SOCIAIS DEMOCRATAS ASSIM ATÉ OS HÁ NO BRASIL!

Sociais democratas assim até os há no Brasil.

«Governo quer manter borlas nos transportes para juízes e procuradores
Ministério da Justiça terá dado essa indicação ao sindicato, que pediu segredo aos seus associados.»

BPI, JM, ANA E TAP E O GOVERNO DE GASPAR

Hoje soubemos que o BPI aumentou os seus lucros bem como soubemos que a Jerónimo Martins aumentou-os em 6,2%. Não está em causa aumentar lucros mas como se os aumenta e o sentido em relação à população em geral.
Aliás é estranho como no sector da distribuição os lucros se mantêm tão altos, não funcionando a concorrência de mercado.
Entretanto Ulrich diz que valeu a pena o BES reclamar. 
Vem aí, para eles, o negócio da ANA e da TAP - muito apetecível segundo a sua opinião mesmo que desastroso para o país - na nossa. 
Isto é o Portugal de 2012, com políticos a espera de lugares em administrações enquanto se quer cortar 6% no subsídio de desemprego e quando os portugueses cada vez pagam mais de contribuições e impostos.

GASPAR UM CASO CLÍNICO?

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

NÃO HÁ QUALQUER PROCESSO DE ESPIRAL RECESSIVA: OUVIR ISTO SEM DESATARMOS ÀS GARGALHADAS!

«Durante a primeira comissão de orçamento e finanças sobre o orçamento do próximo ano, Vítor Gaspar continuou garantindo, também, que não considera que o país enfrenta uma «espiral recessiva», como acusou, por sua vez, João Galamba.

«Não há qualquer processo de espiral que afecte a economia portuguesa. A recessão temporária detecta os rácios de dívida em relação ao produto. É uma dinâmica normal»

O mais importante não é a conjuntura. É criar as bases para, a prazo, criar emprego e reduzir o desemprego. E isso tem de ser sustentado», concluiu o ministro das finanças»

terça-feira, 23 de outubro de 2012

A GREVE ÀS HORAS EXTRAORDINÁRIAS DO TRABALHO PORTUÁRIO: PORQUE NÃO SE CONTRATAM MAIS TRABALHADORES?

GASPAR E A AURA DE BESTIAL, NUM CORPO DE BESTA SOCIAL?

Soares acha que Gaspar tem uma aura de bestial num corpo de besta social! 
E você o que acha?

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

NOMURA PREVÊ UMA QUEDA DO PRODUTO POIRTUGUÊS PARA O ANO EM 3%: GASPAR O ADIANTADO MENTAL, AFUNDA DEFINITIVAMENTE PORTUGAL. QUERO O MEU VOTO DE VOLTA!|

«Projeções: economia vai cair 2,7%
Banco japonês agrava recessão para Portugal. Economistas avisam para riscos de esforço orçamental que depende «esmagadoramente» do lado da receita O banco japonês Nomura considera que a proposta de Orçamento do Estado para 2013 depende demasiado de receitas, projetando uma recessão de 2,7% em 2013 e que a dívida pública atinja os 131% do PIB em 2016.

Numa análise divulgada esta segunda-feira pelo departamento europeu do banco japonês Nomura, e noticiada pela agência Lusa, os economistas preveem que o esforço orçamental «depende esmagadoramente de medidas do lado da receita» e lembra que isto «cria riscos de implementação significativos num ambiente recessivo» e que leva por sua vez a que o esforço total de consolidação previsto no programa para o total do período seja muito superior ao estimado inicialmente.»

PASSOS? AMIGO OU INIMIGO DE PORTUGAL?

«Hollande fez ao longo da semana declarações de solidariedade com os países da periferia, dizendo que os "portugueses e espanhóis estão a pagar os erros cometidos por outros", em referência velada às decisões europeias dos últimos anos. E afirmou que "chegou a altura de oferecer a estes países uma perspectiva que vá além da austeridade". Palavras que foram mal acolhidas tanto em Berlim como em Portugal, visto que Hollande parece criticar abertamente o rumo do OE/13 e do programa da ‘troika

domingo, 21 de outubro de 2012

RUI TAVARES, MERKEL E A DESUNIÃO EUROPEIA

«A resposta é que foi necessária uma enorme dose de ignorância histórica, mesquinhez e falta de visão. E a chanceler Merkel desempenhou bem o seu papel. Quando há dois anos e meio se descobriu que um governo grego tinha falsificado as suas contas, usou o povo grego como bode expiatório em plena campanha eleitoral e depois ficou nas mãos dos fantasmas que ajudou a soltar. Os seus eleitores ficaram convencidos de que qualquer solução para o problema grego (e depois irlandês, português, e por aí adiante) significaria “o contribuinte alemão pagar as dívidas dos povos do Sul” e foi assim que um problema de 50 mil milhões de euros conseguiu tornar-se numa crise existencial europeia.»

AJUSTES DIRECTOS: UM CRIME CONTRA PORTUGAL

«Leia na íntegra a resposta escrita de José Maria Ricciardi à TVI:

«1. Para que não fiquem dúvidas no espírito de ninguém reafirmo que transmiti a vários membros do Governo a minha discordância pelo facto de o Estado ter contratado a firma norte americana Perella por ajuste directo, quando se exigia, na observância do rigor e da ética, que se elegessem as assessorias financeiras através de concurso público.»