sábado, 12 de novembro de 2011

CORRUPÇÃO EM PORTUGAL

“Tudo começa no programa de concurso. Já falámos das privatizações, razão pela qual é indispensável uma atenção muito especial relativamente aos programas dos concursos. Relativamente aos concursos em geral devo dizer que o nosso balanço relativamente ao novo código de contratação pública é globalmente positivo, ainda que consideremos que podem ser introduzidos aperfeiçoamentos ditados pela própria experiência”, considera Guilherme Oliveira Martins.»

Mais vale acordar tarde que nunca na denúncia do espaço público. Porque na percepção já há muito a tinham. Não a denunciam porque não têm dados precisos, o que beneficia o infractor; não o denunciam porque não querem fazer ondas, porque as ondas pagam-se em espaço de não conforto. 

Cândida Almeida e Guilherme de Oliverira Martins dizem que há concursos que já tem destinatários fixos.

Acordaram tarde ou olharam demasiado tempo para o ar, porque isso acontece há muito em quase todo o sector público. O estabelecimento dos cadernos de encargo são previamente acordados com os putativos adjudicatários.

Numa sociedade onde todos são tios e primos isso sabe-se no informalismo, apesar de muitos pensarem que estão a fazer a jogada do espertismo.

A única condição positiva de uma sociedade despida do estado é que a corrupção passa a ser uma condição do espaço privado e não do espaço construído por todos nós. Nesse aspecto o liberalismo de Passos é positivo. 

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

CAVACO VÁLVULA DE ESCAPE?

A leitura dos comentários na bloga mostra cada vez mais portugueses descontentes bastando um pequeno rastilho para muitos explodirem.

A responsabilidade deste estado de coisas é a sensação de injustiça e de pagamento por conta dos muitos que andaram a roubar Portugal seja no BPN, seja através de lugares que deviam servir o povo.

O pior que podia acontecer a Portugal era um ambiente mais efervescente, uma espécie de PREC que já se sente.

Cavaco muito responsável pela passividade no primeiro mandato parece agora querer emendar a mão e servir como válvula de escape nacional.

EDP MONOPÓLIO INTRAGÁVEL

«Vamos utilizar o nosso poder. Dia 20 de Novembro às 15.00 horas. A EDP já teme os prejuízos desta medida na escala dos vários milhões de portugueses, que estão conscientes do abuso a que estão sujeitos. Já recebi este e-mail 17 vezes nos últimos dias. Continuem a partilhar».

«A EDP mantém um nível de lucros totalmente incompatível com o estado do país e com os sacrifícios exigidos a todos nós. A EDP tem mais poder que o Governo de Portugal e conseguiu (vá-se lá saber por que vias) impedir uma medida que visava minorar os brutais aumentos da energia que se estão a verificar - e que vão, certamente, aumentar ainda mais os ditos lucros».

«A EDP mantém um monopólio (não de jure, mas de facto) uma vez que a concorrência não oferece aos consumidores domésticos (por exemplo) taxas bi-horárias».

«Proposta: no dia 20 de Novembro de 2011, às 15:00, a nível nacional, vamos, todos nós consumidores domésticos, desligar tudo durante uma hora (os nossos congeladores aguentam mais do que isso quando há uma «anomalia» na rede que nos deixa sem energia e as baterias dos nossos portáteis também)».

«Vamos repetir a acção até a EDP ter de nos pedir para parar com a coisa. Na qualidade de bons cidadão, que todos somos, pararemos mas só se os preços forem ajustados de forma a que os lucros da EDP se acertem pelo razoável, pelo socialmente justo e pelo moralmente correcto. Se gostarem da ideia, espalhem. Veremos no que dá».

A ECONOMIA DE CONCORRÊNCIA DE PASSOS

«Portagens nas autoestradas devem subir 4,36% em Janeiro
Os preços das portagens nas autoestradas e SCUT que passem a ser portajadas devem aumentar cerca 4,36% em Janeiro». 
Numa altura em que se exige desvalorização salarial os conglomerados da economia do não transaccionável continuam a aumentar os preços, apesar da diminuição da procura.
É por estas e outras que a política do actual governo merece pouca credibilidade. 

A PASSOS DA TROIKA

Há quem ache Passos mal preparado e ingénuo. Eu também acho. Passos tem falta de estofo de estadista, não basta ser um recém licenciado para se ser primeiro ministro de Portugal.

Só um ingénuo pensa que as medidas saídas da Troika não têm objectivos escondidos de controlo da economia Portuguesa e de aproveitamento de muitas das suas virtualidades. No futuro só nos resta empobrecer não porque fosse verdadeiramente necessário mas porque a impreparação e ingenuidade de Passos o vai fazer acontecer.

Já Passos percebeu na sociedade civil a motivação dos Portugueses? Já se apercebeu que não se pode governar sem motivação? 

O FIM DA GALP

A destruição das empresas Portuguesas começou. Os accionistas da GALP já mostraram em bolsa o que pensam sobre a venda de parte da GALP Brasil a investidores Chineses.

QUEM É VERDADEIRAMENTE PASSOS COELHO?


Depois de ver isto perguntamos. 
Quem é verdadeiramente Passos Coelho e/ou o sinistro Miguel Relvas?

NOVAMENTE A PALAVRA SÁBIA DE ANTÓNIO BARRETO

«Na sua intervenção, o sociólogo defendeu que «enfrentar a crise implica capacidade para construir o equilíbrio entre austeridade e Estado Social, ponderar a austeridade com as reformas estruturais e sociais, contenção e desenvolvimento».

António Barreto defendeu que a crise é portuguesa e também europeia e internacional, apontando o dedo à União Europeia (UE), que considerou «uma fonte inesgotável de frustração, desapontamento e recriminação», criticando a falta de solidariedade.

«[A UE] resume-se aos interesses da Alemanha e da França», afirmou, realçando que os dois países «procuram exercer o seu poder e a sua potência, através da UE».

GASPAR: ALMODAFAR O INSUCESSO

«O ministro das Finanças acusou o PCP e ao BE de serem os promotores de um eventual fracasso do programa de resgate financeiro. "Permitam-me aqui notar, com desgosto, que são aqueles que repetidamente referem a inevitabilidade do fracasso do programa que mais dividem os portugueses e favorecem, por acções e atitudes, tal desfecho".»
Gaspar prepara-se para "almofadar" o desfecho previsível de insucesso. A dimensão do deficit e da dívida é já tão grande e incapacitante da economia - sair do colete de forças em que está metido - que Gaspar prepara a retirada estratégica.

As especificidades da economia Portuguesa são tais, entre a falta de concorrência e os salários baixos que não promovem mercado interno, que estas medidas arriscam-se quase à partida ao falhanço. 

Não se pode pedir à população Portuguesa, com a classe média já na sobrevivência, que se imole durante dois anos já com mais água que pão. 

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

A REALIDADE: 8.000.000.000 SÓ DE JUROS

«Mário Soares disse esta quinta-feira que o primeiro-ministro é «um homem sério» que «está a fazer um grande esforço», mas que é preciso «convencê-lo» de que há alternativas à austeridade que propõe aos portugueses.»
Concordo com Soares e com a existência de alternativas. Não concordo com Passos quando responde por interposto Gaspar a Santos Pereira: qual das três palavras não entendeu? NÃO HÁ DINHEIRO! 

A realidade nacional é esta. Temos de pagar em 2012 só de juros 8.000.000.000 €, qualquer coisa como 2.000 € por activo. 

Será isto sustentável? Não me parece e portanto outras medidas são urgentes. Renegociação, incumprimento, mesmo com a saída do Euro e com a queda de 30% do PIB nacional? Seja, é melhor isso do que uma paz podre e um definhar/arrastar para a frente com a barriga. A parede está aqui já à frente mesmo com esta ilusão salvadora.

ARTIGO 1 DA NOVA CONSTITUIÇÃO: OS CANDIDATOS ELEITOS COM BASE EM AFIRMAÇÕES DIVERSAS DA REALIDADE IMPLEMENTADA DEVEM SER SUJEITOS A NOVO PLEBESCITO

Jerónimo de Sousa acusa Passo de ter vencido as eleições com base na mentira e omissões. E não é que JS tem razão. 
A favor de Passos joga entretanto o desconhecimento da verdadeira situação de Portugal.

Mas será isto razão suficiente ou estamos num Estado em quem melhor omite e mente vence eleições.

UM NOVO MURO DE BERLIM OU UM MURRO NA UE?

«Crise na Europa leva França e Alemanha a falarem num euro só para ricos»

Uma eventual concertação destes dois países para a construção de um novo muro de Berlim devia ter como resposta a saída da própria UE, dado que seria entregar o ouro ao bandido.

Um espaço interno de comércio sem contrapartidas para os países como Portugal, enquanto Alemanha e França se banqueteavam com a destruição do nosso tecido produtivo.

A Europa Alemã e Francesa tem de ser confrontadas com o facto de que se querem ser a fábrica e o celeiro da Europa eliminando a produção dos países mais frágeis tem de pagar sob a forma de muita coesão. De outro modo servimos-lhes o mercado e recebemos nada em troca.

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

O REGRESSO DA EMIGRAÇÃO

Ver Portugueses e Portuguesas a ter de emigrar em busca de sustento faz-me doer a alma.
O regresso da diáspora no século XXI é consequência da manutenção dos erros do passado, de uma classe elitária e de uma classe política com os mesmo defeitos da 1ª república.
Para aqueles entre nós que são licenciados, mestres e doutorados mas que não se revêm nesta forma gestionária, quase de apartheid social, custa também assistir a todos os cérebros e gente qualificada que se perde para o país - quase todos os que tem ambição e vontade pelo mérito.

Custa assim engolir as palavras do secretário do estado da juventude ao apontar a emigração aos mais jovens como perspectiva de futuro. Muitos perder-se-ão em boas carreiras e casamentos empobrecendo por mais cem anos um país que gerido com justiça e equidade tinha tudo para singrar.

CADA VEZ MAIS INDIGNADOS

«Está a chegar o dia em que os pobres não terão nada para comer a não ser os ricos (A)»

GESTORES VÃO MANTER SALÁRIOS ATÉ AO FINAL DO MANDATO: AFINAL A AUSTERIDADE NÃO É URGENTE

«Gestores vão manter salários até ao final do mandato»

PARQUE ESCOLAR: O MUNDO A SEUS PÉS

«Curiosamente, para realizar o negócio apenas com as empresas escolhidas, invoca-se o Artigo 24.º, n.º 1, alínea e) do Código dos Contratos Públicos, que diz o seguinte: “e) Por motivos técnicos, artísticos ou relacionados com a protecção de direitos exclusivos, a prestação objecto do contrato só possa ser confiada a uma entidade determinada;”
Ou seja, deve haver um ilustre consultor jurídico que entende que para prestação de serviços de gestão e fiscalização de empreitadas há lugar a direitos de autor ou que apenas aquelas duas entidades associadas conseguem, no mundo, realizar aqueles trabalhos.
P.S. – Ontem ouvi Guilherme Oliveira Martins falar na televisão sobre corrupção e transparência. Será que não há nenhum jornalista que tenha a coragem de lhe perguntar o que é feito do relatório da auditoria da Parque Escolar realizado em 2010?»

PROPOSTA DE AUGUSTO MATEUS


A proposta de fundo de Augusto Mateus é uma proposta inovadora de outro dos grandes pensadores e economistas Portugueses.
Há de facto alguns ex-ministros que marcam pela qualidade e intervenção o que é ser-se Português, contrariamente a outros que usaram os gabinetes ministeriais como trampolim para outros fins menos claros e públicos.

Assim Augusto Mateus junta-se a Silva Peneda e a outros que não criticam apenas, mas apresentam soluções desempoeiradas e isentas do q.b. da ideologia. 

Este megafundo mataria dois coelhos de uma só cajadada: alimentava a banca com capitais tão necessários à economia e antecipar-se-ia à hecatombe anunciada da entrega das casas de centenas de milhar de inquilinos à banca. 

«O megafundo público serviria para comprar imóveis cujos donos não pagam à banca. A criação de um megafundo imobiliário de oito mil milhões de euros, com dinheiro do Banco Central Europeu (BCE) e da Comissão Europeia (CE), é uma das propostas do economista Augusto Mateus...»

A ECONOMIA ESTÁ A TORNAR-SE SOMBRIA SEM A VISÃO SOCIOLÓGICA DOS FACTOS

Para todos os que andaram bastos e reluzentes anos na universidade, a universidade da net começa a ser uma alternativa válida de aprendizagem e reflexão para a vida.
A ciência econômica, no ultimo século, se entregou totalmente ao positivismo científico, ao utilitarismo; e, com a avalanche keynesiana, virou uma completa conversa de loucos travestida de ciência. Um amontoado de equações (há quem diga que a economia hoje é apenas um braço da matemática) que não querem dizer coisa alguma, e que servem apenas para apresentar um verniz científico para respaldar políticos que querem gastar cada vez mais e mais. No meio acadêmico, produz-se em massa teses que ninguém lê e que pessoas comuns jamais entenderiam. Ciência Sombria? Ciência feliz!
Esta tirada, "tirada" da Ciência Sombria reflecte uma posição também ela sombria sobre a denominada ciência económica. Numa das minhas aulas de sociologia, nunca mais me esqueço do estudo da biografia de Talcott Parsons, o sociólogo Americano que foi inicialmente economista e que se desgostou com ela ao perceber que não dava verdadeiramente resposta às questões do homem. E, assim, Talcott Parsons decretou que a economia não era senão uma excrescência das ciências sociais e da sociologia em particular.   

SOARES DOS SANTOS: OS GESTORES QUE NOS TROUXERAM ATÉ O ESTADO A QUE CHEGAMOS NÃO TÊM CONDIÇÕES DE NOS TIRAR DELE

Soares dos Santos acusa a medida dos tectos salariais para gestores públicos como convite à mediocridade. Será que tem razão ou é uma visão distorcida de quem associa o vil metal à boa gestão - como se não houvesse bons gestores preparados para gerir melhor por menos dinheiro. No último congresso do PS pró Sócrates, Rómulo Machado, militante socialista e advogado,  corajosamente como é seu timbre,  atirou à carneirada socialista de momento: "o PM que nos trouxe até este estado de bancarrota não tem condições para nos tirar dele!". 

Façamos então uma pequena investigação "sobre" os comentários colocados na peça que deu origem a este post. 

De Kurrusivo, HG, ez, Guitoo, daholanda, Rafa, mm, Mario e Bravo extrai-se o seguinte:


  • Os gestores públicos municipais e de empresas municipais são incompetentes e responsáveis independentemente do que ganhavam

  • Salários à medida do país e salários baixos que temos

  • Princípio dos ricos Portugueses: provocar miséria (salários baixos), pregar caridade para os preparar para os levar para o céu

  • Na Holanda o governo está a fazer o mesmo: chama-se adequação e justiça social

  • A corrupção e a promiscuidade existe apesar dos salários: a questão não é de mais ou menos, é de ética

  • Salários altos gestores públicos = lugares para boys partidários

  • Porque só são ouvidos os grandes empresários que “dormem” na cama com o poder político

  • Até aqui pelos altos salários só temos tido competentes?

  • Excelência e mérito: já alguém ouviu falar para ocupar cargos?

terça-feira, 8 de novembro de 2011

BYE, BYE BERLUSCONI

Com a Itália a ser fortemente pressionada pelo duo a que parece estar votada a UE, pode perguntar-se.

Estaremos perto de um plano para criação de uma  moeda, duas paridades? 

O Euro forte e o Euro fraco, resolvia o problema da Alemanha. A alergia à criação de moeda via BCE com a consequente desvalorização cambial que não é do interesse das suas fortes e crescentes exportações.

NORTE, SUL E OS IMPOSTOS

Enquanto os países do Sul são convidados a subir impostos para destruir a sua economia e colocarem as empresas mais apetecíveis nas mãos dos grandes gananciosos do Norte, a srª Merkel quer baixar os impostos. Impostos que servem para os outros não para os Alemães.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

RIO QUER CORTE PARA TODOS

«Orçamento
Rio defende corte de salários para todos os trabalhadores»

Já se esperava que a trupe daqueles que vivem do estado fossem em perseguição do sector privado.
Continua em Portugal a não se perceber para que serve o estado. 

O estado serve para servir as empresas e as famílias não para se servir delas - as empresa privadas que criam riqueza.

Sem empresas privadas o estado é não existente.

Querer não colocar o estado à dimensão da economia é nada querer mudar e continuar a manter um modelo que não cria riqueza.

À ATENÇÃO DE PASSOS II: VILMA

«A crise que afecta especialmente a Europa e os Estados Unidos não se resolve com medidas que geram desemprego ou com a flexibilização da legislação laboral, mas com decisões de estímulo ao crescimento, afirmou a Presidente brasileira.

Dilma Rousseff fez estas declarações durante o seu programa semanal de rádio, «Café da Manhã com a Presidente».

IGUARIVARIUS

NIF: 509541119 CAE: 46390 Início de Actividade: 19-07-2010 Empregados: 1 Estado: Activa
Entidade: Iguarivarius Lda
Nome Comercial: Iguarivarius Lda
Morada: R. de Pedrouços, 111, Bl. A, Fracção 3
Localidade: Lisboa
Código Postal: 1400-288 LISBOA
Distrito: Lisboa Concelho: Lisboa Freguesia: Santa Maria de Belém
Página Web:
Facebook:
Twitter:
Actividade: Comércio por Grosso e a Retalho
Categoria: Comércio por Grosso Não Especializado de Produtos Alimentares, Bebidas e Tabaco
Apresentação: Indústria e Comércio de Produtos Alimentares
Produtos e Serviços:
Marcas: 

Na NET esta empresa de pernil de porco aberta em 2010 aparece com UM (LERAM BEM, UM) funcionário.

Um deles ou pelo menos o seu representante já sabemos que é Mário Lino, o Jamais.

As conclusões e as elocubrações ficam a vosso cargo, jamais a meu cargo.

CERTEZAS E INCERTEZAS

Do blog SEDES chega-nos a preocupação sob forma de questionamento e reflexão: 

«Certezas

Publicado por Filipe Rocha da Silva a 10:22 em Artigos Gerais
Certamente acho muito preocupante a ambivalência contemporânea mas ainda mais com as CERTEZAS perversas que se vão formando na opinião pública e que frequentemente não são testadas nem questionadas.
Exemplos:
- As disciplinas essenciais no Ensino Secundário: o nosso novo Ministro sabe perfeitamente quais são e quais não são. Essenciais no entanto porquê e para que fim? Corre-se o risco de culpar as disciplinas consideradas não essenciais pela ignorância em matemática, no entanto se calhar o tempo que é gasto em matemática é mal utilizado… É sempre mais fácil e rápido encontrar bodes expiatórios…
- Uma nota do CRUP ( Conselho de Reitores) de 7/06/2011 indica que “em 2010 se verificaram 1600 novos doutoramentos sendo metade na área de ciência e tecnologia”. Em que áreas não científicas e tecnológicas foram os outros? Serão tais áreas de doutoramento exteriores à FCT ( Fundação para a Ciência e Tecnologia)? Serão esta últimas áreas, num momento de crise, fúteis, inúteis ou não essenciais, e portanto devem ser reduzidas?
- Neste próprio fórum de opinião existiu muitas vezes um foco na distinção entre bens transaccionáveis e não transaccionáveis, o que me dá um pouco que pensar. No meu dicionário T. é aquilo que se consegue vender a outros. Há serviços que são facilmente vendáveis, por exemplo no turismo e nas indústrias culturais, e bens industriais que se tornam invendáveis. Compreendo que neste momento é importante que o que se produz em Portugal seja transaccionável, mas este conceito não aponta necessariamente para uns sectores de actividade em prejuízo dos outros. Em todos os sectores há bens T. e bens Não – T.
É importante definir o que significam palavras como essencial, ciência e tecnologia, transaccionável, visto que, como diz Lakoff: “Language always comes with what is called ‘framing’. Every word is defined relative to a conceptual framework.”»

...que exige tradução e permite reflexão.

O que Filipe Rocha quer dizer é que nem tudo foi mal no reino de Portugal. Estes doutoramentos, mesmo que em áreas aparentemente não transaccionáveis são o que de melhor pode acontecer a Portugal. Porque elevam o espírito nacional, reproduzem e alimentam a criatividade, promovem a diferenciação de bens culturais transaccionáveis. Pretender que só a área da ciência merece uma aposta, é esquecer que a ciência precisa em grande medida de tradução na prática e que só há ciência com o devaneio do pensamento (tenho até para mim que o grande problema dos políticos é a falta de tempo de reflexão de qualidade. Menos leis com mais tempo de ponderação e ascultação à massa da sua população traduzir-se-iam num país bem melhor e respirável).
Entretanto, que indústria Portuguesa suporta a nossa investigação? Quanto do nosso investimento em formação vai directo para a produção noutros espaços? Que lugar hoje na interrelação dos conteúdos e das matérias?

Duas resposta vindas de fora: a primeira, a necessidade urgente de Portugal apostar em produtos de valor acrescentado elevado, produtos só possíveis em nichos de mercado e diferenciados. A segunda, a necessidade de Portugal apostar na sua imensa cultura como factor vendável de produtos e serviços.

A aposta na formação, mesmo se cara e muitas vezes aparentemente pouco perceptível (pouco transaccionável?), é um dos melhores argumentos para o futuro. A tecnologia, como diz Filipe R. da Silva, não é o Magalhães, nem o transaccionável o lençol normalizado saído das extintas fábricas do têxtil, ou o inenarrável portal das finanças nos cada vez mais recorrentes casos de cobranças pelas finanças de multas totalmente desproporcionadas com factor 10 de multas e penalidades sobre portagens não passadas ou mal lidas. Esta, sim, a formação essencial, a da cidadania, da proporção, do antiestado que cresce num governo dito liberal, sob pena de brevemente estarmos sitiados por uma mancha antidemocrática e totalitária que estrangula até o mais despreocupado. 


Ah, só acrescentar: foi assim que começaram os governos autocráticos e totalitários. E tocam a todos: aos ditos liberais e até aos socialistas que se tornaram nacional socialistas. No fim da história (e ao interesse humano) só resta a liberdade. E a certeza que até a  linguagem dita de simplificação e liberdade para vencer (liberal)  pode até ser poluída e contraditada pelo framework conceptual.

E é isso que acontece em Portugal actualmente. Queremos mais simplicidade e complicamos, queremos mais liberdade para produzir e criar e penalizamos e esmagamos. Pela constante perda de direitos dos cidadãos contribuintes, pelo cutelo constante de uma máquina que nos destrói e paralisa até o sonho.

D.DUARTE A CONSCIÊNCIA DA NAÇÃO

«D.Duarte não perdoa «fortunas que abençoaram alguns políticos»
Pretendente ao trono português defende que políticos sejam responsabilizados»

Não conheço D. Duarte. Mas tenho que as suas intervenções têm sido caracterizadas por um sentido de estado e de pátria desprovida do mal partidário.
 
Entre uma república vinda do seio partidário e uma monarquia apenas simbólica e com sentido pátrio, optava já pela segunda.
 
A república está podre!

domingo, 6 de novembro de 2011

O CONFORTO DE MESTRE: ESTADO DE DIREITO V

MESTRE OU INDIGENTE?
CADA VEZ MAIS NOS PERGUNTAMOS PORQUE SÓ VAI PARA A POLÍTICA GENTE DESTE CALIBRE!

COPIAR A ARGENTINA: ESTADO DE DIREITO IV

«A Argentina transformou-se num Big Brother coletivo. Em todos os casos, rejeitados ou aprovados, a pessoa passa a estar sob a lupa das Finanças, orgão que tem sido usado pelo Governo para perseguir e intimidar empresários, jornalistas ou qualquer voz crítica ao Governo.
"Perante o problema de fuga de capitais, existiam até agora duas opções: a ortodoxia económica usada por países como Brasil, que consiste em desvalorizar a moeda, ou a heterodoxia usada por países como a Venezuela, que impõe o controlo de câmbios e o mercado paralelo", ensina o analista Rosendo Fraga, diretor do Centro de Estudos Nova Maioria.
"A Argentina acaba de inventar uma terceira variante: a coerção fática, a intimidação por fora das regras", completa Fraga.»

ESTADO DE DIREITO III

"Portugal
é hoje um paraíso fiscal, onde alguns inocentes imbecis se levantam para ir trabalhar todos os dias, recebendo por isso dinheiro, que depois lhe é ROUBADO por criminosos e ajuda a pagar ordenados de iluminados que bolsam certas leis" Barra da Costa, criminologista»

ESTADO DE DIREITO II: SERÁ VERDADE?

«ACHAM QUE A ELECTRICIDADE ESTÁ CARA?....
ESTE EMAIL DEVE SER REPASSADO AO MÁXIMO PARA TODA A GENTE FICAR A CONHECER O ROUBO QUE NOS É FEITO NA FACTURA DA EDP !!!
O QUE PAGAMOS NA FACTURA DA ELECTRICIDADE....
Caros amigos:
Vocês por acaso sabem o que pagam na factura da electricidade?
Eu também fiz a mesma pergunta antes de saber o que andamos a pagar.
Vejam, neste exemplo duma factura de cerca de 66,50 €.
O que se paga:
- 3,8 €, correspondentes a 6% do IVA (vamos passar a pagar 23%);
- 4,5 €, correspondente a 7% de Taxa para a RDP e RTP (para que Malatos, Jorge Gabrieis, Catarinas Furtados e outras p... e p... possam receber 17.000 e mais €/mês;
- 35,6 €, para subsídios vários, que correspondem a 53% do total da factura (em 2011 estes subsídios vários já atingiram 2.500 M€. Para não se perderem são dois mil milhões de Euros)
- 22,6 € correspondente realmente ao EFECTIVO consumo efectuado, ou seja 34% do total da factura. Desta forma, apenas consumimos 22,6 € de electricidade, mas pagamos no total 66,50 €.
Mas agora vamos ver o que são os subsídios vários, ou seja, os 53% do total da factura que pagamos, e que este ano já vão em 2.500 M€.
Permaneçam sentados para não caírem de cu:
- 3% são a harmonização tarifaria para os Açores e Madeira, ou seja, e um esforço que o país (TODOS NÓS) fazemos pela insularidade, dos madeirenses e açorianos, para que estes tenham electricidade mais barata. Isto é, NÓS já pagamos durante 2011, 75 M€ para aqueles ilhéus terem a electricidade mais barata!!!!!!!!!!!!!!!
«- 10% para rendas aos Municípios e Autarquias. Mas que m**** vem a ser esta renda? Eu explico: a EDP (TODOS NÓS) pagamos aos Municípios e Autarquias uma renda sobre os terrenos, por onde passam os cabos de alta tensão. Isto é, TODOS NÓS, já pagamos durante 2011, 250 M€ aos Municípios e Autarquias por aquela renda.
- 30% para compensação aos operadores. Ou seja, TODOS NÓS, já pagamos em 2011, 750 M€ para a EDP, Tejo Energia e Turbo Gás.
- 50% para o investimento nas energias renováveis. Aqueles incentivos que o Sócrates deu para o investimento nas energias renováveis e que depois era descontado no IRS, também o pagamos. Ou seja, mais uns 1.250 M€.
- 7% de outros custos incluídos na tarifa, ou sejam 175 M€. Que custos são estes? São Custos de funcionamento da Autoridade da Concorrência, custos de funcionamento da ERSE (Entidade Reguladora dos Serviços Eléctricos), planos de promoção do Desempenho Ambiental da responsabilidade da ESE e planos de promoção e eficiência no consumo, também da responsabilidade da ERSE.

Estão esclarecidos? Isto é uma vergonha. NÓS TODOS pagamos tudo!
Pagamos para os açorianos e madeirenses terem electricidade mais barata, pagamos aos Municípios e Autarquias, para além de IMI's, IRS's, IVA's em tudo que compramos e outras taxas... somos sugados, chupados, dissecados...»

ESTADO DE DIREITO?

«Os impostos mal cobrados deixam de ser devolvidos automaticamente a partir de Janeiro do próximo ano. Esta alteração está na proposta orçamental.

Quem pagou a mais só será ressarcido se reclamar nos 120 dias seguintes. Esgotado o prazo, perde o direito, diz o "Diário de Notícias".

Os prazos para avançar com este pedido de restituição do imposto são apertados e uma vez esgotados perde-se o direito de receber o dinheiro em causa.

Até agora quando se apercebia do engano, era a Administração Fiscal que tomava a iniciativa de acertar as contas com os contribuintes , dispondo do de um prazo de quatro anos para o fazer.

Os erros mais comuns aconteciam no Imposto Municipal sobre Imóveis (IMT) e Imposto de Selo»