sábado, 12 de março de 2011

A VITÓRIA DA SOCIEDADE CIVIL

A sociedade civil teve hoje uma vitória estrondosa. 
Vitória de uma sociedade adulta, pacífica, merecedora de outros actores políticos.
Claro que todos somos responsáveis por só em momentos verdadeiramente dramáticos demonstrarmos vida. 
E o que os à rasca demonstraram é  que são um povo esclarecido farto das jogadas e dos tiques políticos.

ECONOMIA GERONTE


Mas ainda alguém ouve este geronte?
Com franqueza, Silva Lopes, ainda é tempo de mais impostos numa economia completamente anémica?

Essa tem sido a cartilha dos últimos anos que mais não tem feito do que liquidar empresas e aparelho produtivo. 

E que tal baixar-lhe as reformas a 1500€?

TELHEIRAS E O FARWEST AQUI TÃO PERTO

«Homem baleado na cabeça em Telheiras por encapuzado»

O NOVO LANDER

A Europa da Merkel do Leste resolveu magnânimemente baixar o juro da Grécia para 4,5%.
«Segundo anunciou a chanceler alemã, Ângela Merkel, à saída do encontro, a taxa de juro, que está estimada em torno dos 5,5%, vai baixar 100 pontos base para um valor em torno dos 4,5%.»
A Europa da solidariedade e do encontro de soberanias limitadas transformou-se assim num Lander do Atlântico à Rússia. Os 27 são hoje 26 e 1 e um em 27. A Europa do Euro é hoje uma enorme praça financeira com sede em Frankfurt sur Merkel, apoiada pelo Petit Polonês Nicolas de Bruni.

É esta a Europa que queremos ou regressamos ao Escudo que nos protege e que nos individualiza e sofremos... mas com dignidade e independência?

6 ANOS DE MENTIRA COMPULSIVA

Havia já seis anos de solidão, seis anos de sofrimento, seis anos de tormento, seis anos de genocídio, seis anos de morticínio, não me lembro é de seis anos de mentira compulsiva - obsessiva. 
Seis anos muito rascas e muito à rasca. Acabou ou ainda teremos no futuro uma sequela?

sexta-feira, 11 de março de 2011

MENSAGEM DE UM FUNCIONÁRIO PÚBLICO

«Sou funcionário público, sou honesto e trabalhador. Não sou filiado em qualquer partido e abomino incompetentes, como Sócrates. A função pública é certo, está enxameada de "boys", que nada fazem a não ser controlar quem trabalha ou quem critica o poder constituído. São esses "boys" que desonram os demais trabalhadores da função. Bons trabalhadores e maus trabalhadores existem no sector público e privado. Estes "boys" que controlam os colegas, são aqueles que fazem a guarda ao chefe, que arvoram bandeiras partidárias e vestem camisolas nos comicios partidários. Sou trabalhador da função pública, mas defendo o despedimento desta gente que nada produz, só policia.Sócrates criou e alimentou um estado-policia. A Avaliação é uma treta. Falseiam os resultados e as competências para favorecer os "boys". As normas que regem a Avaliação de desempenho são injustas e dificeis de sindicar em Tribunal, dado o elevado grau de subjectividade do avaliador. É um autêntico embuste para pagar prémios aos "boys" e penalizar quem trabalha. É uma lei de anormais...»

SIS VIGIA GERAÇÃO À RASCA?

«Polícia e SIS??????? vigiam geração à rasca»

Se isto é verdade significa que a democracia está em risco. Para quem nas nossas cidades sente a insegurança diária da quase total falta de policiamento na rua, ao contrário de qualquer outra capital Europeia, sentir que a preocupação deste Estado se faz no retorno dos tiques de um Estado cujas preocupações de segurança parecem ser quase só as manifestações de insatisfação, cheira a regresso à cultura do Estado paternal e policial.

Será que alguma vez sanearemos esta cultura policial de descrença na cidadania tão entranhada entre nós, que muda apenas de donos e que utiliza recorrentemente para as forças que deviam ser exclusivamente de segurança pública? 


SIS a vigiar a cidadania?
Sejam mas é democratas adultos, vigiem mas é a corrupção existente em altos cargos e deixem-se de brincar aos maus espiões!

A geração à rasca mostrar-lhes-à que é uma geração com  muito mais sentido cívico e solidário do que as últimas gerações de locupletadores corruptos que estão no poleiro!

CAVACO ACABA DE CHEGAR A MARTE

É verdade que Cavaco aparentemente andou distraído durante os últimos 5 anos. Mas também é verdade que mais vale tarde que nunca.
O apelo de Cavaco demonstra, no entanto, da necessidade urgente de reformar esta democracia apenas formal, distante dos eleitores, distante dos cidadãos.
A postura de Cavaco nos últimos anos contribuiu também para este divórcio da realidade. Não se pode querer ter um lugar público, rodeado de seguranças e assessores que isolam governantes da realidade.
Não se pode ser um PR a viver de reformas abdicando do vencimento por ser menor que as reformas.
Não se pode ser governante se não se for o exemplo no despojo e na despesa da sua instituição.
Não se pode fazer dos cidadãos joguete do jogo político e das suas ambições.
É aqui que Cavaco falhou. A juventude gostou do que ouviu. Mas o que ouviu veio tarde. Demasiado tarde para um país que se desmembra pela emigração, pelo desconforto, pela precariedade, pela falta de esperança.
É verdade que o governo é o responsável desta catastrófica governação dos últimos anos baseada no endividamento, na despesa, na criação de impedimentos ao desenvolvimento.
Mas a gestão carreirista de Cavaco matou também a esperança nesta fraca e corrupta democracia.

A SOLIDARIEDADE DE PACHECO PEREIRA: OS ACOMODADOS DO REGIME

Ouvir Pacheco Pereira falar de patetice sobre o grito de revolta da juventude é revoltante. 
Revoltante porque PP esqueceu-se já do papel da juventude que fez o Maio de 68. 
Sobre a falta de qualificações e sobre os cursos sem interesse foi interessante ver PP falar dessas formações quando se sabe que é licenciado em Filosofia.
Maldita geração de egoístas!
Mereciam que as novas gerações chegassem ao poder e lhes subtraíssem as reformas! 

quinta-feira, 10 de março de 2011

MAIS RENDA PARA AS RENDAS DOS MAIS RICOS VIA SOCIALISTAS

«O Governo de José Sócrates está a preparar uma taxa única de IRS para as rendas, o que significa que dentro em breve, deverá ser cobrado aos senhorios 21,5%.»
Mais outra malfeitoria deste governo. 
Ou seja vão privilegiar os senhorios mais ricos em desfavor dos senhorios com menos posses.
Grandes socialistas!

A PALAVRA PARA HENRIQUE RAPOSO

«Ora, eu não estou à espera que o PS defenda um abaixamento dos impostos. Faz parte da sua natureza pilhar a sociedade através do sistema fiscal. O socratismo aumentou todos os impostos. Todos.»

EMPRESAS À RASCA

«Este Sábado, dia 12, lá estará no protesto do Porto, no protesto da Geração “à rasca” a que vai juntar a sua “empresa à rasca”. Acredita que possa haver mudanças. “Ontem gostei de ouvir as palavras do nosso presidente, apesar de não ter votado nele. Fiquei surpreendido”, explica João, recordando o discurso de tomada de posse de Cavaco Silva em que pediu aos jovens para fazerem ouvir a sua voz.

 Mas além de surpreendido, ficou desconfiado. “Não se as palavras foram verdadeiras ou se ele falou por receio”. Receio? “Sim, receio de que aconteça aqui o que aconteceu no Mundo Árabe. As pessoas dizem “ah, mas aqui é diferente, aqui há democracia. E eu digo: há mesmo?”»
Para além da empresas num minuto este governo criou as empresas à rasca.
As empresas à rasca são as corcomidas pelo regime e pelos monopólios do sr. Mexia e aparentados. 
Não podemos viver de empresas que não tenham massa crítica, dizem alguns iluminados. 
Pois não, se estiverem preparados para ter 4.000.000 de desempregados!

E quando lá estiver o PSD, acham que as coisas vão mudar?

Não se o padrão for o mesmo: ouvir apenas as grandes empresas dos pseudo homens de sucesso, ou apenas o umbigo!
E Passos já começa a imitar muito o arrumadinho fatinho do Senhor Sócrates!

GOVERNAÇÃO ECONÓMICA: E A SUBSIDIARIEDADE, PÁ? E A SOLIDARIEDADE, PÁ?

«Esta proposta de governação económica tenderá a agravar a situação dos países em maiores dificuldades e é uma declaração de guerra aos povos», adianta o responsávelda CGTP numa reunião onde está presente também o secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Pedro Lourtie.»

Dúvidas tem a CGTP sobre o processo de governação económica, processo que tenderá a agravar ou a diluir um princípio básico da União Europeia: a subsidiariedade. 

Eu também, porque se corre o risco de disvirtuar e reforçar pilares do edifício da União Europeia em detrimento dos outros.
E o que é feito do Parlamento Europeu?

SOBRESSALTO CÍVICO

OS MAUS ALUNOS DA MOEDA ÚNICA

«...serão necessários maiores esforços de consolidação para assegurar o cumprimento das recomendações comunitárias até que os défices excessivos sejam corrigidos» Fonte: BCE

Perguntar-me-ão o que tem os maus alunos da moeda única a ver com a manifestação de 12 de Março dos à Rasca?
Tem tudo! Porquê?

Porque tem a ver com um país ultraminoritário no poder que teima em fazer finca pé dos seus benefícios injustificáveis preferindo liquidar aqueles que são a maioria com  sacrifícios já não possíveis.

Tal modo de fazer política económica agrava, e de que maneira, o nosso deficit de mau aluno do Euro. 

Sem verdadeiro fim dos privilégios dos senhores que se arrastam nas EDP, nas EDP renováveis, nas GALP e noutras grandes empresas que parasitam o Estado e o bem estar dos consumidores/cidadãos Portugal não tem solução.

A solução é pois assim política. Varrer de vez a má moeda, que nos tornou a todos maus alunos não por cabulice de todos, mas por interesse de poucos!

REVOLTA NA LÍBIA

A chacina perpretada pelo amigo de Sócrates, o coronel Khadafi, são revoltantes não só pela sua desumanidade, mas pelo desespero dos pedidos da população para uma intervenção das democracias ainda não correspondidos.
O que fazem entretanto as democracias, para apoiar um movimento genuinamente democrático de revolta?
O que esperam para intervir?

MÁRIO VARGAS LLOSA II

“Uma sociedade livre, democrática, aspira a ter cidadãos comprometidos com a vida pública”»

FISCO PÕE EM CAUSA REFEIÇÕES GRATUITAS

«Fisco põe em causa refeições gratuitas»
A lei obriga os restaurantes que queiram doar refeições a quem precise a pagar IVA.

O constrangimento pode hipotecar a campanha «Direito à alimentação», lançada faz hoje três meses com apadrinhamento de Cavaco Silva, mas ainda por cumprir no terreno»

quarta-feira, 9 de março de 2011

HÁ LIMITES PARA OS SACRÍFICIOS PEDIDOS AOS CIDADÃOS

Obviamente e obviamente que já se passou os limites há muito!

O único limite que não é passado são os milhares de milhões de ganhos de empresas e as dezenas de milhar de boys que pululam por empregos desnecessários.

ENCONTRO NUM HOTEL?

Ministro dos Negócios Estrangeiros Português com o ministro Líbio. 

Num hotel e não no Ministério dos Negócios Estrangeiros? Diplomacia de Hotel?

OBRIGADO CAVACO SILVA!

O que dizer senão que temos Presidente! 

Obrigado Cavaco Silva!

INVIÁVEL

«Presidente dos EUA recebe por ano $400.000,00

( 291 290,417 Euros )
O Presidente da TAP recebeu em 2009 : 624.422,21 Euros

O Vice-Presidente dos EUA recebe por ano $ 208.000,00 (151 471,017 Euros )
Um Vogal do Conselho de Administração da TAP recebeu 483.568,00 Euros

O Presidente da TAP ganha por mês 55,7 anos de salário médio de cada português»

CIDADANIA DESCRENTE

«Haverá um dia, em que todos voltaremos a ser felizes quando : SÓCRATES, FOREM APENAS FILÓSOFOS. ALEGRES, APENAS AS CRIANÇAS. CAVACOS, APENAS INSTRUMENTOS MUSICAIS. SO ARES, APENAS GASES. PASSOS, APENAS OS DE DANÇA. COELHOS, APENAS AS DA PLAYBOY.

Até lá, ... paciência, muita paciência!!! Procuram-se pessoas inteligentes para o governo» Fonte: Anónimo

UNIÃO CADA VEZ MAIS FRAUDOLENTA DO DIRECTÓRIO DO QUERO, POSSO, MANDO E DOS ESCUSOS INTERESSES

«Na mesma manhã do leilão, correram rumores no mercado de que o Banco Central Europeu (BCE) estava a pesquisar o preço da dívida dos países periféricos mas, segundo os analistas e corretores contactados pela Reuters, não se viu qualquer compra por parte da instituição monetária. «Faz-nos pensar se eles estão a ficar de fora para pressionar os políticos», afirmou um corretor.»

PATRIOTAS OU TRAIDORES?

«Agência de rating chinesa corta rating de Portugal
Revisão em baixa da classificação da dívida portuguesa surge num dia de juros recorde e emissão com mais custos»

Noutros tempos em que a honra dos homens se mediam pelas suas dívidas, a responsabilidade e o patriotismo de homens como Sócrates seriam postos à prova, recebendo o epíteto final de traidores.

É que noutros tempos fragilizar um Estado Nação a este ponto, colocando-o nas mãos dos credores, fazendo o país perder a soberania e tornando o seu povo escravo DE OUTROS INTERESSES DE OUTROS POVOS, era tão grave como os Miguéis de Vasconcelos que optavam por um lado ou outro dos ramos familiares das monarquias Europeias.

PORTUGAL REAL

«...desenvolvimento sustentado, correcção de erros urbanísticos e de ordenamento, elevada literacia funcional, menos auto-estradas e mais bibliotecas, menos megalomania e mais cultura, menos abortos e mais nascimentos, menos divórcios e mais afectos, menos violência doméstica e mais civilidade»

NOVA ESPERANÇA EM NOME DE PEIXE

A história do Brasil foi há pouco bafejada com um homem de nome LULA que deu novamente esperança a um país que vivia no  "  um país, uma só vida ". 

Hoje as vidas multiplicam-se e com ela a felicidade de novas vidas no mesmo um só país. 
Para quando em Portugal um homem desses que devolva o país a todos os seus, mesmo que se tenha de chamar SARDINHA ou mesmo CHERNE?

GERAÇÃO À RASCA VERSUS GERAÇÃO GANANCIOSA

Muito vezes me tenho perguntado como é possível após poucos anos do 25 de Abril termos atingido tal estado de degradação e desigualdade.

E não tenho dúvidas que o disparador, palavra hoje tão em voga quando os dedos no ar já parecem apontar para a vontade de disparar a matar, está numa geração actualmente no poder que verdadeiramente se devia contrapor à geração à rasca com o título de geração Gananciosa.

E esta geração mata, mata todas as  esperanças à sua volta. E tantos dos seus representantes nos vêem à baila: Mexia, Júdice... e tantos, tantos outros que onde põem a mão tornam o país num enorme deserto de esperança!    

ACÇÃO ASOCIAL

Com selo de qualidade vindo directamente da Câmara dos Comuns, os estudantes que sustentam a Pândega institucionalista.

«A mediocridade nacional revela-se no sectarismo sócio-profissional e este sectarismo individualista lusitano atinge o seu expoente máximo, precisamente, para com os estudantes universitários. "São uns bebâdos", "estouram as bolsas na noite", "têm bolsa mas vão de BMW para a faculdade", "paguem propinas os deliquentes" e a minha preferida:  "O sistema do Estado dar mesada aos meninos para estoirar"em o dinheiro na noite e reprovarem ou não terem aproveitamento nenhum está incrivelmente errado e só criam licenciados sem formação nenhuma". Basta abrir uma qualquer página de um jornal para constatar a pândega da saga populista de pretensiosos inimputáveis morais contra o universo estudantil. A realidade universitária portuguesa é completamente diferente da pregada e, ainda mais, quando comparada com os nossos parceiros europeus.

Acção Social

Comecemos pela a acção social directa. O mesmo Governo que anunciava há pouco mais de um ano, com pompa e circunstância um reforço de 16 milhões de euros para acção social é o mesmo que hoje leva a cabo o maior corte na acção social nos últimos 20 anos e que corte o financiamento do ensino superior em 4%. Não só é danoso que se reduza o já escasso nível de acção social escolar, como é preocupante uma aplicação retroactiva dos regulamentos e quando o novo regulamento e normas técnicas e a aplicação indirecta do famigerado Decreto-Lei 70/2010, afectam em maior grandeza as famílias de maior composição. Ora não esqueçamos a redução no abono de família e o facto de que a Taxa de Risco de Pobreza após transferências sociais tem vindo a aumentar nas famílias precisamente.

Mas a acção social indirecta não vive melhores dias. Existe escassez de residências apesar do aumento de requerimentos e o não existe regulação do mercado imobiliário arrendatário para os jovens estudantes. Certas Cantinas de Acção Social têm vindo a reduzir a qualidade dos serviços prestados (qualidade e quantidade do menu, reposição de stock, número de funcionários,...) e existe uma clara falta de capacidade de determinadas cantinas em determinadas instituições de ensino superior. O apoio social ao nível dos transportes é pouco abrangente e nem todos os estabelecimentos têm serviços de saúde adequados.

Financiamento

E o modelo de financiamento?

Convém realçar que apesar de defender o sistema de responsabilização através de propinas, também há necessidade de reforçar o investimento estatal e cumprir as disposições da Lei de Bases do Financiamento do Ensino Superior: as propinas são para investimento e não para despesas correntes! Esta necessidade é corroborada pelo fraquíssimo investimento actualmente registado que se cifra à volta ou abaixo dos 2% relativamente ao Orçamento do Estado, à semelhança de outros países com Bulgária, República Checa, Itália, Hungria, Malta e Eslováquia.

 

De acordo com um estudo do Eurydice, as contribuições para custos institucionais (administrativos e de ensino) foram mais elevados em Portugal, Letónia, Reino Unido e Liechtenstein e as famílias são as principais responsáveis pela manutenção dos estudantes portugueses na faculdade. Já sabemos as implicâncias disto, certo?

 

Ora, a natureza do financiamento do Ensino Superior tem que ser repensada pois acredito que está e pode continuar a afectar as dinâmicas económico-sociais do país. Existem vários problemas adicionais como, por exemplo, em Portugal, o custo salarial da docência por aluno estar dez pontos percentuais acima do custo salarial médio por aluno. Isto deve-se a Portugal ter os salários mais elevados (em relação ao PIB per capita) do que a média, um número de horas lectivas menor para os professores do que a média e uma menor dimensão das turmas do que a média da OCDE (Education at a Glance 2008).


Mas claro, antes sustentar a pândega institucionalista que a imaginária pândega dos bebâdos dos estudantes: Por exemplo, enquanto o Gabinete do Representante da República na Região Autónoma da Madeira vê a dotação orçamental crescer 22,4% (de 204.786.736,00€ para 250.759.136,00€), o Programa de Investimentos e Despesas de Desenvolvimento da Administração Central para Investigação e Ensino Superior vai sofrer um corte de 20,0% (de 537 milhões de euros para 429,7 milhões de euros). Note-se que analisando as Fontes de Financiamento do PIDDAC, relativamente a 2010, verifica-se que a redução é abrupta no financiamento nacional.

Rede

E que dizer da actual rede de ensino superior, onde carecem políticas de coragem para a sua racionalização, que é premente. Numa altura em que se pedem sacríficios acrescidos aos estudantes, é elementar uma racionalização que se adequada promoverá a garantia de qualidade da oferta formativa, uma melhor alocação dos recursos financeiros e, provavelmente, facilitará o ingresso no mercado de trabalho.


Políticas de estímulo à reinserção no mercado laboral

Estas são as minhas preferidas, mas fico-me pelo mais recente exemplo da Portaria n.º 92/2011 de 28 de Fevereiro que regula o novo Programa de Estágios Profissionais. As disposições da nova portaria vêm afectar as actuais condições sócio-económicas dos jovens e especialmente dos jovens graduados com o título de licenciatura, mestrados e doutoramentos. Digamos que se trata de coacção fiscal sobre a precariedade (not very smart!).









Um jovem solteiro sem dependentes e com um nível de qualificação superior verá os seus rendimentos reduzirem-se 31% (cerca de 257€), enquanto um indíviduo com a formação ao nível do ensino secundário, apenas, sofrerá uma afectação de 28,8% e um indíviduo com a formação ao nível do ensino básico sofrerá uma afectação de 11,0%.


Até lá, nós os bêbados dos estudantes que paguemos os abusos da "geração pândega", da "geração garantista", da priviligiada geração dos direitos adquiridos...»

PORQUE UM PROFESSOR UNIVERSITÁRIO DEVE SER CUIDADOSO QUANDO SE QUER ABALANÇAR A SER UM SER POLÍTICO

António, mau professor, pior ministro. 
Um pândego, alimentado a vaidade! Dele se dirá que a sua ambição chegou atrasada em tempo de fecho de casa e que esbarrou no seu nível de competência! Um ambicioso a grande velocidade como o seu? TGV que irá tresmalhar para o futuro quando alguém perguntar:
mas quem autorizou no passado mais este elefante branco alimentado a pão de ló?

MULHERES À CONQUISTA DA BLOGA

«Isto com os homens no poder já deu o que tinha a dar. Há agora que dar a oportunidade às mulheres para ver o que vai melhorar.
Pior do que está, não fica...»
Fonte: comentário da ALICE

ESTADO OVULÁRIO EMBRIONÁRIO TOTALITÁRIO

Com aquela febre enorme do Big Brother totalitário, agora é na recolha de óvulos que o Estado se resolveu imiscuir.
Seiscentos Euros é o máximo permitido por lei para a sua venda em sede de banco de óvulos. Nem mais um cêntimo!

PS COM CABEÇA ENTRE OS JOELHOS

«Invasão ilegal de um espaço de discussão democrática que visou limitar a acção do PS»


Uma tal reacção desproporcionada e incapaz de tolerância com jovens demonstra que os partidos, e neste caso o Partido Socialista, tornaram-se grupos intolerantes de gente cujo único propósito é ouvir a sua voz, a voz dos interesses pessoais decorrentes das benesses de grupo retiradas do poder da governação.

Será que os partidos se tornaram lugares onde pululam atrasados mentais, gente que deixa pouco a comparar com as Schutzstaffel SS. e que em ambiente de grupo se tornam seres irracionais e animais selvagens?
Com certeza que não, mas parece!

terça-feira, 8 de março de 2011

SÓCRATES DESACREDITADO NA EUROPA

«Jovens na diáspora junta-se aos protestos da 'Geração à Rasca'»
Desta vez é que Sócrates vai ficar conhecido na Europa!

PORTUGAL DESPERDIÇA 60% DAS ÁREAS DE REGADIO

E o povo comenta:

«Há projectos de regadio implementados em Portugal? Onde?
Diga lá Sr. Ministro, porque é que o o seu chefe entregou, aos amigos e afilhados do Regime, áreas de regadio do Alqueva, AOS FAMOSOS PIN´S megalómanos, de cariz TURÍSTICO..que nunca verão a luz do dia.
Em toda a Costa Vicentina, anunciaram-se inúmeros, projectos deste tipo...QUE SE SAIBA, já passaram seis anos desde o anúncio quase diário de mais um PIN, para aqui e outro para ali se tornou uma constante....Há algum em funcionamento.... Perspectiva-se o desrespeito pelo impacto ambiental em favor de Projectos de Interesse Nacional, mas até à data continuamos só com anúncios.
O REGADIO era fundamental, mas era preciso implementá-lo, não o prejudicar com PIN´S e fundamentalmente aproveitar os fundos comunitários que têm sido desaproveitados, por inépcia do (des)governo que temos.»

SAUVE QUI PEUT

«O Governo decretou. Deveria ser o primeiro a não abrir excepções. Elas todos os dias aparecem nos Jornais. Há sempre uma explicação. Não se aumentou o ordenado mas mudou-se de categoria. Deixou de ser Sargento para passar a ser Alferes. Já não é Juiz de segunda e passou a Juiz de 1ª.
OS PRÓPRIOS GOVERNANTES FAZEM ESTAS HABILIDADES. COMO PODEM EXIGIR QUE OUTROS NÃO AS FAÇAM TAMBÉM?
O SOBA AÇORIANO...FOI O EXEMPLO MAIS FLAGRANTE DE QUE É REI E SENHOR DE PORTUGUESES DE 1ª, QUE LHE DARÃO, AGRADECIDAMENTE O SEU VOTO, NO PRÓXIMO ACTO ELEITORAL QUE SE APROXIMA.»

INCENTIVO DOS MONOPÓLIOS: A NOVA FARSA

«Energia: Regras para ser miniprodutor de eletricidade mudam em Abril
As regras para ser miniprodutor de eletricidade vão mudar em Abril, segundo o decreto-lei hoje publicado em Diário da República, que obriga a consumir pelo menos metade do produzido, caso contrário pagará coimas até os 44 mil euros.»

«A EDP agradece a legislação que favorece o seu monopólio. Quanto ao vulgar "Zé Povinho" que optar por investir em energias limpas, fica limitado na sua fonte de rendimento LEGÍTIMA num mercado (alegadamente) liberal. E, no Verão, quando há maior captação de energia solar e menos gastos com com equipamentos eléctricos, acaba multado pelo Estado que, pomposamente, se investe o dinheiro do contribuinte na EDP RENOVÀVEIS. Srs. comentadores, afinal de contas os "espertinhos" são os pequenos produtores que investem o seu dinheiro num nicho de mercado liberalizado (que até contribui para a nossa menor dependência dos produtos petrolíferos), ou o próprio Estado e os corruptos dos administradores, amigos dos nossos políticos, que são favorecidos ocupando cargos na EDP, com ordenados chorudos? Pois, talvez interesse a estes "senhores" limitar os pequenos produtores para proteger o seu monopólio e as fortunas pessoais... E a legislação que os "boys" aprovam ajudam a isso, em muito! POVO EXPLORADO»


«Com este decreto-lei pretende-se facilitar o acesso de cidadãos, empresas e outras entidades à miniprodução de electricidade.»

A concorrência em Portugal em muitos sectores sempre foi um farsa que seria de risota não condenasse Portugal e os  Portugueses à indigência e à decadência.
Tudo serve para manter monopólios, até a frase acima a verde.

Hoje o povo Português começa a perceber porque Guterres decretou o pântano. 
Mas não há pântano que sempre dure como prova  a revolta Líbia.
E há muita gente a ter de responder no tribunal da consciência.

CAVACO, REFORMADO DE LUXO?

«A primeira deslocação oficial do Presidente Cavaco Silva no segundo mandato será um périplo pela Ásia, com deslocações a Timor-Leste, Indonésia e Tailândia, disse à Lusa o chefe da diplomacia timorense.»
Num tempo de grandes incertezas para os Portugueses, Cavaco não se afirma como um agregador e um inovador para um tempo novo, mas como um empregado reformado de luxo, luxo pago a peso de oiro. 
A tristeza de um país cada vez mais qualificado ao lado com um país mole, desgastado, inculto, apático, permite a existência deste Portugal do grande funcionalismo predador dos nossos cabedais. 

Viver em tal parasitismo de Estado mata a vontade de continuar a ser Português.

É tempo de um Portugal de um tempo novo, feito de uma nova geração que não veja o Estado como um trono e uma mesa de acepipes de luxo!

LE EUROPE À MILLE TEMPS

Os dois países «estão a pagar as incertezas políticas da Zona Euro que não encontra a fórmula para dissolver esta contradição entre ajustes e crescimento», escreve o espanhol «El País», no seu editorial.
«Com restrições orçamentais draconianas é difícil crescer e sem crescimento não é possível pagar as dívidas», lê-se no artigo intitulado «Efeitos secundários».
O jornal defende que «a Europa, a Zona Euro, deve assumir que o mais urgente é evitar que se quebrem mais economias».
Daí que o fundo europeu deva ser fortalecido, ampliando o seu uso à compra de títulos soberanos no mercado secundário, para evitar que os problemas da Grécia, Irlanda ou Portugal contaminem o resto da Zona Euro. E Espanha tem sido encarada como uma preocupação, já que é grande demais para cair.
Sobre a Grécia, «as explicações da Moody¿s revelam até que ponto a Grécia está metida numa contradição praticamente insarável; contradição que pode alcançar os países mais afectados pelos medos dos mercados de investimento, com Portugal em primeiro plano», cita a Lusa. E Atenas está a ser castigada «pelos efeitos secundários dos medicamentos que a zona euro e o FMI receitaram».
O «El Pais» considera que a Grécia precisa de ampliar o prazo de devolução e reduzir os níveis de juros do empréstimo de 110 mil milhões de euros que recebeu da UE e do FMI, mas «necessita, antes disso, de gerar rendimentos suficientes para pagar as dívidas».
Os investidores «devem ter em conta que se extremam os rigores do ajuste, países como a Irlanda, Portugal ou Grécia podem ver obrigados a reestruturar a dívida e os investidores e os próprios países teriam de pagar as consequências».
Este artigo do El País é de uma clareza arrepiante. Aquilo que se tira daqui é que há na Europa quem não perceba o que é a Europa como União Europeia, ou há na Europa quem se aproveite deste estado de coisas para enriquecer à custa dos contribuintes de alguns países.

E esses são de certeza sectores que se financiam a baixo custo vendendo a alto custo. Nessa perspectiva mereciam uma restruturação da dívida que lhes retirasse valor. 

Poderá isto parecer uma contradição com a afirmação da necessidade da vinda do FMI. Só que a vinda do FMI não pretende ser na minha cartilha a  forma de resolução do problema  Português, porque esta fórmula resolvente tem também uma variável independente de que depende  o statment Português: a saída de José Tro caste!

Neste aspecto a entrevista de ontem de Jerónimo Sousa reforça aquilo que é a realidade Portuguesa a alterar urgentemente, o fim do ócio, da falta de produção, a necessidade de nos levantarmos pela produção de riqueza.

Todos voluntariamente aos campos e às fábricas nem que para isso seja necessário uma nova revolução cultural pacífica, sem necessidade de um novo Mao ou de um sucedâneo de Jerónimo de Sousa (que obviamente tem a solução, não sei é se tem a confiança!).   

IRRESPONSABILIDADE ORÇAMENTAL OU CRIME ORÇAMENTAL?

«UE: «Irresponsabilidade orçamental deve ser punida»
Olli Rehn «não hesitaria» em sancionar políticas orçamentais irresponsáveis»

Olli Rehn tem razão!
Mas como punir os responsáveis das "  regiões Europeias"   sem punir os seus irrepresentados cidadãos?
Não seria antes de reformular os sistemas políticos, aproximando-os verdadeiramente dos cidadãos, não mantendo uma democracia formal, que não tem correspondência real no terreno da sua implementação?
Como punir um responsável político que teima em construir um TGV Lisboa - Madrid, sem relevância, ruinoso e com substituto próximo?

JUROS DA DÍVIDA BATEM NOVO RECORDE

«Juros da dívida batem novo recorde
Portugal continua a não convencer investidores»

JANTARES EM DÍVIDA

Não há dúvida que hoje o mais próximo que existe das armadas partidárias são o equivalente das casernas, as " cantinas"    dos comícios jantares.
Nessas cantinas convivem grandes parolos e oportunistas com provincianos esfaimados, a quem é oferecida uma refeição, que dá lealdade e aconchego momentâneo ao líder.
Ontem Sócrates mostrou a sua têmpera de democrata Gadafiano, ao correr com jovens pacíficos que só queriam expor aquilo que lhes vai na alma e no corpo, fruto de uma política que destruiu o país produtivo.
Como costume, ouvir não faz parte do seu ADN e ainda por cima correu com os jovens subtraindo-lhes o jantar, o que o torna devedor de mais umas dezenas de sofredores ao lado de outro milhões a quem lhes é retirada a ceia de todos os dias.

ENTRE VIR E NÃO VIR O FMI PERDERIA O MEU PRESTÍGIO, A MINHA IMUNIDADE E O MEU LUGAR

«Sócrates: «FMI? Perderíamos prestígio e dignidade»


Entre vir e não vir o FMI perderia o meu prestígio, A MINHA IMUNIDADE , o meu lugar e ganharíamos apenas transparência e escrutínio. 

segunda-feira, 7 de março de 2011

REVOLTA LUSA

«E digo mais... que raio de homens somos nós que nos sujeitamos a um pais onde a Galp, Pt, Edp, CGD e outras, que exploram o que é de todos, lucrando milhões que são repartidos por poucos e que nos custa quase tudo o que ganhamos num mês de trabalho? Nos países evoluídos (Escandinavos), os bens essenciais são baratíssimos e os outros são caros de tal forma que só em dias de festa se podem consumir... aí sim, quem governa cumpre o seu papel e é por isso que na Noruega vive o povo mais realizado do mundo!!!»

REVERSÃO DE MÁ GESTÃO

«2100 milhões em 9 auto-estradas dispensáveis, 350 milhões no Metro Sul do Tejo, 170 milhões em estádios desertos (Leiria, Aveiro, Algarve e Boavista), mais de 30 milhões do Aeroporto de Beja... 13.740 organismos públicos, dos quais só 1.724 apresentam contas e só 418 são fiscalizados.» 
Sempre fui dos que achei que se o estado tem o direito de reverter dívidas de empresas e lança-las a débito dos gestores, administradores e gerentes, seria de bom tom quem tomou estas medidas ser também devidamente revertido pelas aleivosias de má gestão, maus custos benefícios (pelo menos para os benefícios do estado) e pelo custo per capita em sofrimento a cada um de nós.

DE OUTRO MODO QUE NINGUÉM SE ATREVA A DIZER QUE VIVEMOS NUM ESTADO DEMOCRÁTICO!

A MÁ MOEDA

CONCORRÊNCIA ENTRE EMPRESAS

Um dia a uma criança perguntei o que queria ser quando fosse grande. Respondeu-me: quero ser empresário. Empresário, perguntei eu? Sim, empresário, dono de uma empresa como a EDP, respondeu-me.

A globalização trouxe não só um explosivo desenvolvimento do comércio mundial como para as empresas e para o bem estar dos cidadãos um perigoso elemento, a concertação implícita de preços que "  come"  o bem estar dos consumidores de que se apropriam as empresas. 
No mundo dos modelos económicos monopólio e concorrência estão em pólos opostos com a concorrência entre poucas empresas no meio.
No mundo dos modelos económicos da globalização e das TIC, o modelo de concorrência só se alcança, entretanto, com muitas mais empresas, dado que a concertação de preços implícita se joga na informação em linha. 
Em Portugal empresas como a EDP ainda nem a esse ponto chegaram, apenas ao ponto de qualquer subida dos seus inputs, e com o olho grande posto sempre num produto rígido e não elástico por falta de concorrência no mercado, não os preocupar por perda de lucro.
Afinal suba 10 ou suba 20 a montante, com óbvios limites de efeito rendimento ainda tão longe, o consumidor está sempre ali "  fidelizado"   para pagar a factura e assegurar o volume grandioso do lucro final.
E mesmo que não estivesse, há sempre o endividamento virtuoso fenomenal que faz o balão subir sempre mais alto, até que estoire longe dos olhares e no ar rarefeito do hiperespaço.    

A VIRTUDE DO MEIO

Ainda sobre o post anterior não tenho dúvidas que todos temos uma costela socialista neste mundo. Todos verberamos a madre Teresa de um certo igualitarismo, a convivência pacífica, a distribuição dos pães. Mas na prática somos animais ferozes da nossa identidade, seja ela uma identidade rapace de tudo querermos para nós, seja uma identidade conflituosa e revoltada, mesmo que igualitária,  que nos cega os olhos.

Muitas vezes me perguntei porque não conseguimos construir um regime e um sistema assente numa certa harmonia e igualdade, sem menosprezo pelo esforço e mérito individual a ser mais entusiaticamente premiado. Muitas vezes me perguntei se não conseguimos nos despojar dos interesses individuais em prol dos interesses colectivos, não abjurando o respeito pela identidade própria da individualidade. E muitas vezes conclui que é no meio, no equilíbrio, que está o objectivo mais difícil a alcançar pelo homem. 

Não há dúvida que no meio homine estás!

AS PALAS DOS FACCIOSOS

«As boas intenções do imperialismo na Líbia»

O cinco dias fala tão ironicamente nas boas intenções do imperialismo na Líbia. Eu falo na defesa de um povo que está a ser massacrado por um ditador louco e criminoso. 

Mas uma certa esquerda que vive enquistada em carimbos, acaba de carimbar mais uma legítima vontade de defesa das vítimas deste mundo.

E é por essas e outras que a razão dá com uma mão o que tira com a outra.

O ESTRANHO MUNDO DAS AGÊNCIAS DE RATING

«Grécia diz que corte de «rating» é «injustificado». Atenas considera que descida do «rating» revela «falta de responsabilidade» das agências de notação financeira»

Algo vai estranho no reino das agências de rating quando países politicamente estáveis são sistematicamente brindados com cortes de rating consecutivos e comparados com outros com quase guerras. Acresce que aparentemente a Grécia está  a fazer o que se justifica  do ponto de vista do saneamento das suas contas públicas e do seu endividamento.

Não está na altura de fiscalizar a fundo alguns destes meninos ou de fazer como numa pequena localidade Espanhola que resolveu introduzir a Peseta com grande sucesso?

OBVIAMENTE DEMITIDO: SAUDADES DO BRASIL

«A TAP foi autorizada pelo Governo a efectuar o plano de redução de custos salariais com cortes nos subsídios. Mas pelo menos 15 cargos de chefia tiveram aumentos nos subsídios de funções em terra. Em alguns casos, as subidas foram de quase 75,6%.
A maior fatia em percentagem foi atribuída a um assessor do conselho de administração e ao director de operações que passaram a receber mais 2.800 euros brutos por mês, revela esta segunda-feira o «Diário Económico».
E, depois, há subidas entre os 4% (mais 100 euros) e os 66,6% (mais 2 mil euros), abrangendo chefias intermédias. Entre elas, estão chefes de gabinete, directores e coordenadores de diversos gabinetes: projecto, qualidade, segurança de voo, instrução e chefia de frotas.
Esta medida surge numa altura em que a TAP está, como outras empresas públicas, a cortar 5% da massa salarial bruta anual.
A empresa liderada por Fernando Pinto argumenta que houve uma «alteração do sistema de remuneração dos quadros superiores», recusando assim falar em aumentos»
Fernando Pinto, mentes? Minto?
Isto ou a história da TAP privatizada!

GRANDE JSD

«Por haver gente que não quer perder os direitos adquiridos, os jovens acabam por não ter direitos nenhuns»

«é necessário que o Governo imponha um tecto às reformas».

domingo, 6 de março de 2011

O 12 DE MARÇO

«A desconfiança dos políticos em relação à manifestação também tem eco no mundo sindical. Informalmente, a CGTP, segundo apurou o SOL, discutiu o que fazer. Vingou a linha maioritária, comunista, que optou por se demarcar do movimento, enquanto outros preferiam não perder o comboio . Carvalho da Silva alerta para a hipótese de os jovens serem utilizados. «Devem tomar precaução para que não o sejam», diz em entrevista ao JN/TSF, apelando à manifestação própria de precários que a central sindical vai organizar a 1 de Abril e, antes, para a manifestação geral de 19 de Março»
Carvalho da Silva como outros políticos e sindicalistas não percebe que o mundo deles não é o mundo dos precários. 
E o mundo dos precários tornando-se maioria passa a ser o padrão das relações laborais, sendo que os sindicatos passam a estruturas não representativas da maioria da população que trabalha.

Além de que, ò Carvalho da Silva, há muitas dezenas de milhar de precários a recibos verdes com 40 e 50 anos, que utilizados só pelos partidos políticos e por centrais anquilosadas.  

A MORTE DA ECONOMIA PORTUGUESA ÀS MÃOS DO FISCO

«Fisco acelera cobrança a gestores de empresas deficitárias
As autoridades tributárias vão cobrar de imediato as dívidas a gestores de empresas deficitárias, refere o Jornal de Negócios desta quarta-feira.
Basta que a Informação Empresarial Simplificada prestada anualmente pelas empresas evidencie uma situação líquida negativa para que as Finanças avancem com a reversão das dívidas, congelando património aos gestores.
Segundo explica o diário, o Fisco vai acelerar a reversão de dívidas fiscais de empresas para os directores, administradores e gerentes, chamando-os a pagar do seu bolso»
Ao colocar os empresários, ou putativos empresários, sistematicamente sob suspeita e sob terror o fisco tornou-se o principal inimigo da economia Portuguesa. 

Morrendo a responsabilidade limitada que permitia alguma segurança de emprendedorismo, investir em Portugal é uma passaporte para a miséria sem piedade. 

O MEU AMIGO GADAFI

O FISCO SEM CÉREBRO

«Carga fiscal e restrição de benefícios arriscam fuga de ‘cérebros’»

De mansinho em mansinho o fisco foi-se apoderando da nossa vida. Como Portugal sempre jogou no tabuleiro do oito ou oitenta, da liberalidade à censura, da megalomania à pobreza mais revoltante, ao fisco foi-se dando cada vez mais poder, poder de auto sustentar-se, poder que se torna perigoso pela decadência que pode gerar. 
Há sempre um limite para além do qual aquilo que se pretende corrigir, inverte.
E o fisco já passou esse limite, o limite de um Estado totalitário e que se confunde com as pessoas na sua capacidade de levarem para diante sem demasiadas teias e peias comunitárias as suas individualizadas vidas. 

ANA GOMES, A RECONCILIAÇÃO MOMENTÂNEA

Ana Gomes é decididamente uma das personalidades que andam na política que nos reconciliam com ela. 
Ao contrário de outros que nos repelem, não da política, mas dos seus agentes.
Muito bem o comentário ontem de Herman José sobre Ana Gomes!

ELITES POLÍTICAS: A VIDA EM CIRCUITO FECHADO

Hoje resolvi percorrer os blogs das nossas figuras políticas.
E é interessante verificar que quase todos sem excepção, estes representantes do povo Português, vivem fechados no circuito fechado da sua condição.

Quais as suas preferências? Os seus colegas de bancada e barricada em geral e em medida menor os seus adversários! Afinal ouvir outras vozes e cidadanias para quê? Eles gostam é de se ouvir a si próprios, mesmo que seja através das vozes repetitivas e esganiçadas dos seus camaradas! 

Fazem-me lembrar aqueles turistas que quando se deslocam a um outro país, a sua preocupação é encontrar fast ou long foods com a sua bandeirinha estampada, sem querer saber de abraçar e experimentar novas e enriquecedoras culturas. A Bloga é tão lixo, vomita enfadado Pacheco Pereira, mesmo que sempre a espreitar o seu lugar na visibilidade de leitura.  
Estava aqui a enumerar as desvantagens do recrutamento interno e qual não é o meu espanto quando se ajustam as regras do recrutamento, selecção e integração à política. 

Não permite a entrada de novos conhecimentos, pode provocar rotatividade e esgotamento, mantêm e conserva a cultura organizacional/reaccionária), promove indíviduos para lugares no seu nível máximo de competência, gera conflitos entre colaboradores e...

E os diferentes tipos de recrutamento interno, são: escolha directa, concurso interno, recomendação de colegas. 

Decididamente é este o panorama da política à Portuguesa, cada vez mais distanciada da sociedade civil, cada vez mais reaccionariamente conservadora (até nas franjas!).

PORQUE OS PORTUGUESES SÃO ESBULHADOS ATRAVÉS DOS IMPOSTOS

«Público: «Estado paga 209 mil euros a grupo de trabalho que só fez uma reunião»
Criado pelos ministérios das Finanças e Cultura, foi extinto ao fim de 14 meses»

EGIPTO: A REVOLUÇÃO DO TERROR EM MARCHA?

«Egipto: namoro entre cristão e muçulmana termina em morte» 

Depois da festa os sinais inquietantes da violência e da intolerância religiosa. O terror aproxima-se?

CHEIRA BEM, CHEIRA A LISBOA

«Mercados de Lisboa: "As praças estão às moscas"»

As praças de Lisboa tão do agrado de Paulo Portas estão-se a esvaziar. 

Será isto sinal de maquiavelismo político para esgotar as bancadas onde se encontram política e povo ou será sinal de fim de festa?

Quem roubou o avental da varina e o peixe espada à nossa mesa?

 

ABRAM OS OLHOS POLITIQUEIROS DE PORTUGAL

"Homens da Luta" vencem Festival da Canção

A vitória ontem dos homens da luta levados pelo público, mostra que a sensibilidade do povo Português começa a estar à tona perante os politiqueiros da nossa praça.

Sempre, sempre, contra... a reacção (da indiferença, da ganância, da intolerância, do menosprezo, da corrupção, da arrogância, da mentira, da mesquinhez, da incompetência, da desfaçatez, da demência, da exclusão, ...).