sábado, 20 de março de 2010

MEDIOCRIDADE LENTA OU A REVOLUÇÃO DA DECÊNCIA NAS NOSSAS CABEÇAS: ARREDA, ARREDA!

I: «Portugal corre o risco da mediocridade lenta»António Mexia, presidente executivo da EDP pede às elites que cumpram o seu papel. Em Londres, onde convencia investidores a comprar acções, lamentou perseguição aos bónus dos gestores

António Mexia que já se esqueceu o que é viver com a semanada dos pais ou com uma bolsa de 600€ mês, inquieta-se por não receber num mês o que os seus compatriotas ganham em quarenta anos antes de ser lançados para o limbo da pobreza velha.

Mas é bom de saber, ele é elite. E elite em Portugal anda nas estradas em Ferraris enquanto as não elites engurgitam o pó que os diabos amassaram. Como diz Alice Vieira os doutos reis de Portugal era vê-los felizes nos seus automóveis enquanto gritavam à plebe: arreda, arreda!

sexta-feira, 19 de março de 2010

JOSÉ LELLO, UM VERDADEIRO ANIMAL POLÍTICO

As intervenções de José Lello, um verdadeiro animal político,  seja no plenário, seja em orgãos de comunicação social, revelam um Socratete político, bem na senda de algumas "simpáticas figuras" da nossa política, como ASS e outras excrescências democráticas.
O tempo de gente destas, detestável, que se julga dona do espaço público, revela o PS miserável e a precisar de uma limpeza democrática de A a Z.
Vinte valores para a intervenção de Jaime Gama, um senhor de outro PS!

ICESLAVE, GREECESLAVE, PORTUGALSLAVE...


Money makes the world go round... til slavery?

DEVOLVE-ME O ABONO DE FAMÍLIA!

O governo do socialismo democrático de última geração, cínico e incongruente, capaz disto:
«Anuncia-se uma amnistia fiscal a empresas, e a indivíduos, que tenham valores em off-shores e voluntariamente os declarem pagando uma espécie de taxa simbólica.Da AR dizem-me que não estão abrangidos pela medida aqueles casos de fuga aos impostos que já se encontram sob investigação criminal, e que costumam ser os únicos que restam depois dos mega-processos sobre n actividades ilícitas darem em nada.Estas são as amnistias de que o meu povo gosta.Vejamos se compensa.»
Enquanto Isaltino, o primo e os outros de face oculta, exultam  de satisfação por poderem finalmente gozar as mordomias em terra própria, que não alheia, o governo de última geração, é também capaz disto com os empregados-desempregados de última geração: 
devolvam-me os abonos de família, porque mesmo que tenhas filhos e não tivesses ou tenhas rendimentos, és uma não pessoa, um inexistente, um desabonado da vida, porque correste riscos por ti e por Portugal e te tornaste um salafrário de um profissional independente empreendedor falhado.  Dei-te, não sei porquê, talvez por uma estranha universalidade, mas agora exijo-te a devolução porque é preciso cumprir os critérios do PEC! 

SUICÍDIO EUROPEU: FMI 1 - UNIÃO EUROPEIA 0

«Primeiro Ministro George Papandreou no PE ... era a falta de Europa que estava a enterrar a Grécia - e no fundo a mandar a Europa pelo cano de esgoto abaixo...». Porque se a Grécia tiver de recorrer ao FMI, não é só a Zona Euro que se esboroa. E o FMI está a oferecer crédito à Grécia a 2%, muito convidativo face aos 7% do mercado dos abutres que inflaccionam os CDSs e, num ápice, premindo um botão num computador algures no mundo, podem anular os esforços dramáticos de contenção que os gregos já estão convencidos que têm de fazer nos próximos anos.»
A Nova Europa já não se escreve pela mão generosa de Schuman, Monnet ou Jacques Delors. A Velha Europa toma paulatinamente o lugar dela, esquecida da guerra, em guerra consigo própria. 
Merkel, Sarcozy, Berloscuni, são a má Europa que expulsa a boa Europa. A Europa que disse sim à deslocalização das suas empresas, apoiando os empresários gananciosos que deslocaram para a periferia fábricas e tecnologias à procura de maiores lucros. A Europa do Norte que se abriu, aparentemente solidária, à Europa do Sul, abrindo e abrindo-se espaço de mercados e consagrando um grande mercado - interesseiro? - interno. A Europa que cria critérios rígidos, ditos de estabilidade, e que se "borrifa" para o crescimento. A Europa que falava em solidariedade e nega hoje à Grécia uma simples garantia, garantia essa que até o FMI - esse organismo horroroso, maligno e castrador do terceiro mundo, saído do consenso de Washington,  se apresta a dar.
Como este Mundo está alterado e em ciclo acelerado de desgraça. 
Até tu, Europa, a quem muitos viam como a nossa ilha dos amores, cruzado o cabo das tormentas!


quinta-feira, 18 de março de 2010

VAMOS DAR AS MÃOS PELA INTELIGÊNCIA NACIONAL E UMA NOVA ORDEM CAPITAL!

Não será necessário uma nova consciência e uma nova ordem na repartição e na limitação do capital?

Que Belmiro, Amorim, Berardo e os restantes capitalista nacionais, demonstrem o seu amor à sua polis de origem em detrimento da ganância sem sentido e sem consciência de grandeza e futuro!
Petição para o investimento no transaccionável nacional, petição para a construção de um carro eléctrico nacional, já! 

LADRÃO QUE ROUBA PATRÃO TEM CEM ANOS DE PERDÃO?

«Os trabalhadores lembram que «o Presidente Executivo da PT, ganhou, em média, 25 vezes mais que o Presidente da República de Portugal, embora tenha responsabilidades infinitesimamente menores; há em Portugal 2 milhões de portugueses que vivem abaixo do limiar da pobreza; o País tem mais de 600 mil desempregados; os trabalhadores da PT têm vindo, nos últimos anos, a perder poder de compra porque a Administração lhes impõe aumentos salariais insuficientes, congelamento dos salários, aumentos dos custos com a saúde, etc¿. Sendo o salário médio líquido na PT na ordem dos 1.250 euros, na melhor das hipóteses um trabalhador na PT teria de trabalhar mais de 100 anos para auferir um valor igual ao auferido pelo Eng.º Zeinal Bava em 2009»

Estes Bava e outros engenheiros que tais nasceram sem vergonha e um pingo de consciência do seu tempo?
Urge criar um mundo novo!

BOAS PRÁTICAS?

«Coreia do Norte fuzila responsável pelas finanças do país
Governante foi executado por ter falhado a reavaliação da moeda e foi culpado por «ter levado a economia do país à ruína»
Governantes e gestores públicos após a leitura desta práticas Norte Coreanas, afagarão a garganta cientes que as boas práticas que empobrecem os Portugueses lhes salvam grandiloquentemente as gargantas e ainda lhes permitem a almofada e a quente quietude e recobro dos paraísos fiscais. 
 
 

ANATOMIA DE UMA CRISE, RECENSÃO PARTE 0: A CADA DÉFICE O SEU EXCEDENTE!

«O RMF (Research on Money and Finance), acaba de publicar um extenso relatório, do qual sou co-autor, que procura analisar as causas da recente crise da dívida pública nos países periféricos da zona euro. O relatório divide-se genericamente em três partes: causas estruturais da crise (inserção no euro e divergência entre os países da zona euro); causas conjunturais (crise financeira e comportamento subsequente do BCE e dos grandes bancos europeus); discussão das alternativas políticas. Em suma, este longo trabalho aponta responsabilidades a uma arquitectura institucional europeia desadequada, favorecedora da competição dos diferentes países através da compressão dos salários dos seus trabalhadores e da deterioração das suas condições de trabalho. A Alemanha, embora com resultados macroeconómicos muito medíocres, tem estado à frente nesta corrida para o fundo, acumulando excedentes externos que têm como contraponto os défices de países como a Grécia e Portugal. Os excedentes foram entretanto “reciclados” em crédito bancário aos países da periferia. Estes problemas estruturais foram exacerbados pela crise de 2007-09 e a subsequente actuação do BCE, que correu a salvar os bancos europeus, mas fecha hoje os olhos aos ataques especulativos de que países como Portugal e a Grécia são alvo. Penso que vale mesmo a pena ler todo o nosso relatório. Contém informação pormenorizada, sobretudo dos mecanismos financeiros na origem da presente crise. Para oportunas análises do documento, que naturalmente se focam na discussão das alternativas políticas, o The Guardian (aqui) e o Público de hoje (aqui e aqui) publicaram bons artigos.»http://ladroesdebicicletas.blogspot.com/2010/03/anatomia-de-uma-crise.html
Para quem navega entre a economia e os Estudos da Europa, resta-nos a atitude crítica de procurar o fundo da crise, sob pena dos Estudos da Europa, obrigarem rapidamente a um mudar de agulha para os Estudos Bric.
Obrigados à recensão crítica deste relatório, poderemos desde já ditar que a cada défice o seu excedente! 

TROCAS-TE! OU A DIALÓGICA NACIONAL

José Sócrates decididamente aderiu ao Trocas-te! 
Percebeu finalmente como o seu outro eu dual, há muito já o domina e trucida Portugal!

CONCORDANTES, DA ESQUERDA À DIREITA

Muitas tem sido as discordâncias e as críticas com alguns destes senhores. Mas também muitas são as concordâncias com estes senhores quando pensam com abrangência Portugal.Privatizar monopólios é matar o pouco que resta do Estado Nação Portugal. E indubitavelmente não trará mais eficácia, justiça ou independência à cidadania Nacional.
É este o caso, que demonstra quão mau é este governo e principalmente uma das suas figuras mais incompetentes e com uma visão mais estreita e ondulante: o ministro das finanças Teixeira dos Santos!
«Mas além de João Cravinho, há mais socialistas chocados com o PEC. No seu blogue, Paulo Pedroso, escreve: «Hoje sinto-me particularmente feliz por não ter sido candidato a deputado nesta legislatura». Segundo o «Diário de Notícias», também Pedro Adão e Silva mostra a sua estupefacção e escreve no seu blogue que está em «estado de choque» em relação ao tecto máximo fixado para despesas sociais com os mais pobres.
Mário Soares também não gosta das privatizações, como Cravinho: «Não compreendo como é que se vai privatizar os CTT, uma companhia de bandeira como é a TAP, ou outras companhias assim». Para o antigo Presidente da República, o Executivo socialista deveria estar empenhado em diminuir o desemprego e a pobreza. Ana Gomes alinha pela mesma opinião e contesta a política de privatizações.»

CONCURSOS CIRURGICAMENTE DIRIGIDOS: GANHOU A J.P.COUTO? AHHHHHH!

«Hoje a a href="http://www.asus.pt" target="blank">Asus voltou a explicar as razões pelas quais decidiu não avançar com a proposta ao concurso do e-escolinhas, algumas das quais já tinha adiantado ao TeK na sexta feira passada.»
«No comunicado a Asus refere também que, na sua opinião, as outras concorrentes estavam em condições semelhantes, excepção feita ao Magalhães 2.»

quarta-feira, 17 de março de 2010

CAUTELA E CALDOS DE GALINHA NUNCA FIZERAM MAL A NINGUÉM

Hoje na União Europeia - União dos novos Estados Germânicos? - não se põe em causa os critérios do PEC, assumindo-se os mesmos como virtuosos num quadro de crise mundial e Europeia. 
Assim, e como cautela e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém, a Comissão avisa num tom Merkeliano!

«Globalmente, para a maioria dos 14 programas examinados, as previsões de crescimento que sustentam as projecções orçamentais são consideradas demasiado optimistas, o que significa que os resultados orçamentais poderão ser menos bons do que o previsto», conclui a Comissão Europeia.

A FRAUDE DO DESEMPREGADO COMODISTA

A sindicalista lembra que "muitas das apregoadas 12 mil ofertas de emprego por preencher dizem respeito a trabalhos de três horas por dia e a salários de 300 euros e isso ninguém diz". Em contraponto, os empresários têm dificuldade em preencher vagas para salários ao nível ou ligeiramente acima do salário mínimo.
A conversa de que alguns desempregados não aceitam empregos não convenientes é apenas uma grande conversa, que tem respaldo no governo mais mentiroso da nossa história. Pelo menos para quem conhece bem o IEFP e os soberbos empregos que quase sempre lá aparecem. É que os bons ou razoáveis, nem vê-los por aquelas bandas, ou quando aparecem ficavam-se por algum técnico ou auxiliar que fazia da nossa casa sua casa!
É que trabalhar à Chinesa, a meio tempo ou com salários que não retribuem na medida da reposição da energia despendida é uma grande fraude. 

Tudo faz o governo para conseguir manter as grandes reformas e as reformas em duplicado... mas isso mantêm-se na sua enorme seriedade de biquinho calado!

A TESE DE BRUNO PAIXÃO

Bruno Paixão sublinha ainda o «declínio da política ideológica» em favor da «ascensão do político-estrela, que tem carisma», no qual as pessoas «acabam por se rever», «naquela velha máxima "quem no lugar dele não faria o mesmo?"».
O investigador conclui que a comunicação social leva «até ao exagero» o escândalo político mesmo quando este «não encontra correspondência no interesse do público». 
Esta tese de Bruno paixão, como excerto apenas dado pelos media, sem recurso à leitura completa e original da obra, revolta-nos a tripa. Porque significaria uma sociedade totalmente podre e nessa óptica obviamente se compreenderia a actual situação.
Será no entanto o rever ou o poder para?
Presumivelmente, por isso, o partido abstenção em contínua ascensão!
Mas será que é esta realidade assim descrita, ou a comunicação social é cada vez mais ela deformação e criação  da notícia.

PINTURA DE RAFAEL LOPEZ, PINTOR MEXICANO DE AHORA: CIDADANIA A VÁRIAS MATIZES!

A CURA DO DOS SANTOS

Aumento de impostos, aumentos na segurança social, aumentos por todo o lado na arrecadação fiscal.

Dos Santos esse ministro de alta qualidade, resolve as questões do défice com grande brilhantismo. Aumentando tudo e todos num quadro de queda do consumo generalizado, para matar o doente da cura.

Há futuro para Portugal? Para Teixeira dos  Santos, há, mas só depois de matar o doente!

CRIME PERFEITO

«Estado perdoa empresas que fugiram ao fisco através de offshores» (JdN)
Uma proposta do PS, introduzida no Orçamento do Estado para 2010, vai permitir às empresas beneficiarem da amnistia fiscal dirigida a contribuintes que declarem dinheiro aplicado no estrangeiro.»
 Para muitos que ainda duvidam da ética subjacente aos partidos políticos, esta medida permite uma quantidade enorme de exercícios de imaginação, todos eles em sentido inversamente proporcional a um Estado de bem. Para alguns parece ser realpolitik financeira!

Enquanto as pequenas e médias empresas estiolam no inferno da burocracia, dos impostos e da asfixia total, a todos os pequenos e grandes actores da plutocracia reinante é-lhes branqueado o crime perfeito. Para esses o crescimento não se faz no miserável e vergonhoso  nível do 1%, os ganhos são bem mais brutais e deliciosos. 

Corrompe, porque não és um parvo de um igual, logo és amnistiado, e é-te dada uma carta nacional de legitimação, uma carta de alforria  para a continuação da tua actividade chicoesperta e delituosa.  Vive bem, porque o crime compensa! Quem será  o destinatário da encomenda desta medida? Algum comendador?

terça-feira, 16 de março de 2010

O GOVERNO DA RECTA NEGATIVA

«Se o Governo abre mão dos setores chave da economia - não só a TAP, mas também a ANA, CP, EMEF, Galp Energia e REN -, que têm sido considerados sistematicamente nos programas do Governo como setores estratégicos para a economia nacional, estamos perante algo bastante grave»

A questão da privatização de sectores chave da nossa economia, verdadeiros monopólios naturais,  cavará definitivamente o nosso definhamento. 
Privatizar empresas tirará ao Estado Português o pouco de margem de manobra e de independência nacional que possuímos. Com a falta de patriotismo demonstrado este governo matará de vez a capacidade de regeneração e a necessidade de coesão para Portugal. 
O exemplo da Edp, empresa privatizada monopolista que mantêm preços e ganhos absurdos, e que pouco ajuda à competitividade da nossa economia  como um todo, por via dos mesmos, é disso exemplo. Da esquerda à direita, há essa noção de política de descalabro.
Diminuir despesa pública, analisando sector a sector com um orçamento de base zero e a exigência  de  um análise custo benefício, sim, privatizar o resto dos anéis é uma decisão totalmente burra e anti-patriótica, condimentos que são muito próprios deste desgoverno e que já se anunciavam na tomada de posse de ministros com um fácis que não tresandava a competência e muito menos a ...inteligência!

FUNDO ROTO OU A DINÂMICA DO CAVALO FINANCEIRO LOUCO

Se um País assenta em pressupostos errados - as tais dinâmicas de grande expressão, autênticos cavalos de corrida em boiada para o desfiladeiro das penas. 
E como são errados os pressupostos de um País que não promove a produção e que não esmaga o desperdício de Estado e a sua captura por "gangues" - mais ou menos organizados, sejam eles políticos ou corporativos - não há ajuda que sempre perdure, ou fundo que alguma vez resista.
«Nouriel Roubini, o professor que previu a crise, afirmou que um Fundo Monetário Europeu não conseguirá evitar a bancarrota de um país ou a saída da união monetária, noticia o jornal Handelsblatt.
"Se um país estiver de facto insolvente e não apenas curto em liquidez, estas ajudas não vão prevenir a bancarrota, porque um fornecimento de crédito de último recurso não pode financiar dinâmicas de dívida excessivas", defendeu Roubini.»

AGIR OU GERIR, EIS A QUESTÃO!

No quadro dos novos horizontes, que são também e sobretudo quadros de globalização, mas também de cidadania, e quando se juntam Eduardo Lourenço com José Gil, ficamos sempre com a sensação que podíamos sempre afastar o medo de existir, reflectindo e pensando Portugal fora dos velhos tabus e dos quadros geracionais.


Ao contrário do que pensa ou diz Pacheco Pereira, a bloga está cada vez mais inundada - no bom sentido, como dizia o outro! - de cabeças livres pensantes, que não se satisfazem na irrelevância do País como comunidade de chegada.

É que a nossa inacção e a gestão das poucas ilusões num quadro de globalização e de nova cidadania, está novamente a transformar Portugal num país irrelevante, totalmente dependente e que se projectará novamente numa novo ciclo identitário de retorno  ao esvaziamento. 

AFRONTA AO POVO PORTUGUÊS

Face Oculta: Rui Pedro Soares ganha prémio de 587 mil euros

segunda-feira, 15 de março de 2010

ENTRA UM, SAEM TRÊS: O ADMIRÁVEL MUNDO NOVO DO ESTADO PRIVADO-PARTIDÁRIO

Seria, não fosse hoje a comunicação social transparecer a gravidade do actual estado do INE, com a migração de técnicos para a actividade privada, fruto da tentação do pecado do poder dos números e da regra cega entra um saem dois - brevemente a três!
Curioso o facto de enquanto se esvaziam os quadros do Estado, crescem em polaridade inversa as consultadorias privado-partidárias, estando nós magnificamente a presenciar a criação de um admirável mundo novo - um Estado privado partidário!

NORTE VERSUS SUL: A EUROPA A DUAS DIMENSÕES

«Terminou sem acordo mais uma reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro (Ecofin). Os responsáveis não conseguem entender-se sobre as medidas a tomar para ajudar a Grécia.
Mas o desentendimento é mais profundo do que isso: os ministros não conseguem sequer chegar a acordo se a Grécia precisa ou não de ajuda, nem sequer se está ou não em discussão um plano para ajudar a Grécia.»

O EXEMPLO CHILENO

Com cerca de dezassete milhões de habitantes o Chile é em termos de eficácia política, um exemplo para Portugal.
Com um sistema bicameral o Parlamento é composto no Senado por 40 membros eleitos, mais 120 membros da Câmara de deputados. Comparando com Portugal apercebemo-nos facilmente como carregamos um lastro de mais de cento e tal elementos, a comer, a beber e a infernizar com má e frenética legislação, os poucos que ainda produzem!

O PRINCÍPIO DO FIM DA UNIÃO OU O FIM DO PRINCÍPIO DA COESÃO E DA UNIÃO?


A solução passa por maior coesão, algo que o ministro das finanças Alemão parece não compreender!

OS DISEURS, RELEMBRANDO E REDESCOBRINDO O SOBERBO MÁRIO VIEGAS








FOREHEAD TITTAES



PONTO CONTRA PONTO OU PONTO DE PACHORRA?

Alguém diz a José Pacheco Pereira, o mais simpaticamente possível,  que o seu programa é chato como a Potassa. Para quem aliás desanca a blogosfera como espaço virtual de lixeira, o seu programa fede a ferrugem pouco interessante por demasiado centrado no umbigo do dono. E o Pacheco é indubitavelmente capaz de mais e melhor. 
Ò Pacheco é só abrires-te aos grupos e à redes sociais!

OS POBRES QUE PAGUEM A CRISE

Parece que serão os escalões entre os 800 e os 1500 Euros que pagarão uma parte substancial desta crise. Parece, logo, deverá ser!
Entretanto, continuarão as acumulações de reformas com salários, o recurso a consultadorias externas, ... e a preocupação com a vida interna do PSD pela boca de um Vitalino Canas, cabelinho cortado, muito mais condizente com uma situação de guerra e a dureza da situação próxima futura!