sábado, 4 de setembro de 2010

POR TERRAS DESCONHECIDAS

Muito tem andado Sócrates por terras da Líbia, da Venezuela e outras terras cinzentas e enevoadas pouco recomendadas.
O que eu dava por saber o interesse desmedido e recorrente  por estas paragens!
Mas desconfio!
Ai isso, desconfio!

A DESONESTIDADE DENTRO DE PORTAS

«Novos preços: casar fica 20% mais caroRegistos de prédios rústicos disparam 400% A nova tabela de preços dos serviços dos registos e do notariado foi publicada quinta-feira em Diário da República. Muitos dos valores mantêm-se, mas também há alguns que sobem. Por exemplo, se está a pensar em dar o nó, saiba que os registos de casamento ficam 20% mais caros.O novo preçário, que entra em vigor a 1 de Outubro, vai obrigar os noivos a pagar mais 20 euros pelo registo do enlace, num custo total de 120 euros.Pelo contrário, quem quiser cortar laços com o cônjuge, paga o mesmo. Os divórcios por mútuo consentimento não sofrem qualquer actualização e continuam a custar 250 euros.Mas o aumento mais gritante nem é o do casamento, e sim o registo de prédio rústico, cujo preço dispara nada mais nada menos que 400%, passando dos 50 para os 250 euros.Em comunicado, emitido após a reunião do Conselho de Ministros onde o diploma foi aprovado, o Governo explicava tratar-se de uma actualização «em função da modernização em curso do sistema de registos português e ajustando-o aos custos decorrentes dos serviços efectivamente prestados».
Viver hoje em Portugal é viver no inferno e um inferno - feito por homens demasiado estúpidos, incapazes e desonestos para ser verdade - despovoa-se! 
Este governo criminoso parece ter uma agenda escondida: a de fechar Portugal!
A solução para manter as verdadeiras distorções: aumentar tudo o que é serviço do Estado!
Já não basta os impostos, as coimas elevadissimas por tudo e nada, as multas, as taxas moderadoras que fazem dos serviços dos hospitais públicos verdadeiros serviços privados, o ensino de propinas pagas a peso de privado (ver valores dos mestrados)...
Ufana-se o governo, também,  com  o simplex. Mas por outro lado carrega em tudo o que é actos banais  e necessários do dia a dia, actos que deviam baixar de custo pela nova simplicidade  e informatização, inviabilizando até o casamento e os registos dos mais pobres e desfavorecidos. É só um aumento de 20%, dirá o governo dos desonestos: um aumento de 20% em salários inexistentes, a baixar ou congelados!
Pobre País de tão idiota e desonesta gente! 
Não há ninguém inteligente neste governo e que viva a realidade do dia a dia?

A QUEDA DE UM CARGO

Pensavam que falava em cargos intestinos? Não, porque esses normalmente são de betão!
Foi sim nesta cidade moderna dos grandes arranha céus que um cargo da UPS caiu. 
O que seria se tivesse caído um destes novos monstros do ar?

JOSÉ SÓCRATES PORTUGAL

A derrota de ontem trouxe consigo não uma, mas duas derrotas. 
A primeira, CasaPiana, crime horrendo em duas dimensões: a dimensão sociedade mesquinhamente desigual e egoísta, a reflectir uma sociedade onde alguns se julgam acima de qualquer imputabilidade e a reflexão das educações truncadas e provincianismos arrivistas.
A segunda, a derrota desportiva, a reflectir uma sociedade que julga que é mais do que aquilo que é. 
Sociedade sem garra, de gente de pouca chama, incapaz de defender os interesses colectivos, Portugal é hoje a imagem de uma sociedade destroçada, uma sociedade paradoxal, onde o exagero anda sempre de mão dada com o pequenino, a coberto de um enorme complexo de inferioridade.
Aliás é curioso, que esta educação de hoje do Portuguesinho, "o meu filho é muito lindo, muito esperto, muito inteligente" cai por terra quando nos acercamos  de outras paragens, onde a beleza, o tamanho, o empenho, a educação, o brio e o colectivo funcionam.
Mas, de facto, Portugal é hoje o espelho reflectido do menino de oiro, um provinciano pequenino, esperto e matreiro,  que se poderia chamar José Sócrates Portugal.

terça-feira, 31 de agosto de 2010

FECHO DA PISCINA OLÍMPICA DO BELENENSES POR INVIABILIDADE ECONÓMICA

Notícia triste, para os praticantes, para os adeptos, para os contribuintes, a do fecho da piscina olímpica do Belenenses por inviabilidade económica.
Nada que já não esperasse, por conhecimento dos custos envolvidos num equipamento deste tipo mas, acima de tudo, pela responsabilidade de muitos, por medidas impensadas, incompetentes e irreais. E já nem falo nos monopólios do gás e da electricidade, empresas parasitas do tecido produtivo em geral!
É que esta morte anunciada já era esperada, quando a Câmara de Lisboa instalou, há uns anos, a umas centenas de metros do complexo do Belenenses, sob o consulado Pedro Santana Lopes (por acaso, o que não invalida que pudesse ser outro político  qualquer), uma piscina municipal, investimento de mais de 500.000 contos e com preços sociais de utilização muito abaixo do  preço de manutenção exigido.
Qualquer estudante de economia, posto perante estes exemplos de multiplicação de equipamentos e gestão ruinosa, perguntar-se-ia: mas afinal comprar manuais de economia para quê, quando a realidade Portuguesa é um mosaico de má gestão e crimes económicos?

DAR DE COMER À DOR: A FOME NO CENTRO DE LISBOA NO ANO DA GRAÇA DE 2010!

Um homem, com aspecto de desesperado, entra num supermercado de Lisboa, dirije-se para as frutas, cheira os abecaxis e as mangas, dá uma reviravolta e resmunga algo, enquanto olha desesperado mas resoluto ao seu redor, encaminha-se para a zona das maçãs, tira uma, afasta-se até um corredor mais esconso e trinca avidamente a maçã enquanto o seu olhar prescruta em redor.
Estará a roubar, ou a dar de comer à dor?

domingo, 29 de agosto de 2010

VIAGEM ÀS ARÁBIAS: PARTE 3.

Revista uma reportagem sobre a indisciplina que grassa nas nossas escolas, fruto de um sociedade doente e decadente e de agentes que cultivam a hipocrisia, a cobardia e o politicamente correcto, reviramos os olhos para a sociedade do Dubai, onde a disciplina, a contenção, o pudor, dão as mãos ao desenvolvimento, ao mérito e ao esforço, à segurança nos transportes, no trabalho, no lazer.
Com mais de 75% de imigrantes relativamente aos autóctones do jus sanguinis, a sociedade do Dubai é uma sociedade vigiada, ornada de regras e de disciplina férrea.
Para os politicamente correctos o Dubai peca por falta de democracia, para os realistas, um tal mistura de raças, seria um mel pot explosivo sem mão tão firme e energética.
O resultado visível é um espaço de enorme segurança, onde apesar da enorme desproporção e ratio homens/mulheres, estas não são molestada e onde os roubos, assaltos e quejandos se quedam a níveis muito baixos relativamente ao tolerado no Ocidente.

A UNIDOSE DE PORTAS

A unidose de Portas é mais um daqueles temas incompreensíveis para muitos Portugueses. 
Experiência recente de um anti-inflamatório prescrito com 30 comprimidos e embalagem  aviada de 60, por inexistência em farmácia hospitalar, dão uma imagem do desperdício para o Estado, para o Utente... 8 comprimidos utilizados depois.

PORTUGAL, ESTA BARRIGA DE ALUGUER

Não andasse eu preocupado com os forfaits, os swaps e os Fra's e diria que o jogo, Portugal 2010, está a arrancar.
Ontem num programa que apela à nossa chama de andadores globais, ver em Istambul, lugar improvável, jovens Portugueses expatriados, deu-me a noção que Portugal definitivamente só se pode cumprir lá fora. 
Definitivamente Portugal já há muito deixou de ser um país e passou a ser um barriga de aluguer, ninho de passarinhos que só abrem as asas franqueadas às portas do além dor.

O RESULTADO!

O resultado de 6 anos de governação Sócrates, mede-se por isto: «Reforma média nos 397 euros».