sábado, 29 de dezembro de 2012

DE EDUARDO PITTA, DE JOSÉ VÍTOR MALHEIROS, ...

«José Vítor Malheiros, O ano em que Passos Coelho matou o Natal, hoje no Público, excertos, sublinhados meus (De Eduardo Pitta, Citação 426):

«[...] Tudo o que se esconde atrás desta mascarada de austeridade que Passos Coelho, Vítor Gaspar, Miguel Relvas e Mota Soares representam é desigualdade, favorecimento, empobrecimento, benefícios aos ricos, subserviência perante os fortes, despotismo perante os fracos, hipocrisia, descaramento, desumanidade. O contrário do que gostamos de pensar que é o espírito de Natal. Surpreende que um dos feriados eliminados não tenha sido o Natal, tal é a sanha anti-humanista dos rufias no poder. [...] O que fazer quando um primeiro-ministro tem uma tal desfaçatez que acusa no Parlamento uma deputada de dizer falsidades, em tom intimidatório, quando esta cita uma declaração sua, feita meses antes, no mesmo Parlamento e que todo o país viu e ouviu? O que fazer quando se tem um Miguel Relvas no Governo? [...] O que fazer enfim quando se tem um primeiro-ministro tão escassamente instruído, tão infantilmente birrento, tão desprovido de consciência social quanto de competências sociais, tão determinado quanto aos fins, tão indiferente quanto aos meios e tão flexível quanto aos princípios? O que fazer quando se tem um primeiro-ministro tão indiferente a Portugal e aos portugueses e tão subserviente perante poderes estrangeiros? No quadro constitucional português, a instância a quem cabe resolver este nó górdio é o Presidente da República. Mas o que fazer quando este está demasiado ocupado a comer bolo-rei? Vamos perder a vida e o futuro e a liberdade por delicadeza, como no poema de Rimbaud?

PS para PPC: Rimbaud é um poeta francês, mas não se incomode a ler. Leia antes Lettres et le Néon, um livro sobre publicidade do seu filósofo de cabeceira, Jean-Paul Sartre, que tem certamente na prateleira dos livros

MENSAGEM A GASPAR, O BURRO, E AO SEU AFILHADO, PASSOS!


«A diretora-geral do Fundo Monetário Internacional afirmou ao jornal alemão "Die Zeit" que a consolidação orçamental "não deve acontecer ao mesmo ritmo em todo o lado" na zona euro e que a organização passou a dar mais atenção às "consequências potenciais de reduções de défice excessivamente rápidas".»

Jorge Nascimento Rodrigues (www.expresso.pt)
10:34 Sábado, 29 de dezembro de 2012



EXEMPLO ISLANDÊS (BANQUEIROS CONDENADOS POR EMPRÉSTIMOS FRAUDULENTOS): DE QUE É FEITA A MAGISTRATURA PORTUGUESA?


«Banqueiros islandeses condenados a 9 meses de prisão
Tribunal condenou dois banqueiros por terem autorizado empréstimos fraudulentos antes da crise»

sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O COMBATE DO XIX GOVERNO CONTRA A BUROCRACIA, OS CUSTOS E PELA COMPETITIVIDADE

«Pequeno comércio obrigado a comprar registadoras novas
Associações queixam-se da burocracia e despesas implicadas pelas novas regras de faturação»

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

PORTUGAL: UM ESTADO FALHADO DE LADRÕES? DOIS RESPONSÁVEIS, UM SISTEMA!

«Nogueira Leite decidiu sair da Caixa Geral de Depósitos (CGD) pelo facto de não concordar com a gestão do banco.

O jornal «Público» noticia que uma das razões da demissão de Nogueira Leite foi o facto do presidente da Caixa, José de Matos, ignorar denúncias de alegados ilícitos criminais cometidos no passado por diretores que ainda estão em funções na instituição.

Entre os alegados atos ilícitos estão roubos, falta de rigor na aquisição de equipamento de segurança, crimes de coação e corrupção envolvendo altos quadros do banco público.

Nogueira Leite, que estava no grupo CGD há mais de um ano, apresentou a demissão há uma semana»

O PAÍS COM QUE PASSOS SONHOU


SOLIDARIEDADE EUROPEIA


MOVIMENTO PARA A CRIMINALIZAÇÃO DOS VENDILHÕES DOS BENS PÚBLICOS VIA PRIVATIZAÇÕES

A ANA está prestes a ser vendida. 
Monopólio estratégico para Portugal, um governo indigno, não representativo e tomado por uma «seita partidária» que se diz social democrata prepara-se para alienar mais um sector estratégico. 
Em pouco mais de cinco anos, a empresa que ficará com os aeroportos de portugal recuperará todo o capital investido na privatização, restando 45 anos de lucros - que no actual quadro de parasitagem fiscal mundial, à imagem do capital que procura lugares mais apetecidos, significa um capitalismo selvagem sem consciência social

Que legado deixaremos aos nossos filhos, nesta partilha desigual que alguns andam a forjar para benefícios imediatos? 

ENTRE A SOCIAL DEMOCRACIA NORUEGUESA E A SOCIAL CLEPTOCRACIA PORTUGUESA: A MESMA CARGA FISCAL, UMA DEMOCRACIA DIFERENTE