sexta-feira, 14 de maio de 2010

OS ELES QUE SOMOS NÓS


Dói ouvir principalmente para quem não usufruiu dos hospitais do estado, das escolas do estado, da segurança social do Estado, do subsídio de desemprego do Estado, dos Falcon do Estado, do paraíso fiscal do Estado jardim, de tudo isso, e foi cilindrado pelos preços de monopólio da competente gestão do Mexia e dos outros oligopólios que travam a vida de um pobre agente económico transaccionável.

Pronto mas eu assumo, não foram eles, fui eu!

PAPA VIAJA DE TRANSPORTES PÚBLICOS

«O Papa parte pelas 14h00 em direcção a Roma, a bordo de um avião da TAP no voo 9704»

Ao contrário de muitos santos de pedestal da nossa ilustríssima elite política, o Papa não se preocupa em viajar em Falcon ou outros instrumentos ao serviço da ostentação e despesismo.
Quem terá tido a ideia de deslocar o Papa de helicóptero em ambiente de crise económica? O próprio, não me parece!

SUA SANTIDADE NÃO SE IMPORTA, PORQUE É UM HOMEM CULTO E INTELIGENTE E OS HOMENS CULTOS E INTELIGENTES TEM BOM HUMOR


Vindo directamente do blog  
humor de confessionário.

- Sabes porque é que o Papa veio a Portugal?
- Porque ouviu dizer que em Portugal havia um Jesus Campeão.
ou/e
- Sabes porque é que o Papa não foi ao Porto? 
- Porque ouviu dizer que no Porto queriam bater no Jesus.

TROQUEMOS PAPA

O banho de multidão que o Papa recebeu demonstra à saciedade que qualquer Português trocava de bom grado o Papa pela figura voluptuosa José Sócrates.

ESFORÇO DE PRIMEIRO-MINISTRO

Já sabemos que o Sócrates não gosta de exemplos.
Obviamente que dele também não desejamos muitos, porque tememos pelos nossos filhos.
Agora que este esforço é pesado para o primeiro, é-o com certeza.
«Numa coisa o primeiro-ministro tem razão: o sacrifício é de todos e nem os políticos vão escapar ao aumento de impostos. Políticos, e também gestores públicos, vão sofrer um corte de 5% nos seus salários. Mas quanto vão perder, na prática, os altos responsáveis deste país?
O presidente da República Cavaco Silva, que ganha 7.631 euros por mês, vai passar a receber menos 382 euros para um total de 7.249 euros.
Já o primeiro-ministro José Sócrates, é caso para dizer que o feitiço se vira contra o feiticeiro, José Sócrates vai ganhar menos 380 euros dos actuais 7.609 euros para os 7.229 euros, a partir do mês de Julho.
O ministro das Finanças Teixeira dos Santos vai auferir menos 330 euros para 6.265 euros.
Mas é Faria de Oliveira um dos mais penalizados por esta medida. O presidente da Caixa Geral de Depósitos vai perder 1.325 euros dos actuais 26.500 euros mensais para 25.175 euros.»
Continuamos, entretanto, a saber que  os ministros valem por dez portugueses médios e o presidente da nossa caixa quase 40 Portugueses.
Como Sócrates não gosta de exemplos mas mede-se em resultados, é altura de lhe cobrarmos os resultados negativos dos últimos seis anos!

DE COMO OS HOMENS FAZEM REGIMES SINISTROS

Mas responsáveis somos nós que mantemos este Homem cobarde e irresponsável, que se esconde por detrás do Estado!
Tentava eu perceber como um povo como o Alemão manteve aquelas figuras sinistras do regime e eis que nos foi dada uma lição ao vivo e a cores, de como um caldo de acomodação, interesses e esquizofrenia matam toda uma população.
Vou entretanto beber uma última coca-cola, dar com ela um hurra a um grande Português, o Saldanha Sanches, homem com H e pegar no seu estandarte e nas palavras de Ratzinger: «Fazei coisas belas, mas, sobretudo, tornai as vossas vidas lugares de beleza.»

A RESPOSTA DE SÓCRATES A RATZINGER: CHOQUE FISCAL!

«Fazei coisas belas, mas, sobretudo, tornai as vossas vidas lugares de beleza.»


À MEMÓRIA DE SALDANHA SANCHES, UM GRANDE PORTUGUÊS

Há homens que aprendemos a respeitar à distância.
Saldanha Sanches é um desses homens.
O Portugal da ética fica definitivamente mais pobre, enquanto homens sem ética e humanidade se continuam a pavonear cá por fora.
Os nossos sentidos pêsames à memória de um grande Português e que a sua palavra de intervenção por uma nova ética não fique sem seguidores. 
Agarremos este estandarte pois então!
«Cortes orçamentais fazem "perder peso" mas não reduzem gordura, diz Saldanha Sanches»

A CONTA, POR FAVOR!

Há muito que se sabia que uma parte da economia Portuguesa, os chamados não transaccionáveis viviam acima das suas posses.
A situação actual continua a ser muito grave, porque verdadeiramente nada vai mudar com esta política de balde de água para cima do incêndio.

Classes profissionais como a dos Juízes, médicos, gestores públicos, responsáveis diversos de organismos públicos, entourage público - privada de consultores, vivem claramente com remunerações muito acima daquelas que um país como Portugal pode pagar. 
Já para não falar da política remunerativa do Banco de Portugal!

Há muito que sabemos que os gastos com esta magnífica entourage pública, tem jogado inversamente aos verdadeiros criadores de riqueza numa economia, os agentes económicos privados, estrangulados há muito por um Estado anafado e castrador da iniciativa.

As medidas que aí vêm têm assim um efeito de manter a cabeça do grande mamífero fora de água. Mas por quanto tempo se não se inverter o rumo? 

E inverter o rumo exige medidas corajosa como cortes de 10 a 20% nas remunerações da função pública nos escalões mais altos da função pública, bem como esmiuçar ao pormenor todos os gastos.

Porque não se acabam as viagens com os Falcon, as executivas,  e não se dão golpes profundos nos orçamentos da PR, do staff dos ministérios? Porque José Pinto de Sousa, o grande Português, acha que as medidas de carácter exemplar não fazem parte da sua matriz profunda?

O rei morreu, viva António José Seguro o socialista aparentemente com princípios!

O GOZA PORTUGUESES

Sócrates: tensão? «Não, portugueses vão compreender bem» «Esforço é necessário, imprescindível e que é colectivo, justo e bem distribuído», afirma
Pena que muitos Portugueses ainda sejam tão infoexcluídos e iliteratos.
Evitariam todo o sacrifício que se avizinha, se há muito tivessem mostrado o cartão vermelho a José Pinto de Sousa e à sua camarilha.
Pedir desculpa aos Portugueses?
Não, porque o estado somos nós, há muito já nos apropriamos daquilo que é dos Portugueses, além de que quem tem CARA DE PAU tem em contrapartida CONSCIÊNCIA DE RATO!  

quinta-feira, 13 de maio de 2010

O CONCEITO DE INJUSTIÇA DO PINTO DE SOUSA


Também andar de Falcon a milhares de Euros à hora, e nós cá pagamos sem colectar os usuários! 

A CONSIDERAÇÃO DO INTERESSE

A evidência e a certeza que nos contempla cada vez mais, é que a consideração do interesse já vive cara à cara com todos os palcos e em quase todos os momentos - até na família!
Não foste bafejado pela sorte e vives amargo?
És poderoso e tens um quê de que gostaríamos de partilhar ou possuir? 
Aquilo que alguns chamariam da consideração do interesse? Não! Então, és apenas, uma estrela cadente, uma espécie de não ente microscópico com pouco interesse para a nossa consideração!

A SAGRADA FAMÍLIA II: FÉ NO PAPA OU NA REPÚBLICA?

«tradição católica como a portuguesa pode deixar «um estímulo para o futuro e uma capacidade para ultrapassar as dificuldades».

«Nunca haverá estímulo para o futuro e capacidade para ultrapassar as dificuldades em Portugal, porque haverá sempre uma elite parasitária que estará sempre um passo à nossa frente»

Todos nós nos temos por gente boa!
Principalmente os que não fazem da sua gente pisar nos outros, ofendê-los,conspurcá-los, aproveitar-se deles.
Mas que me desculpe o Papa!
Quando visualizei a foto de Cavaco e família com o Papa, não pude deixar de pensar para além!
Adoptou o Papa esta família?
Nunca a família Cavaco pensou que se pudesse arvorar a tão alto lugar.
Com o devido respeito, a Sagrada Família Portuguesa, seja ela Cavaco, seja ela Sousa, enforma os meus maiores pesadelos.
Quanto mais provindos do bom povo Português, mais o sentido da posse, das mordomias!
Pensaram eles em voar baixinho fora dos Falcon, das executivas, riscando governos civis, autarquias, restantes mordomias...? Não! Sobrecarregaram os invalidos!
Sobra-nos um Santo. O Nobre! Que não se deixe ganhar pela vaidade e perdoar-lhe-emos a benção do Papa! Não cínica, nem hipócritamente!
Basta aliás ver o orçamento da Zarzuela, metade do da Presidência da República, para ver que esta gente já passou todos os limites no aproveitamento daquilo que devia ser de todos nós.
Maldita República, cada vez mais raptada e Américo - Latinizada!
E que me desculpe o Papa, que não TS que me ofendeu ao afirmar para a Blommberg: o povo é sereno, pacífico, burro de carga. Albarde-se, então, ao som dos Yields e dos CDS da república!

AS SAGRADAS FAMÍLIAS


Adoptou o Papa esta família? 
Nunca a família Cavaco pensou que se pudesse arvorar a tão alto lugar.
Com o devido respeito a Sagrada Família Portuguesa, seja ela Cavaco, seja ela Sousa, enforma os meus maiores pesadelos.
Quanto mais provindos do bom povo Português, mais o sentido da posse, das mordomias!
Basta aliás ver o orçamento da Zarzuela, metade do da Presidência da República, para ver que esta gente já passou todos os limites no aproveitamento daquilo que devia ser de todos nós.
Maldita República, cada vez mais raptada e Américo - Latinizada! 

SÓPASSOS: SURPREENDA-NOS, SENHOR!

Reprodução com a devida vénia à minoria relativa que já perpassa em tudo o que é lugar, cinco dias e todos os demais que todos os dias combatem com armas desiguais por um Portugal que teima em ser melhor... a nossa frustração nacional!
O cruzamento dos genes de Passos com os de Sócrates, o SÓPASSOS, deixam o primeiro em mau lugar. 
Para quem acreditava que agora é que era, uma luzinha no céu, desengane-se.
A receita é a mesma!
«I. No final do ano passado, a Irlanda anunciou um corte de 10% nos salários da função pública. Ontem, a Espanha anunciou um corte de 5% no funcionalismo público. Irlandeses e espanhóis tiveram a coragem para encarar o problema de frente, ou seja, atacaram a despesa. O que vai fazer Portugal? Vai aumentar a receita através de um novo aumento de impostos, patrocinado por PS e PSD (boa, Passos, boa). Este Bloco Central informal não tem coragem para enfrentar o maior problema do país: a rigidez das despesas com o pessoal do Estado.
II. Já aqui disse que Portugal só vai sair do buraco quando encontrar um pouco de coragem irlandesa. Essa coragem vai chegar. Resta saber se será uma coragem endógena (made in Portugal) ou exógena (made in FMI e UE). Os salários e direitos da função pública não podem continuar a ser vistos como uma despesa intocável e não-flexível. Esse tempo acabou. Se Portugal não perceber isso por si próprio, a UE e o FMI não deixarão de sentar Portugal no banco da escola.
III. Para já, uma coisa é certa: os funcionários públicos portugueses são os únicos cidadãos europeus que estão autorizados a viver numa bolha fictícia, fora da realidade e à margem da crise que varre o país e a Europa. A mensagem de Sócrates e Passos é uma desilusão para quem acredita que Portugal é capaz de se autogovernar : a sociedade (os enteados) que trate da realidade, porque a nossa função pública (os filhos) tem de continuar na ficção dos direitos adquiridos»

FERNANDO NOBRE E OS NOBRES CORTES

«Nobre: cortes de 10% para quem ganha mais de 10 mil euros
Candidato presidencial defende que portugueses que ganhem menos de 700 euros não devem sofrer qualquer penalização em matéria de IRS»
Fernando Nobre assume-se assim como um verdadeiro homem da luta!

A INVEJA DO MODELO

 
 «Obama pede 129 milhões para travar maré negra. Não pouparei qualquer esforço para apagar os vestígios dos prejuízos causados», avisa o presidente norte-americano»
Quando olhamos um sistema com este escrutínio na utilização dos dinheiros públicos, chegamos à conclusão de como vivemos em Portugal ainda no feudalismo!

O REBANHO DE TEIXEIRA DOS SANTOS: MAU DE MAIS O PASTOR QUE VÊ POUCO PARA ALÉM DO IMEDIATO!

À pergunta da Bloomberg e num Inglês pouco escorreito e macarrónico, num gaguez de quem está pouco seguro não só da língua de Shakespeare mas também das formulações e medidas de impacto financeiro: violência, mortes em Portugal? Isso é para os Gregos, porque veja lá isto há em Portugal quem trabalhe e viva com 450€!

O povo Português é sereno e está demasiado habituado a ser eternamente albardado pelas elites ranhosas que se alimentam do orçamento e de que faço orgulhosamente parte!

BANCO CENTRAL EUROPEU FOI ÀS COMPRAS

«What the ECB has been buyingEurope’s central banks began buying peripheral European debt on Monday.Yields almost immediately dropped on Greek, Portuguese, Spanish and Irish debt. But what have the central banks been buying exactly, and what effect has it had on the liquidity of the bonds. Remember that the European Central Bank’s (ECB) bond-buying is meant to ease the strain in the sector.»

CHOQUE FISCAL: PORTUGAL NÃO VOS RESIGNEIS!

Coragem para emagrecer o Estado, nada!
Desengane-se quem ouvia falar em choque fiscal como forma de estimular a economia.
Choque fiscal em Portugal só para matar o doente! 

Contra a opinião da OCDE, que avisava da necessidade de não afectar a procura interna, dado que diminuir a procura interna com aumento de impostos a curto prazo, diminui a curto prazo o défice, mas a médio aumenta-o por via da quebra futura da economia.
Estás com anemia? Devolve-me a vitamina C para manter este Estado improdutivo mais uns tempinhos. Dá para manter os ASAES que liquidaram empresas, os administradores fiscais que complicam declarações fiscais, ... não dá é para nos por a produzir bens transaccionáveis!
Ouvindo ontem J. M. Ricciardi fiquei entretanto com a certeza que as medidas do governo caem como uma luva aos verdadeiros mandantes desta terra pouco abençoada. Para os banqueiros aumento de IRC de 25 para 27,5% não os afecta, como bem sabemos!
E caem também bem à UE. Diminuir o IVA significa - embora mais residualmente que no passado - diminuir as receitas da UE.
Nas palavras de um do séquito de Bento XVI, Portugal não vos resignei! Obviamente que não era para estes que falava o secretário do Papa!
Fenomenal e inteligente esta delapidação de recursos, porque desestimular a economia significa manter centenas de milhar de Portugueses de braços cruzados  e desaproveitados!  Economia de baixo emprego!
A bem dos grandes agregados! O do emprego, o da estrutura da economia, ...!

quarta-feira, 12 de maio de 2010

EXEMPLOS

Hoje já não há dúvidas para nenhum Português que um dos problemas de Portugal reside na falta de ética das suas elites.
Desde Constâncio, essa figura de cravo e ferradura, que nos fará agora temer pelo Euro, a Mexia, a Jardim Gonçalves, e a uma infinidade de maus Portugueses, sempre de olhos postos nos interesses próprios.
Ora então comparem:
«Funcionários espanhóis vêem salário cair cinco por cento Os funcionários públicos de Espanha vão ver os salários diminuir cinco por cento já este ano. Os membros do Governo vão ter redução de 15 por cento

A EUROPA DO DIRECTÓRIO

Este artigo de Arriaga e Cunha merece ser lido. 
Este novo salto da integração Europeia, significa por responsabilidade própria, a perda da independência de um dos últimos instrumentos ainda nas mãos dos Estados Nacionais, a política orçamental. 
A falta de bom senso do funcionário Europeu José Sócrates e do amanuense Teixeira dos Santos, são a prova provada de que definitivamente quem manda em Portugal é a União Europeia e o seu directório.
O pedido que os Portugueses devem fazer à Europa é: não se esqueçam é da política de coesão para os pouco produtivos e excêntricos - não só de comportamentos mas também de geografia - cidadãos da Europa!   
«Governo económico da zona euro marca uma viragem histórica na UE
Crise impulsionou um novo salto na integração europeia - Isabel Arriaga e Cunha, Bruxelas.
Onze anos depois da criação da moeda única europeia, os Estados- membros reescreveram subitamente as suas regras de funcionamento, dando com isso um novo e inesperado passo em termos de integração europeia.

O pacote de medidas que foi aprovado pelos líderes dos 16 países da zona euro e pelos ministros das Finanças da União Europeia (UE) entre sexta-feira e a madrugada de segunda para impedir que a especulação dos mercados financeiros rebentasse com os países mais vulneráveis, não foi construído em nome da solidariedade pedida por Portugal, Espanha ou Itália, mas para garantir a estabilidade do euro exigida pela Alemanha ou Holanda.

A muito custo, e depois de um grande esforço de persuasão de Nicolas Sarkozy, Presidente francês, Durão Barroso, presidente da Comissão Europeia e mesmo do Presidente americano, Barack Obama, Angela Merkel, chanceler alemã, acedeu finalmente à construção de um sistema capaz de blindar o euro contra os especuladores, mesmo correndo o risco de ser acusada de trair alguns princípios de base caros à sua opinião pública.

O resultado visível da cedência de Merkel foi a constituição de um fundo de 750 mil milhões de euros - co-financiado pelo orçamento comunitário, orçamentos nacionais e FMI - destinado a fornecer liquidez aos países incapazes de se financiar no mercado. Mesmo que a sua criação não resolva o problema de fundo - o elevado nível de endividamento de alguns países - a sua criação começa a corrigir uma importante lacuna da União Económica e Monetária europeia (UEM) resultante da falta de um mecanismo de gestão de crises.

Acima de tudo, o novo fundo contorna a regra de ouro do "não-socorro" aos países indisciplinados que foi inscrita nos anos 1990 no Tratado da UE, por imposição da Alemanha, para proibir expressamente a zona euro de assumir a dívida dos seus membros.

O novo mecanismo, que poderia chamar-se "fundo monetário europeu", é dado como um embrião de uma política orçamental centralizada, tanto pelo facto de o orçamento comunitário e os 16 do euro assumirem em comum a responsabilidade pelo financiamento dos países em dificuldades, como pela autorização que foi dada à Comissão Europeia para se endividar no mercado para esse fim (embora sob um controle apertado dos Estados).

A contrapartida para este fundo assenta na "europeização" das políticas económicas nacionais, sobretudo dos países dados como os potenciais beneficiários da ajuda europeia - ou seja, para já, Portugal e Espanha.

José Sócrates e Rodriguez Zapatero, que há apenas uma semana recusavam alterar as respectivas políticas orçamentais - Lisboa insistindo na concretização dos grandes investimentos em obras públicas e Madrid num ritmo relativamente suave de redução do défice orçamental - foram literalmente obrigados a realizar uma viragem de 180 graus: ambos anunciaram no fim-de-semana uma estratégia de consolidação das finanças públicas bem mais ambiciosa do que tinham previsto.

Os parceiros europeus exigem que os dois Governos lhes apresentem na próxima terça-feira as medidas concretas que permitirão alcançar as novas metas para o défice.

Esta tomada em mãos pela UE das políticas dos dois países resulta do reconhecimento implícito do fracasso de outra grande premissa da UEM segundo a qual os membros do euro seriam tão virtuosos na condução dos seus orçamentos quanto a Alemanha. Feita a prova do contrário, o preço a pagar pela solidariedade europeia e pela protecção do fundo monetário europeu passa pela transferência de uma parte da soberania orçamental dos Estados, pelo menos dos indisciplinados, para a UE. Esta evolução corresponde ao início ainda tímido, mas claro, do "governo económico" que tem sido exigido sem sucesso pela França.

A crise do euro pôs a nu o sentido das críticas mais frequentes que têm sido feita à UEM, e que assentam na impossibilidade de uma moeda única sobreviver, a prazo, sem uma união política entre os países que a partilham. Num fim-de-semana alucinante, os responsáveis europeus iniciaram o processo de correcção desta omissão.»

PSD, PS MAIS UM D, DE DESASTRE ECONÓMICO?

Mais uma vez iremos ao arrepio das soluções necessárias e com efeitos, como se em Portugal fosse impossível tomar as decisões que vão no sentido certo. 
Alguém analisou o que acontecerá às receitas se elas aumentarem em valor de taxa? 
Aumentarão em volume, pela certa? Ou o efeito negativo das mesmas não deixará Portugal com a mesma receita, mas mais desemprego e em última instância menos economia futura.
A opinião quase unânime de muitos blogs, vão no mesmo sentido!
Afinal a política dos paninhos quentes, da contrapartida da diminuição dos 2,9% soa a não querer mexer nos verdadeiros privilégios das reformas duplicadas e outras barbaridades que nos fazem não acreditar em profissionais da política!
«A solução para Portugal é outra, passa por cortar violentamente na despesa e diminuir os impostos, permitindo aos contribuintes singulares e colectivos terem maior disponibilidade financeira – uns para a poupança e algum consumo e outros para investimento e produção. Só assim se cria riqueza.» Albergue Espanhol.»

terça-feira, 11 de maio de 2010

APARIÇÃO: A TERCEIRA MÃO DE CAVACO

DISPOSIÇÕES DE UM LAICO

O PAPA NEGRO DAS FINANÇAS

Numa altura em que o crédito mal parado se avoluma em Portugal, o governo pretende aumentar os impostos.
As medidas do governo, mais uma vez, são reactivas e irracionais. 
Como bem diz Dº Januário Torgal a pobreza e a fome aumentam clamorosamente em Portugal. Para um governo socialista a vergonha devia ser total!
Enxugue-se pois o Estado sem aumentos de impostos que afectam fundamentalmente os mais pobres, já que aos mais abonados um ou dois pontos do IVA são peanuts no fim do mês.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

A CRISE AO MOMENTO: O CIRCO MONETÁRIO!

“Investor sentiment has swung from increasing concern last week about a global financial crisis mark two, to now thinking that the [European sovereign debt] problem will be more contained,” said Shane Oliver of AMP Capital Investors in Sydney.

Seguir a crise ao momento, step by step, é talvez a melhor forma de compreender o que é o sistema monetário internacional, hoje.
É que os mercados hoje vivem da oscilação e do boato, num verdadeiro circo monetário, da depressão à euforia e onde um but funciona como um tiro de pistola. Ora vejam:

  • A EUFORIA: The stabilisation scheme consists of government-backed loan guarantees and bilateral loans worth up to €440bn provided by eurozone members; a further €60bn supported by all European Union members through expansion of an existing balance of payments facility; and up to €220bn provided by the International Monetary Fund.
  • A ANÁLISE: Analysts said Asian stocks rose because the emergency actions had lowered the risk of an economic crisis in the eurozone, which is a huge market for Asian exports. 
  • A REACÇÃO: Credit markets also reacted sharply to the news. In the credit default swap market, the cost of protecting Asia-Pacific bonds against default fell by the most in a year.
  • A CONTRA-REACÇÃO: But some analysts warned that the market euphoria surrounding the EU emergency measures could prove short-lived.“We find it hard to escape the conclusion that, for now, the EU plan not only lacks details but, even if it is for real, faces some serious road blocks,” said Louis Gave at research house Gavekal in Hong Kong.

OS DONOS DA CRISE: A CADA POMBAL, O SEU POVO!

Nunca é demais relembrar os donos da crise em dia em que alguns partilharão com o o Grande Economista os passos encontrados da Ajuda, lá onde o mar debruou a ouro os caminhos do exílio: ou verdadeiramente pensam  ingenuamente que os nossos navegadores quiseram armar as gáveas  e os panos apenas para dar novos mundos ao mundo?
Terão, no entanto, estas figuras, quais donos da bola da farsa, sido os únicos e fundados actores do mau estar nacional?
Responda quem não tem telhados de vidro e quem não se assustou pela festa nacional do título, arrancados pedaços do leão e do capachinho de pedra do Conde de Oeiras e Marquês de(o) Pombal!

Pró-memória: ministros das Finanças desde o Twenty-five, filiação partidária, data de tomada de posse, e nº de meses no cargo (entre parêntesis):

   Vasco Vieira de Almeida, Independente, Maio de 1974 (2)
   José da Silva Lopes, Independente, Julho de 1974 (8)
   José Joaquim Fragoso, PCP, Março de 1975 (6)
+ Francisco Salgado Zenha, PS, Setembro de 1975 (10)
   * Henrique Medina Carreira, Independente/PS, Julho de 1976 (19)
   Vítor Constâncio, PS, Janeiro de 1978 (7)
   José da Silva Lopes, Independente, Agosto de 1978 (3)
   Manuel Jacinto Nunes, Independente, Novembro de 1978 (9)
+ António Sousa Franco, Independente/PS, Agosto de 1979 (5)
   * Aníbal Cavaco Silva, PSD, Janeiro de 1980 (12)
+ João Morais Leitão, CDS, Janeiro de 1981 (8)
   * João Salgueiro, PSD, Setembro de 1981 (21)
   * Ernâni Lopes, PSD, Junho de 1983 (29)
   Miguel Cadilhe, PSD, Novembro de 1985 (50)
   * Miguel Beleza, PSD, Janeiro de 1990 (21)
   Jorge Braga de Macedo, PSD, Outubro de 1991 (26)
   * Eduardo Catroga, PSD, Dezembro de 1993 (22)
+ António Sousa Franco, Independente/PS, Outubro de 1995 (48)
   * Joaquim Pina Moura, PS, Outubro de 1999 (21)
   Guilherme d'Oliveira Martins, PS, Julho de 2001 (8)
   * Manuela Ferreira Leite, PSD, Abril de 2002 (26)
   * António Bagão Félix, Independente/CDS, Julho de 2004 (8)
   * Luís Campos e Cunha, PS, Março de 2005 (4)
   Fernando Teixeira dos Santos, PS, Julho de 2005

+ Falecido
* Presente no encontro

FAITES VOS JEUX

Euforia na bolsa com PSI 20 a disparar 7,6%
Às 08h05 do dia da graça de nossa senhora a euforia na bolsa com o PSI 20 a disparar 7,6%.
Será que esse povo China, que faz da vida um jogo, já domina os mercados mundiais de casino?
E ainda nos querem convencer que não é necessário reformar o Sistema Monetário Internacional, esse sistema abstruso que é cada vez mais um casino cheio de máquinas debruadas a ímans.

PASSADO FUTURO ETERNO

Há gente que teima em querer fazer o tempo voltar para trás.
Mas o tempo não volta para trás.
Algo que me faz confusão é essa necessidade insana, de alguns, para quererem reproduzir e reconduzir o passado à semelhança do presente. 
Essa necessidade quase doentia de alguns de idolatrarem o passado como forma de se realizarem no presente e no futuro.
Curiosa e normalmente são os mesmos que não respeitam o presente e vêem nos outros apenas uma forma de se pensarem etéreos no futuro.

A PARADA CORDIAL

Ver ontem no desfile do Kremlin os valentes soldados Russos a marchar ao lado dos garbosos Americanos, Ingleses e Franceses, com Merkel e Putin no púlpito aos segredinhos, muita confusão deve ter causado aos veteranos Soviéticos.

Muita confusão deve também ter causado esta entente cordial às almas dos valentes soldados Polacos massacrados e sepultados na floresta de Katyn!

RESPOSTA MACIÇA:A NOVA DIMENSÃO DA RESPOSTA!

Chegará, não chegará, este mecanismo de emergência, esta resposta política maciça para acalmar os mercados e salvaguardar o Euro?

"O que for preciso" na abordagem da gestão de crises, depende do impacto, da durabilidade da medida, das consequências não intencionais, operacional, conceptual, eficazmente!

Aguardemos calma e serenamente pela alvorada dos mercados!



A SOLUÇÃO MAIS FÁCIL A CURTO PRAZO QUE SAI CARA A MÉDIO, LONGO PRAZO

«Governo estuda aumento do IVA»

Diminuir a despesa pública é algo que é demasiado complicado para o governo. 
À mão está sempre o fácil instrumento do aumento dos impostos que nos levou a esta situação.
Mas um governo que não aprende e peca pela falta de seriedade prepara-se para aumentar o IVA, o imposto que mais afecta os mais pobres.
Exigir um corte por igual e uma poupança de 10% em todos os ministérios, cortar no subsídio de férias de todos os funcionários com mais de 1500 € de salário, cortar nas viagens em executiva dos funcionários públicos, extinguir as reformas em duplicado, é algo que o governo não faz.
Porque este governo não governa para os Portugueses, governa para si próprio, e como tal é um governo anti - patriótico e anti - nacional!

domingo, 9 de maio de 2010

INSTABILIDADE CRIATIVA: NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFERE!

Se há algo que os mercados gostam, essa figura mítica que ninguém conhece, é de confusão e instabilidade.
Da instabilidade se faz pânico e do pânico se fazem doces ganhos.
Glosando Lavoisier: nada se perde, tudo se transfere! 

«Mercados atentos à estimativa do PIB da Zona Euro»

OS 27 DA TÁVOLA REDONDA EUROPEIA: SER OU NÃO EUROPEU?

To BE OR NOT TO BE? THAT´S THE QUESTION!

Será que o fundo de emergência acalmará os mercados?
A Grã-Bretanha parece renitente em abraçar o projecto. A Eurolândia devia marcar posição de que o país da União que não apoiar o fundo deve, em caso de ataque contra a sua moeda, ficar abandonado à sua sorte.
O tempo é de solidariedade e não de egoísmos rufenhos!
Afinal o Mordoff do dinheiro, dispõe as suas tropas para o campo de batalha do mercado de amanhã!

Por onde anda Merlin, o mago, nestes dark times? 

PEDRO PITTA BARROS, JOÃO DUQUE E MEDINA CARREIRA

Mais um bom programa para abrir os olhos a quem os quer abrir.

Conotado como os pessimista de serviço, Medina Carreira e João Duque foram ontem secundados - e muito bem - por Pedro Pitta Barros.

As parceria público privadas, PPP, foram o tema e demonstraram, à saciedade, como são extraordinários instrumentos de desorçamentação.

As putativas privatizações são mais um  crime de lesa país, naquilo que deverá ser o último finado. Privatizar empresas - para diminuir a dívida em 4 pontos - e os fluxos posteriores de dividendos? não só é de rir, como em qualquer país civilizado seria crime. Privatizar só as empresas com prejuízo ou as empresas que actuem no mercado da concorrência. 
Aos senhores gestores como prova da sua competência, o Estado devia-lhes apontar o caminho da CP!

Privatizar monopólios naturais é criminoso, como está demonstrado no caso da Galp e Edp. Hoje milhares de milhões de Euros fogem todos os anos das mãos dos Portugueses, para os bolsos de alguns, sejam accionistas manipuladores de mercados, sejam administrações que se locupletam de forma descarada. Os pequenos accionistas, esses não tem voz e são um joguete nas mãos dos grandes.   

PPB não tem dúvidas que a excelência do banquete do orçamento, dos grandes nacos de carne até às minúsculas sobras, que caiem nos últimos anos em  crescendo para um povo em negação - secundados pelas bestas que multiplicam e se procriam - revela o drama da descida aos abismos da dita democracia Portuguesa.

Esperam-nos a continuação do ciclo vicioso da pobreza, os aumentos do IVA de 2% para pagarmos o saque do séquito dos republicanos reis e tudo mais que se verá, num país com muitos Ali-Bábás e muito mais do que quarenta ladrões.

A LINHA QUE ACABA EM COISA NENHUMA - PARTE 2

Ontem perguntava se o TGV não se preparava para entrar pela ponte 25 de Abril?
A resposta parece hoje dada e parece ser esse o caminho.
De qualquer modo a terceira ponte sobre o Tejo, no local que está(va) prevista, parece-me um projecto com rodas para andar, não pela entrada prevista do TGV mas pela integração do Barreiro na malha da cidade.
O timing não é obviamente o correcto, mas logo que a situação financeira o permita, seria bom relançar a ponte: pela integração do Barreiro na malha da cidade - e já agora com o metro - e pela precaução de uma nova ponte como suporte às existentes.