sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

FADO PORTUGUÊS: DESCONTENTAMENTO DESCONTENTE

O descontentamento é de facto um problema de paralaxe. Depende do ângulo em que nos encontramos. Hoje estava num desses dias. Em paralaxe, ou seja enjoado por um enfartamento de que não sou responsável. Nem por omissão por sempre ter cumprido as minhas obrigações, nem por acção já que coloco-me normalmente na posição de vários observadores. O problema é que o que vejo normalmente não é visto por outros observadores. Talvez o erro seja meu, por ser demasiado alto. Mas também dizem que os altos têm uma  bonomia maior por não se preocuparem tanto com o contraste com os outros.

Hoje estou realmente em erro de paralaxe perante a análise do texto: talvez seja por ver tantos postos em paro, sem rede e sem ver como sustentar a bonomia.  

A PERGUNTA QUE OS PORTUGUESES SE COLOCAM: COMO SOBREVIVER AO PASSISMO?

«Preços vão subir em 2012, mas apenas para suportar aumento do IVA - Associação da panificação»

Rendas, Segurança Social dos independentes, IMI, IVAS A 23%, aumentos de IRS, aumentos da electricidade, aumentos IRC repercutidos nos preços dos produtos, taxas moderadoras... e o resto que virá a bem da COMPETITIVIDADE!

A culpa obviamente não é deste governo de mentira, é da TROIKA das costas quentes!

 

FRANCESES CAMPEÕES DO PESSIMISMO PARA 2012

Parece que os Franceses são os campeões do pessimismo para 2012. 
Agradeçam ao sr. Sakorzy e à sua "consorte" Merkel.

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

RESPOSTA AO POST DE TAVARES MOREIRA: Professores serão casta superior, estando-lhes vedada a emigração?

Caro Tavares Moreira

Sempre me considerei um social democrata. Mas custa-me fazer parte de uma geração desumanizada, seguidista, responsável em geral pelas asneiras, pela corrupção instalada, pela rapina do Estado, incapaz de um grito de alma e de empatia com o seu povo de que tentam mesquinhamente muitos não fazer parte (como se olhassem o povo como um corpo exterior só passível de confisco a bem da refeição do orçamento).

A carta que o comentador anterior aqui trás é um libelo acusatório a uma elite (pseudo, muitas vezes com menos formação do que aqueles que sofrem, incapaz de humildade e que vive numa lógica de contínuo confronto partidário e cinzentismo acrítico partidário).

Por mais que se queira amenizar, PASSOS foi de uma total inconveniência e de uma infelicidade tamanha. O problema que aqui se coloca não é o da dimensão do Estado, mas a da criação de condições para a não exclusão dos nacionais do seu território de nascença e o direito à habitabilidade no seu território (e que não se confunda a criação dessas condições com o Estado, que deve ser um facilitador indirecto e não um promotor directo).

Fosse Passos um "menino" formado na realidade das empresas não detidas pelos amigos partidários e perceberia a verdadeira realidade do país (os monopólios que se querem privatizar, não abrir à concorrência) e o papel mais importante de um PM: o de motivar e tornar includente os cidadãos que lhe emprestaram a legitimidade com base em afirmações infelizmente contrárias à realidade (o que indicia, seja Passos , seja o senhor anterior, seja um outro qualquer representante, uma democracia totalmente viciada e medíocre).

Não dá um daqueles empregos das juventudes partidárias elevados a assessores e especialistas aos 25 anos, dizer uma coisa destas? Não dá, com certeza! Mas dará para pelo menos não ter de fazer migrar e alienar a nossa dignidade! Um luxo para os tempos que correm!

BRINCAR AOS GOVERNOS!

«E exemplificou: «Em França houve um aumento de inscritos no consulado de Clermont - Ferrand, de novos portugueses que estão a chegar de Portugal, e agora o Governo vai fechar o consulado».

«Por um lado fecha [consulados], por outro quer empurrar as pessoas para fora», lamentou o conselheiro, afirmando que o Governo está «a tentar ser inovador, mas inventando». «Talvez queira entrar para o Guinness», ironizou.»
Está na altura de exigirmos um governo de salvação nacional onde não haja lugar a juventudes irresponsáveis e incongruentes de qualquer partido.

PERCEBER A CULTURA E O PENSAMENTO ALEMÃO

«Para que a confiança regresse, no entanto, "é necessário que a crise na zona euro não se prolongue por muito mais tempo", advertiu o economista alemão.
Caso contrário, o abrandamento da conjuntura poderá começar a traduzir-se num aumento do desemprego, "o que seria veneno para a procura", sublinhou o diretor do DIW.»
O que não serve para os alemães serve para os Portugueses.
Expiem as culpas diz Passos através da sua inspiradora, Merkel.

UM CONFLITO PODE POLIR A PAZ?

Vivemos tempos imensos de conflitos, entremeados por pequenos momentos de paz. São os conflitos do pão, da ilusão, do ciúme, da inveja, dos sonhos desfeitos, das traições, das inseguranças, da solidão. 
São até os conflitos da razão ou da falta dela. Polindo a paz os conflitos podem entretanto ser demasiado destrutivos, não permitindo a ilusão da criação destrutiva, tão destrutivos que só sentimos paz quando cerrarmos os olhos.

PELA CONCORRÊNCIA... ANTES DE SE SER GOVERNO!

«Trabalho: Governo quer limitar aumentos salariais no sector privado»

SOBRE A FALÁCIA DA PROCURA DE CRÉDITO E DERIVADAS

Não há, de facto, a mínima dúvida que a a contracção de crédito se encontra no lado da oferta. Que não haja, no entanto, dúvidas que as sociedades vivem de confiança, confiança no presente e futuro. E sem confiança o dinheiro não circula, tornando-se cada vez mais meio de entesouramento e cada vez menos meio de pagamento. As economias contraem, porque contrai a iniciativa (atomizada e em larga escala) e se instala o medo e a descrença.

Por isso alguns economistas falam na economia da felicidade, uma economia completamente contrária à economia baseada no empobrecimento de franjas cada vez maiores da população e baseada em arquétipos como a sustentabilidade, a igualdade de oportunidades, o respeito pela natureza, o ordenamento territorial, a fruição do tempo, do imaterial e dos bens culturais (afinal uma economia onde esteja contido o modelo social Europeu).
 
Tudo contrário a uma economia baseada no excesso como desenvolvimento (excesso de tempo de trabalho, excesso de consumo de recursos materiais, excesso de impostos... na destruição da felicidade, seja ela familiar ou individual).

A globalização inevitável configurada no espaço e tempo, seria um movimento muito positivo não fosse (no caso da n/Europa) alguns se terem convencido que era o nosso modelo social Europeu o responsável pela falta de competitividade (a abater) e não a sua imposição em pé de igualdade a outros espaços. 

AS SCUTS E OS PÓRTICOS: COMENTÁRIO DA NET

«Agora ponham também pórticos nas estradas nacionais! Se mesmo assim o pessoal for por atalhos ponham pórticos à porta de casa das pessoas.
Ponham pórticos nas pontes, nos túneis, nas barragens, nos hipermercados, nos restaurantes e até na casa de banho! É preciso é esmifrar bem o povo!!»

PORTA ABERTA À EMIGRAÇÃO.: O TEU PAÍS COM ESTES POLÍTICOS E ESTAS POLÍTICAS CRIMINOSO(A)S NÃO TEM LUGAR PARA TI

A defesa do indefensável, a emigração, porque se demonstra ser incapaz de apoiar o próprio país, esquecendo para além disso factores como o mais grave, a natalidade, é desesperante, uma afronta e criminoso.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PORTUGAL A FECHAR: SÓ PPC PERMANECE INDIFERENTE

«Automóvel: concessionários podem ser obrigados a fechar
Redes de concessionários automóveis antecipam 2012 muito difícel e aceditam que conjuntura pode vir a ditar despedimentos»

domingo, 18 de dezembro de 2011

O LÍRICO NACIONAL

«Pedro Passos Coelho acredita que «Portugal vai começa a crescer em 2013» e foi isso mesmo que afirmou em entrevista ao «Correio da Manhã».

No entanto, o chefe do executivo português lembra que para isso têm de ser aplicadas as medidas de austeridade em curso: «menos salário, menos benefícios sociais, pensões mais magras e reformas severas na máquina do estado».

Com muita austeridade, gente com fome nas ruas, sem acesso à saúde, desempregados em catadupa, empresários desanimados e frustrados com a enorme carga fiscal, PASSOS DECRETOU QUE EM 2013 VAMOS COMEÇAR A CRESCER: SÓ SE FOR  NA EMIGRAÇÃO!