sexta-feira, 2 de outubro de 2009

QUE POVO MAIS ATRÁS É ESTE?

Autárquicas - Oeiras (projecção)

Partido

Votos (%)

Mandatos

Isaltino - Oeiras mais à Frente - I

39,0% - 43,2%

4 - 5

PS

21,2% - 25,0%

3 - 4

Mais Oeiras - PPD/PSD-CDS/PP-PPM

16,9% - 20,7%

2 - 3

CDU

7,2% - 9,4%

0 - 1

BE

4,3% - 6,1%

0

PCTP/MRPP

0,2% - 0,6%

0

Nota: esta projecção parte do princípio que responderam NS/NR (12,4%) se abstêem.
FONTE: Eurosondagem

TAP, TRANSPORTES AÉREOS PORTUGUESES OU SOMENTE À IMAGEM DA SWISS, PORTUGAL


Aviação
Governo pode fechar TAP
O encerramento da TAP e a transferência dos seus activos e pessoal para uma nova companhia aérea está a ser estudada por José Sócrates para ser tomada pelo novo Governo, avança a edição do SOL desta sexta-feira


«A empresa voltou a estar em situação de falência técnica em 2008 com capitais próprios negativos de 172 milhões de euros e um passivo de 2,4 mil milhões, com as contas do primeiro semestre deste ano a manteremm-se negativas.

A proibição da Comissão Europeia de novas ajudas financeiras do Estado à empresa e a crise mundial do mercado de transporte aéreo que inviabilizou a privatização prevista, podem levar o novo Executivo a fechar a TAP e ‘abrir ao lado’ uma nova empresa – seguindo exemplos semelhantes dos governos suíços e belga.»

À atenção dos pilotos da TAP e da sua reivindicação de aumentos; à atenção da administração da TAP e das mordomias da administração.

A alteração da denominação da TAP com a criação de uma nova companhia e do seu adquirido, numa política de "companhia queimada" será desejável?

A EUROPA DOS POVOS

http://camaradecomuns.blogs.sapo.pt/1762631.html

Mais cidadania Europeia, mais Europa dos povos ou dos cidadãos?

FIO DE PRUMO E PÓ DE ARROZ

A senhora de Fio de Prumo não é da minha geração. Mas também não precisa de ser. É que fio de prumo rima com rectidão e elevação. E mais que políticas disto ou daquilo o que todos precisamos, para fazer disto um civita com condições, é do senso e sabedoria que o fio de prumo MANTÉM COM APRUMO!

MAIS POBRES 5.000.000.000€ É DE UMA POLÍTICA DE SUCESSO?

Diz o FMI que, este ano, Portugal ficará mais pobre, perdendo 3% do Produto Interno Bruto (PIB), o que se traduz em mais de cinco mil milhões de euros, quase 14 milhões por dia. É consequência da crise que deverá ser ultrapassada já em 2010, se o organismo liderado por Dominique Strauss-Kahn acertar na previsão.
Como bem diz Sócrates o pessimismo não cria postos de trabalho.

Numa conversa esclarecedora com amigo empresário Brasileiro fiquei no entanto a saber que o mero enunciado desta evidência também não cria postos de trabalho.


O Brasil dos constantes desiquilíbrios parece estar afastado com uma política de chegada de uma nova classe média ao consumo, mas acima de tudo como este empresário destaca, com o redobrar de apoios às pequenas e médias empresas Brasileiras industriais com programas de incentivos de instalação e, pasme-se, o equivalente ao nosso IRC com taxas de 3%.

O pessimismo, de facto, não cria postos de trabalho, mas a falta de apoio real aos sectores e à iniciativa empresarial, cria algo diametralmente inverso: o pessimismo do empreendedorismo necessário para a criação de um verdadeiro ambiente amigo empresarial.

A manutenção de Teixeira dos Santos à frente das finanças significa, pela sua pouca capacidade de compreender os sinais da economia que cria emprego, um novo rude golpe na descrispação do ambiente das formiguinhas PME´s criadoras de emprego e riqueza.

Curioso a indicação deste empresário: a melhoria da situação económica do Brasil, que pouco sentiu a crise comparado com as economias ditas mais desenvolvidas, deu-se porque o governo Brasileiro percebeu que uma melhor eficácia da máquina fiscal na fuga e evasão fiscal e na luta à economia paralela exigia como contrapartida para a manutenção de algum oxigénio reprodutivo a diminuição acentuada das taxas dos impostos.

Teixeira dos Santos, sempre tão cheio de certezas da justeza das suas políticas - apenas viradas para a vida apenas pelo controle do deficit - perceberá isto?


DESCE DESCE BALÃO DESCE!

«Portugal ultrapassado pela Eslováquia em 2010» (JdN)

Portugal do retrocesso!

PAÍS MENOS ENCLUSERADO

«Preço das portagens congelado em 2010». A inflação negativa que está a registar em Portugal fará com que os preços de alguns bens e serviços não sofram qualquer agravamento no próximo ano.»
Ontem eram publicitados aumentos de preços de portagens. Hoje já nem por isso. De regresso ao bom senso?

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

PAÍS CERCADO

EP rejeita responsabilidades no aumento das portagens da A5 ...

Depois das portagens de Mafra/Ericeira/Malveira continuam os aumentos gapolantes, num país de inflação 1%.

O que será da mobilidade na próxima década com portagens completamente incongruentes com a realidade do rendimento pessoal nacional?

Rumo à modernidade ou regresso à feudalidade?

NINGUÉM VIVE COM MENOS DE ...

A ARROGÂNCIA E A BANHA DA COBRA

«O País acaba de mostrar que prefere a arrogância e a banha de cobra. Pois besunte-se com elas que há-de ter um lindo enterro.»
VGM é um pouco à medida de ASS. A intelectualidade tem destas coisas e em arrogância e fundamentalismo emergem sempre primeiro como os mais radicais sres. zangados, um pouco como os donos da bola ... da holística verdade!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

É UM MITO A INVESTIGAÇÃO TECNOLÓGICA EM PORTUGAL?

É um mito a investigação tecnológica em Portugal no país da stand up commedy? Essa, sim, está definitivamente ligada à realidade. Exporte-se, pois então!

O GUARDA DEMOCRÁTICO


Cavaco não é de facto um homem das novas tecnologias. Mas se-lo-à também Sócrates, o homem Magalhães?

Entretanto o post "ainda sobre a segurança" é um verdadeiro atentado na mão de homens de outras gerações. No cibercafé do meu bairro, um velho de nome Mário acaba de esmurrar o monitor ao querer enxutar o irritante insecto. Ou faria como Soares o grande gesto democrático de enfado: desapareça sr.guarda, desapareça!

FRASES E A REFORMA DO REGIME

«É a constituição, estúpidos!!!

Publicado por LR em 30 Setembro, 2009

Não é uma batalha, é uma guerra! (SC)

Mais algumas presidências abertas como esta e lixamos o gajo! (MR)

Há vida para além do défice! (JS)

Porque não se equaciona a presidencialização do regime? (LR)
Teríamos o órgão executivo directamente sufragado e o Parlamento dignificado, pois passaria a ser o verdadeiro controller do sistema. Mas só o seria efectivamente se ele também fosse controlado pelo eleitor, para o que seria indispensável a instituição de um sistema eleitoral maioritário e de círculos uninimonais.

Esta é porém a reforma que os actuais partidos jamais farão. O que constitui um dos principais factores de bloqueio do regime.»

ASS TENTA DESCRIDIBILIZAR O PR - PS REFERENCIAL DE ESTABILIDADE?

A.S.S. tenta descredibilizar o Presidente da República ... o medo de não serem chamados a formar governo está-lhe na voz!

O PS é o referencial de estabilidade! diz A.S.S.

Estabilidade? Estabilidade é a família, a empatia com o povo, o espírito auto-crítico e a capacidade de ouvir. Estável é o povo Português que sofre há muito por uma democracia à boca da urna e uma luta pelo poder e pelos privilégios dos lugares.

Nunca em Portugal se viu tamanha arrogância, incapacidade de ouvir e corrigir, tanto golpismo patológico e cinismo.

Por aqui ainda esperamos que o sr. Sócrates explique as acusações feitas num vídeo onde o chamam de corrupto. Quem não deve, não teme!

FINANÇAS: ASSIM, SIM!

Ministério das Finanças

IMI: termina prazo de pagamento da segunda prestação

«Alerta obrigatório por leiO prazo de pagamento da segunda prestação do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) termina esta quarta-feira, refere uma nota do Ministério das Finanças.

A Direcção-Geral dos Impostos (DGCI) enviou na semana passada email informativo a 643 mil contribuintes do IMI, alertando-os para que efectuem o pagamento da segunda prestação deste imposto dentro do prazo legal que hoje termina.

Os alertas, que não são obrigatórios por lei, visam ajudar os contribuintes a cumprir atempadamente as suas obrigações fiscais e a evitar que incorram em custos adicionais desnecessários, por pagamento fora do prazo, refere o Ministério das Finanças.»

Assim, sim! Responsável, correcto, decente e invulnerável a quem respalda que vale tudo menos penhorar olhos!

Afinal a administração fiscal é o espelho do bom ou mau senso NORMATIVO!


AVISO AO CIDADÃO INCAUTO E DE BOA FÉ: UMA NO BURRO OUTRA NAS FINANÇAS!

«Tenham cuidado ....

Max Silva - 10 Set 2009 | 09: 39

... com estes leilões. O automóvel é leiloado pelas finanças ... mas encontra-se quase sempre na posse do fiel depositário, que em 95% dos casos é o próprio dono do carro. As finanças recebem o dinheiro ... e depois nem dinheiro nem carro. Conheço um caso que a pessoa comprou um automóvel por 10000 Euros e quando foi buscar o veiculo, primeiro até encontrar o fiel depositário foi um ver se te avias, depois veio a saber que o veiculo teve um acidente deixado-o completamente inutilizado, nem veiculo nem dinheiro. As finanças disseram que só faziam o leilão recebiam o dinheiro, que não eram responsáveis pelo resto do processo.»

O 87 DA AML: ELEITOR VOTA EM MIM!



A campanha de eleição de um barbeiro virtual para Lisboa, faz-me reflectir sobre dois pontos:

- quando é que será que a democracia, a exemplo do que acontece nos mui democráticos países nórdicos, elegerá um verdadeiro naipe de profissionais que reflictam a composição social do Portugalzinho?

- quando é que será que os candidatos à representatividade têm a coragem de abrirem a alma, como faz este caro barber, ao escrutínio dos caracteres e das lealdades próprias?

A RESPONSABILIDADE DO FISCO NA CRISE OU VALE TUDO ATÉ PENHORAR OLHOS

Relação com administração tributária

Erros do fisco causam danos avultados aos contribuintes

«Há erros «catastróficos» que podem provocar falências ou até desempregoForam encontrados vários erros na relação entre o fisco e os contribuintes, que levaram um grupo de trabalho constituído pelo Governo a identificar os efeitos penalizadoras para os contribuintes e a sugerir fiscalizações aos equívocos cometidos pelos serviços.

Exigir impostos que já foram pagos, executar penhoras antes de terminados os prazos de contestação da dívida ou demora na resposta às reclamações dos contribuintes, são alguns dos exemplos de erros encontrados, que foram agora expostos no relatório final deste subgrupo de trabalho criado pelo Executivo, diz o jornal «Diário Económico».

O mesmo grupo diz que existem erros, associados à morosidade da justiça portuguesa e ao poder de execução prévia, que «são apontados como dando origem a resultados, por vezes, catastróficos para os contribuintes, provocando falências, desemprego e situações pessoais dramáticas».

  • as execuções fiscais feitas a esmo com base em sistemas informaticos pouco cuidados e operados por pessoas insensiveis porque é esse o grande defeito da maquina fiscal quer dos impostos quer da segurança social, já se sabia que dava nisto. Parece impossível como os contribuintes acatam injustiças sem reclamar nada. o povo está domesticado e já não tem noção da realidade.

  • O contribuinte é uma máquina que faz dinheiro e tem um numero na testa.
    Este sistema além de estar antiquado está a ser adoptado e está a acabar com com o equilibrio financeiro das familias e a deitar cada vez mais pessoas para os sem abrigo que fartas de pagar ficam sem recursos.Estão a juntar a lenha depois é só pegar fogo.
A simples opinião de apenas dois contribuintes justificava uma atitude inteligente por parte de um próximo governo, com a reposição de garantias efectivas e paridade dos contribuintes na sua relação com o fisco - acabando com a arbitrariedade do mesmo e a facilidade com que destrói vidas e riqueza nacional - sob pena do fisco ser um parceiro de grande responsabilidade no actual quadro de decadência nacional e obstáculo ao empreendedorismo e à pouca atractividade de capital externo.

A necessidade da arrecadar receitas e a maior eficácia da máquina fiscal no combate à fraude não se pode compaginar sem garantias efectivas dos contribuintes e proporcionalidade na actuação da administração fiscal, que se tem de reger por regras de clareza, simplicidade e proporcionalidade, regras aliás essas que fazem parte do ordenamento comunitário.

GUERRA AO GOVERNO

«i»: «Cavaco declara guerra ao governo antes de nomear Sócrates»

O presidente prolonga o clima de suspeita, acusa altos dirigentes do PS de manipularem o caso das escutas e revela que o seu e-mail está vulnerável a intrusos. Socialistas reagem com dureza, mas prudência...»

Se dúvidas houvesse que Cavaco não confia neste Primeiro, estão estas obviamente tiradas. Esperava-se assim que Cavaco tivesse a bem de Portugal um atitude coerente: a de aceitar a formação de um governo minoritário PS sob condição de mudança do primeiro-ministro ou, hipótese que alguns considerariam um golpe de estado constitucional, a indigitação de um governo PSD+CDS.

Presente envenenado será, no entanto, a formação de um governo minoritário PS, onde será fácil a curto prazo conjugar o golpe de rins de Sócrates, a bem da manutenção do poder a todo o custo, mas difícil a convivência a médio prazo com o seu carácter individualista, irascível e pouco tolerante.
Envenenado porque o governo de uma república nos próximos anos em deficit excessivo
é obviamente um governo a prazo, mesmo com o longo braço de um novo SNP - serviço nacional de propaganda - ao seu serviço !

RACISMO NEGRO OU CRIME CONTRA A HUMANIDADE

No Zimbabué: Nestlé compra leite a Mugabe

Mas afinal o racismo tem cor?

As explorações a quem a Nestlé, mais uma corporação sem alma, compra agora o leite, foram expropriadas a fazendeiros brancos e estão agora nas mãos da família Mugabe.

A bem do maior racista da humanidade!

terça-feira, 29 de setembro de 2009

NOVAS DA EMEL

Hoje seis funcionários da EMEL "trabalhavam" A LÍNGUA às 10 da manhã num supermercado perto de nós.

Afinal Portugal é especialista nisto! Na criação de empresas discipiendas e inúteis que nos empurram para a pobreza e para a miséria. Afinal criar Sorefames e empresas exportadoras de bens transaccionáveis dá muito trabalho e não permitia amenas cavaqueiras no horário de trabalho!

REVITALIZAÇÃO DO PARLAMENTO OU DEMOCRACIA MONÁRQUICA DE DIRECTÓRIO?


Sem dúvida!

E esse dia está longe com um povo "carneiro" que prefere se abster a lutar pelo que é um seu dever e direito! Democracia parlamentar? Não! Democracia Monárquica de Directório!

SOS SNS

O sistema de saúde português está entre os piores da Europa. Tempos de espera elevados e falta de acesso rápido ao médico de família atiram Portugal para o 25.º lugar entre 33 países europeus. O melhor exemplo é a Holanda.

Sistema de saúde português é dos piores

Estudo divulgado em Bruxelas aponta tempos de espera elevados

Não basta defender o SNS. É preciso torná-lo eficaz!

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A ELITE DO PODER

PARTIDO SOCIALISTA FORÇA DE CENTRO DIREITA

«O Partido Socialista, força de centro-direita que actualmente governa, venceu nas eleições para a Assembleia da República de Portugal, mas não recebeu a maioria absoluta», escreve Andrei Poliakov, correspondente da agência russa ITAR-TASS em Lisboa.»

Niet camaradas, niet!

CLUBE DOS PENSADORES

Clube dos pensadores censura comentários assinados!

Pois bem aplique-se a lei de Talião!

O TGV DOS 2% DE PORTUGUESES


Será que é de TGV que a neo-padeira de Aljubarrota terá de vassourar os maçónicos Castelhanos? Afinal aquando da inauguração da máquina sempre se lhe pode dar o nome de fraternidade Ibérica!

VOTA PINGU

EMEL: OBVIAMENTE EXTINGUIA-A

EMEL multa moradores com dístico de estacionamento

Empresa não avisou previamente os proprietários dos veículos

A EMEL é o exemplo acabado do Portugal medíocre e autofágico. Fazendo parte do mundo das empresas municipais criadas com o fito de alimentadoras de clientelas, fugindo ao controle do escrutínio público, a EMEL é mais uma dessas pérolas que demonstram a arte de bem cobrar sem criar riqueza.

Ao contrário do que a EMEL propagandeia, nenhum cidadão de Lisboa ou arredores gosta da sua política de mealheiro municipal, não porque não goste de disciplina mínima, mas porque, antes de disciplinar o trânsito à superfície, tem de se criar primeiro as condições de estacionamento mínimas próprias da mobilidade de u
ma zona metropolitana como a de Lisboa, preferencialmente com alargamento rápido da malha do metropolitano.

A utilização das coimas para criar empresas que começam a sua função pelo telhado , é própria de um país curto mas largo de expedientes, de um pseudo progressismo, que não servem o interesse público, mas os mesmos interesses do Portugal do passado: os interesses do chamar a si a riqueza dos outros sem nada acrescentar!

A FESTA DO DÉFICE EXCESSIVO

Défice: Bruxelas abre procedimento de "défice excessivo" contra Portugal em Novembro


A festa aproxima-se! Conselho ao sr.Sócrates: aumento do IVA normal para 22%, do IVA reduzido para 7%. Fim das deduções fiscais para saúde e Imposto sobre transacções de bolsa.

E assim, de despesa em despesa e de receita em receita, o empobrecimento dos Portugueses será aquilo que era expectável: fim de festa!

O PAÍS DO PARADOXO

Portugal vive em eterno e dramático paradoxo. O eleitorado, em Portugal , desgastado há décadas por políticas que fazem de nós um país sempre a puxar para a Europa dos pobrezinhos reflecte isso. O socialismo é em essência uma visão de um país mais igual, mais tolerante, menos discriminatório. O empobrecimento da população Portuguesa faz, assim, com que o eleitorado vote cada mais à esquerda com a esperança que a sua situação de pobreza seja cumprida pelos partidos de esquerda. Infelizmente tal não acontece e Portugal em vez de país menos desigual, torna-se apenas mais pobre. E ainda não começaram a sair os primeiros reformados pobres recentes que depois de descontarem dezenas de anos terão de trabalhar até aos 65 anos para receber metade da reforma expectável.

No meio destes eleições, dois partidos vencedores pelas ideias pragmáticas: o Bloco de Esquerda que assume a defesa dos desempregados sem qualquer tipo de ajuda e a reforma do código do trabalho; o CDS-PP que defende, e bem, mais ajudas à agricultura, menos impostos, mais atenção aos sectores produtivos, mais segurança e uma nova maneira de governar em consenso!

domingo, 27 de setembro de 2009

POVO OU CIDADÃOS?

«Esta é a hora ainda do povo votar»

Quando é que acaba esta forma - povo - de tratar
os cidadãos!

É que esta forma soberano monárquica é completamente reaccionária!

... E O MEU VOTO VAI... PARA A REFORMA DA DEMOCRACIA!

Neste dia de eleições o período de reflexão só me serviu para reflectir sobre a razão que faz não termos ainda evoluído para uma democracia mais directa, onde a razão dos representados não confunda a árvore com a floresta. Afinal, a complexidade das questões e do mundo moderno assim o exige!

Quando pensamos que em muitas matérias não estamos com a posição de um dado partido e que a nossa resposta aos diferentes assuntos é uma resposta multipartidária perguntamos: quem tem medo de que o voto seja, à imagem da obrigação fiscal de declaração de impostos através da internet, um acto tão banal e participativo à distância de um clic. Este tipo de democracia directa permitiria uma democracia muito mais rica onde o conceito de cidadania não fosse uma abstracção.

E permitiria também pela participação uma identificação real do país consigo próprio!Populismo?

Sim sou populista, se populista é não legitimarmos a nossa vida de quatro em quatro anos no simples voto, cheque em branco ao directório de um partido!

A PERCEPÇÃO DE PERTENÇA DA EUROPA

União Europeia: 55% de irlandeses votarão "sim" ao Tratado de Lisboa - sondagem


Os comentários a esta notícia demonstra mais uma vez que os cidadãos de alguns países não aceitam um tratado ratificado por via não directa. Afinal quem tinha medo do instituto do referendo? A construção da Europa continuará pela mão da Eurocracia, despida do apoio de uma parte significativa da população Europeia que não aceita esta estranha forma de democracia!