sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

PORQUE DEVEM ACABAR OS RECIBOS VERDES!

«PROFESSORES/AS DAS AEC'S DO PORTO SAEM À RUA: SOLIDARIZA-TE!


No Porto, são 129 professores/as em escolas públicas: 59 de música; 70 de inglês


Têm horário estipulado
Local de trabalho definido
Estão inseridos numa equipa
Têm coordenação/hierarquia
Têm que prestar contas do trabalho efectuado
  • CUMPREM TODOS OS REQUISITOS PARA TEREM UM CONTRATO DE TRABALHO,
  • O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESTÁ A PAR DA SITUAÇÃO;
  • A AUTORIDADE PARA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO ESTÁ A ACTUAR.
- OS FALSOS RECIBOS VERDES NAS AEC'S SÃO A REALIDADE DE MILHARES E MILHARES DE PROFESSORAS/ES EM TODO O PAÍS!
ESTA É UMA LUTA DE TODAS/OS AS/OS TRABALHADORAS/ES!
SÊ SOLIDÁRIO!
JUNTA-TE A ESTA LUTA E DIVULGA ESTA MENSAGEM PARA OS TEUS CONTACTOS E TAMBÉM PARA OS CONTACTOS QUE TE DISPONIBILIZAMOS DE SEGUIDA:
---------------------------------------
É FUNDAMENTAL QUE A LEGALIDADE SEJA IMPOSTA E QUE AS/OS PROFESSORAS/ES DAS AEC's TENHAM CONTRATO DE TRABALHO


DESENROLAR O NOVELO DAS AEC'S DO PORTO
  1. Setembro: foi pedido às/aos professores que fizessem duas semanas de animação e entretenimento, enquanto não se encontrava uma parceria para as AEC's. Este trabalho foi efectuado sem contrato.
  2. Meados de Setembro: a EduTec ganha o concurso público, promovido pela Câmara Municipal do Porto, sendo um dos critérios de selecção o preço mais baixo.
(como poupar nos custos I: por exemplo, contratar professoras/es numa garagem de reparação automóvel!)
  1. 24 e 25 de Setembro: reunião na oficina automóvel AutoBrito (!!), em Matosinhos, para atribuição de horários (não tendo em conta as habilitações, a experiência ou o tempo de serviço).
  2. 28 de Setembro: início das actividades lectivas, sem contrato assinado.
  3. Final de Outubro: assinatura do contrato de prestação de serviços.
(como poupar nos custos II: as autarquias recebem 100 euros por ano/aluno/disciplina. Aos professores paga, no máximo, 11 euros brutos à hora, ficando com 29 euros para si.)
  1. 26 de Novembro: Reunião na Câmara Municipal do Porto, entre os responsáveis do pelouro da educação e o advogado dos trabalhadores/as. A CMP referiu desconhecer a situação em que os professores se encontravam (o que é mentira).
  2. 4 de Dezembro: Autoridade para as Condições de Trabalho efectua uma inspecção à EduTec.
  3. 15 de Dezembro: professores/as ainda não receberam os honorários de Novembro.
Perante estas injustiças e constantes atropelos à legalidade, os/as professores/as das AEC's do Porto têm-se organizado no sentido de dar visibilidade a esta situação de precariedade que nos preocupa a todos/as. Assim:
  • deram a conhecer a sua situação a todos os partidos políticos com assento parlamentar, o que motivou uma pergunta do BE ao Ministério da Educação e à Autoridade para as Condições de Trabalho;
  • reportagem na RTP e na SIC;
  • diversas notícias na imprensa e rádio;
  • organização de encontros de trabalhadores/as;
  • assembleia pública decorrida no Sindicato dos Professores do Norte, com presença do FERVE – Fartos/as d'Estes Recibos Verdes e dos Precários Inflexíveis.

  • HOJE, 16 de Dezembro foram apresentadas diversas queixas no livro de reclamações da Câmara Municipal do Porto, numa acção que contou com o apoio dos Precários Inflexíveis, do FERVE - Fartas/os d'Estes Recibos Verdes e de pessoas solidárias com esta causa.»

MÍNIMO SALÁRIO, MÍNIMO TRABALHO

«Salário mínimo de 475 euros em 2010, mas ministra não garante 500 euros em 2011»

Como de costume os governantes, uma ex-sindicalista!, dão uma no cravo outra na ferradura.


500 €UROS! Uma fortuna para os tempos actuais! Demasiado para alguns que nada produzem, miserável para quem trabalha! E depois ainda há quem se espante pelo terrível paradoxo das ofertas miseráveis por colocar face a uma massa de gente desempregada, que prefere essa condição a ser explorada e trabalhar com fome! 

ARBEIT MACHT FREI. FARTO DE TRABALHAR LIBERTOU-SE O SÍMBOLO?


A DITADURA DO TEMPO

A sociologia do tempo é um conceito vago para muitos. Um dos clássicos da sociologia, Durkheim, afirmava já os conceitos de tempo, o chamado tempo abstracto e social organizado socialmente. 
O tempo social é, assim, nas sociedades modernas visto como um recurso e é essa visão que lhe dá um carácter vagamente totalitário. Já não a diferenciação pelas tarefas, luz e estações, mas o tempo função do tempo do relógio.
O carácter irredutível temporal da existência humana de Heidegger deveria-nos, assim, dar a consciência de que a nossa caminhada inexorável pela existência, não se pode pautar por critérios de ambição e ganância que nos retiram a nossa sobriedade de humanos.
Afinal quem quer chegar ao fim da vida sentindo que viveu na condição de ébrio materialmente alienado, sem poder olhar para uma flor a crescer ou um seu rebento a despontar?

OS HOMOS E LÉSBICAS, NOIVOS E NOIVAS DE S. ANTÓNIO


A homofobia é revoltante, porque numa sociedade tolerante obviamente as minorias têm de ter o direito à diferença e à existência. Mas porque têm o direito à diferença não podem ter também o direito à igualdade do que é diferente.  Negar direitos a casais homosexuais é errado. Mas a imposição, nos termos, da igualdade daquilo que é desigual, também é revoltante.  Querer impor à figura do casamento o mesmo termo para casais de género igual é descabido. Porque se as minorias tem direitos as maiorias também. E esse direito é o de não se confundirem pelo menos nos termos, que não nos direitos civis.



Abre-se entretanto a porta. É vê-los aos futuros nubentes, noivas e noivos de S.António!


Será que está para breve a apresentação, em grandes fóruns e conferências mundiais, dos maridos dos maridos e das mulheres das mulheres?

- Ó Chavez quem é esse gringo? Teu novo amigo?
- Mierda, companhero! Amigo, não, marido e boliveriano!

RED BULL DÁ-LHE ... GORDURA INTELECTUAL E CONFIANÇA NO SUPER AVATAR

«As informações oficiosas que chegaram ao autarca do Porto dão conta da transferência do Red Bull para Lisboa «por 12 milhões de euros». Enquanto o evento sobrevoou o rio Douro, as autarquias do Porto e de Gaia pagavam 800 mil euros (400 mil euros cada) por ele, juntando-se a isso comparticipações de empresas que Rio não soube contabilizar.
«Situação escandalosa»
Já Luís Filipe Menezes considerou que esta «é uma situação escandalosa, o Estado estar a suportar um país a duas velocidades. Esta é mais uma atitude discriminatória do Estado, que se está a esquecer que o Porto é fundamental para o erário público do país», afirmou Luís Filipe Menezes, em conferência de imprensa.»
Se há alguma coisa que, ainda, me faz confusão é  a defesa do leader sem quaisquer dúvidas por parte dos indefectíveis e da idoneidade moral e cívica de Sócrates por parte da "carneirada" directiva do actual PS. Apetece perguntar, como podem ter todas estas certezas? Ou eles são ele? Aliás é ver as escolhas dos ministros feita por Sócrates. Alguns indefectíveis que davam uma orelha por Sócrates, esse Avatar descido dos céus para uns, vindo dos Infernos para outros, outros bem fraquinhos e manipuláveis como convêm ao "maior espertalhão" da história recente Portuguesa.

Pode o sr.Costa se irritar como se irritou ontem na quadratura do círculo e achar o assunto deselegante. Deselegante é para  a maioria dos Portugueses, dois terços da população, a arrogância deste poder - infelizmente muito pouco socialista e muito menos competente - que tem arrastado Portugal para a decadência, irrelevância e perda de independência. Sócrates quer continuar o quero, posso e mando, na sua deriva que se confunde com condições pessoais muito pouco abonatórias para um responsável com bom senso. Paciência, perdeu o absolutismo, adapte-se, porque os Portugueses conscientes e informados estão fartos de apertar o cinto e de ser sujeitos às maiores aleivosias! Aliás seria interessante um estudo, desde que não feito pela Eurosondagem ou por outras agências de comunicação a soldo, sobre qual a base de apoio do PS nas últimas eleições, em termos de acesso à formação e informação!

Aquilo que os Portugueses informados sabem é que um país faz-se de equilíbrio regional e de coesão nacional, servindo para tal instrumentos de política regional. 
Como Lisboeta, Português e humanista entristece-me a ignorância destes políticos que tem contribuído para um país cada vez mais desigual. O Porto definha e a luta pelas lealdades já não se chama país mas partidos políticos. A região Norte foi e é a região que mais tem sofrido com a nova ordem económica mundial. A solidariedade, mas sobretudo a boa gestão de Portugal e da coisa pública, exigiam discriminações positivas das políticas públicas. Ao contrário a luta e a guerrilha política, anti nacional e criminosa,  usa as políticas públicas como armas na luta partidária. 

Alguém tem dúvidas que o excesso de gordura dos actuais poderes, vêm directamente do esforço e sacrifício da população Portuguesa e que como JPP e Lobo Xavier muito bem sublinham, a cegueira e o follow the leader a qualquer preço, faz do actual PS um partido muito pouco recomendável para o país? 

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

EUROAPPARATCHIK

«Novo edifício do BCE vai custar mil milhões de euros»
Quais serão os ganhos para países como a Alemanha, a Bélgica, a França e o Luxemburgo de serem fiéis depositários de organismos comunitários?
Para além da ajuda Keynesiana extraordinária na construção dos edifícios, quanto estaremos a pagar para manter todo o contexto?

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

EDP: PARTE DA SOLUÇÃO OU PARTE DO PROBLEMA?

«Electricidade sobe três vezes mais que inflação entre 2007 e 2010» - Preço da electricidade vai subir 2,9% em 2010.»
Já ouviram falar em deficit tarifário? E em lucros obscenos em crise? E em pequenas e médias empresas que fecham todos os dias à conta dos lucros obscenos - que não dos lucros!- da Edp, da Galp, do monstro Estado?

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

ENTRE IGUAIS

1ª causa - Impunidade (também temos)
2ª causa - Morosidade da Justiça (eh!eh! Isto é melhor nem comentar!)
3ª causa - Distribuição política de cargos (eh!eh!eh!eh!)
4ªcausa - Conivência da sociedade. E especificam: políticos "enrolados" mantêm-se nos cargos e com elevados índices de popularidade (já quase a meio da tabela, continuo a achar muita graça a este jogo).
5ª causa - Excesso de burocracia. E traduzem: permite a funcionários criar dificuldades para depois "vender facilidades" (gostei do eufemismo. Há 5 a 5 no marcador).
6ª causa - Financiamento irregular de campanhas políticas (novo ataque de riso).
7ª causa - Ausência de políticas anti-corrupção. E explicam: políticos dão ênfase ao combate à corrupção nas campanhas mas deixam o tema de lado quando chegam ao poder (também já vimos aqui este filme. Agora parece que querem fazer uma sequela, mas ainda não sabemos como acaba)
8ª causa - Falta de informação. Eles dizem que o eleitor brasileiro tem pouco acesso a informação de qualidade e não se interessa por política, só decidindo o seu voto  nas vésperas das eleições. (E nós por cá? Aceitam-se palpites)
9ª causa - Tolerância política. E esmiuçam: partidos permitem que políticos suspeitos de corrupção vão a eleições, uma vez que são políticos que ajudam a financiar os partidos. (humm... dejà vu)
10ª causa - Falta de renovação. Diz que no Brasil os partidos são comandados pelos mesmos grupos há mais de uma década. (Mas isto - nova risadinha - é no Brasil, claro)
com o beneplácito do Delito de Opinião!

A VERGONHA DE SER BASTONÁRIO DA ORDEM DOS MÉDICOS

Governo anuncia mais cursos de Medicina

Se há algo odioso em Portugal é o corporativismo dos médicos!

Se o bastonário defende os interesses mesquinhos de quem diz já haver médicos suficientes em Portugal, numa óptica de quantos menos mais cara a medicina e o privilégio, Mariano Gago e o governo muito bem em defesa de uma maior massificação da profissão e de uma medicina eficaz, para todos e em tempo.

SOARES, UMA NO SISTEMA OUTRA NA CONSCIÊNCIA OU O AVISO DE MÁRIO: NÃO MATEM A GALINHA DOS OVOS DE OURO!


Pessimismo nacional: ao contrário do que diz o nosso pai fundador?, e há muitos que gostariam de ser órfãos de pai e mãe, o pessimismo militante e a maldicência nacional, são fruto da mesma árvore: o parasitismo de um regime que de tanto querer manipular e "paternalizar" suga a energia dos nossos melhores.

Aquilo que diz Soares, a descrença e a indiferença de tantos com tanto ainda para dar, é razão inversa de uma classe política que tomou conta do Estado e parasita Portugal de uma forma cada vez mais brutal.

Portugal vive num círculo vicioso! A pobreza gera esta estranha forma de socialismo de aparelho, de abocanhamento de cada vez menos produção de riqueza, e é vê-los Soares, Sampaio, Almeida Santos e tantos outros, que à força de intocáveis nos cabedais e na opinião, se julgam Deus em terra de cegos. 

O povo porque empobrece dá-lhes bis, porque socialismo é aspiração universal em melhor distribuição de riqueza. 

Fossemos nós menos cobardes e já estes responsáveis - do não fazer nem deixar fazer - já há muito estavam de pantufas, sem dinheiro do Estado para projectos pessoais, motoristas, secretárias e fundações, com 700€ para a leitura diária dos jornalinhos sem atrapalharem quem quer criar riqueza - sem ter o inferno e os diabos na terra! 

E DO MASTRO SE FAZ CRISE! OU IGNORANTES PÚBLICOS

«A Câmara de Paredes vai construir um mastro com cem metros de altura. No topo será colocada uma bandeira de Portugal que, promete o edil, será a maior do País e uma das maiores do mundo. A inauguração do monumento será durante as comemorações do centenário da implantação da República Portuguesa, a 5 de Outubro do próximo ano, mas o valor do projecto - um milhão de euros - está a merecer críticas.
Todavia, para o autarca local, Celso Ferreira, as repercussões em termos de notoriedade do concelho ultrapassarão em muito a verba gasta.»

CAMPEÃO NOS ARGUMENTOS

«Bons sãos os que têm o seu “empregosinho” das 9 às !7H , de preferencia na função pública. Também bons são os que nada fazem e vivem á custa do orçamento .
Todos os outros , aqueles mal formados , que criam o seu proprio trabalho e também de outros, são uns malandros , ousaram sair do politicamente correcto , ousaram ter iniciativa , esses sim são os culpados da crise, pois não criam a riqueza suficientes para distribuir pelos bons. Estes devem acabar com aqueles lançando-lhes cada vez mais impostos e enfernizando-lhes a vida com regulamentos e leis mesmo que absurdas.
Os bons confiam no seu amado chefe, o querido lider , esse bem formado ao Domingo e por fax , o que revela a sua grande inteligencia, e nos levará á vitória final sobre os maus que persistem .»

DANIELA RUAH: UM EXEMPLO QUE HÁ FUTURO PARA OS PORTUGUESES, LONGE DA CLASSE POLÍTICA PORTUGUESA!


PORQUE VIVEM MAL OS PORTUGUESES


DN: «Aluguer de património custa mais 600 mil/mês ao Estado»

A boa gestão dos dinheiros públicos!

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

QUE ESPANTO!






domingo, 13 de dezembro de 2009

CÓDIGO CONTRIBUTO E PAGAMENTO ESPECIAL POR CONTA, AS PÉROLAS DO PARTIDO SOCIALISTA DE SÓCRATES

«Coligações estranhíssimas entre BE, PSD e CDS»

Será que é assim tão estranho para qualquer Português patriota e não imputável? De dia para dia mais chocante!

O PARLAMENTO EUROPEU TEM MAIS ENCANTO

«Nunca tinha visitado Nova York no inverno. Tive agora essa oportunidade, numa vista do Parlamento Europeu.
Não podia deixar de ir visitar um dos locais obrigatórios nesta época, a Plaza junto do Rockefeller Center. Lá estava a enorme árvore de Natal iluminada, a estátua dourada de Prometeu e o rink de patinagem, cheio de gente apesar do frio nocturno. Um encanto!» Vital Moreira
Enquanto o povo Europeu é sujeito a referendos negativos, enquanto Portugal atinge  quase um 1.000.000 de desempregados entre eles centenas de milhar de qualificados, as elites políticas Europeias deliciam-se com passeios em Nova York!
Chocante a qualidade actual dos políticos Europeus!

NÃO ESTAMOS DISPONÍVEIS PARA QUEM QUER AJUSTAR CONTAS COM O PASSADO




Frases de arrepiar:«Não estamos disponíveis para quem quer ajustar contas com o passado»


Quando homens se tornam odiosos aos olhos doutros homens, coisas destas acontecem. Demasiado fartos de serem gozados, enxovalhados, a violência torna-se uma válvula de escape do povo que sofre.
Sócrates que não aprendeu nada, devia aprender com o exemplo e arrepiar caminho. Antes que seja demasiado tarde e o povo se levante em fúria de tantos anos de enxovalho!