sábado, 27 de setembro de 2008

PRECARIEDADE, OU OS NOVOS ESCRAVOS!



Mais uma voz contra a precariedade, assinalada pelos precários inflexíveis , nome infeliz, porque dá aos que defendem a desregulação total das relações de trabalho um argumento de radicalismo! A questão é uma questão de ética, uma questão de desigualdade dos cidadãos, uma situação claramente contrária à Constituição.

Onze meses de ordenado, inexistência de subsídio de férias e de natal, inexistência de subsídio de desemprego, trabalho à hora, à percentagem, ao quilómetro. Duas hipóteses para este governo: ou altera a Constituição, ou acaba definitivamente com os recibos verdes e obriga todos os que efectuam trabalhos não regulares a inscreverem-se como pequenos empresários.

A manutenção dos recibos verdes só tem uma justificação: a manutenção dos privilégios de todos os que vivendo do Estado, querem continuar a usufruir fora dele avenças e outras verbas de consultadoria e de serviços ao Estado.

O estado de partidos cuida de si e pouco dos seus cidadãos!

... AINDA AS ELEIÇÕES AMERICANAS


Eu tenho uma especial estima por Ana Gomes! Porque é simpática, espalhafatosa, carismática, nobre e com convicções, uma socialista mais parecida com os verdadeiros socialistas, ao contrário de outros socialistas ... pouco socialistas (e são tantos os socialistas ... aristocráticos, de direita radical, populistas, elitistas, "comunicacionistas", "situacionistas", mercantilistas...) ... disparatada, muito pouco q.b., pouco alinhada ... mas A.G., responda-me lá ... e eu sei, eu sei ... (ACALME-SE QUE AINDA NÃO LHE FIZ A PERGUNTA!) ... que queremos ser cidadãos do mundo sendo alguns, o que não é o caso, pouco cidadãos do nosso ...

O DEBATE!

Presidencial debate ... is this the true one?


- Cut, cut... you « facciose» ... man!
- Non, nom parla in Italiano! Cossi est America!
- Ladies and Gentleman, the true debate, in

O ESCÂNDALO DA SEMANA


«3200 casas atribuídas por cunha em Lisboa» Shame on us!


«Artistas, jornalistas, amigos políticos pagam em média 35 euros de renda. Escândalo começou há 30 anos», revela o Expresso. That´s why não há arte em Portugal, verdadeiro jornalismo em Portugal ... verdadeira sociedade civil em Portugal, apenas "amiguismo político". That´s why quem hoje fala foram os responsáveis do passado, that' why CAUSA VOSSA, é que a política também passa por nós, os (ainda mas já) não comprometidos!

O NOVO INQUILINO IN THE «LAST COUNTDOWN: A HOSTILIDADE»


"the spider woman kiss!"



No olhar de cada homem está contemplado o seu passado e as suas dores! Entre a aparente indiferença de Mac Cain, que afasta do seu olhar e confunde o contendor com «o torcionário Vietnamita» e o transparente Obama que carrega com o peso "carregado" das «grilhetas dos antepassados» ...


CHAVÉZ E A LISTA DE COMPRAS


«O presidente venezuelano afirmou este sábado em Lisboa que a Venezuela quer em Portugal, entre outras coisas, comprar bacalhau, azeite, trigo.», revela o P.D.



O azeite, trigo e bacalhau ainda teremos para vender a "pataco"? ... as outras coisas é que nos preocupam! Será o pedido de aderência a membros fundadores da nova da nova Commonwealth Bolivariana Mundial ... ou Chavéz já vem preparar o futuro, acautelando as menos cómodas instalações da ilha "do Diablo"?

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

PORQUE A VIDA TAMBÉM SE FAZ COM POESIA, O ÚLTIMO POEMA DE ELOAH BORDA, APENAS UMA MULHER E POETA ... COM A DEVIDA VÉNIA


«... e o sol volte a brilhar no meu jardim, e cantem pássaros nos meus beirais...»

NA BAIXA A CULPA É DOS PORTUGUESES

Que ninguém pode dar um passo maior que a perna já todos sabem!

Agora culpar os Portugueses pelo excesso de endividamento, pela «cultura do desenrasca», como fez João Salgueiro (presidente da Associação Portuguesa de Bancos): «o problema do estilo de vida é uma questão de mentalidade, estimulada pelas campanhas de publicidade» ou é querer dizer alguma coisa, ou tapar o sol "da banca", quando mais brilha, com a peneira.

Mas sabe bem, em épocas de vacas gordas, os bancos engordarem os seus lucros com as mais escandalosas taxas de intermediação do mercado Europeu, ou as administrações sorverem grossos prémios ... ou não?

E o desemprego, a diminuição escandalosa dos salários para níveis inferiores ao mínimo de subsistência, o contrabalançar de perdas de lucros por parte das administrações, e o desenvolvimento económico? Além de que deixem os Portugueses terem expectativas um pouco mais elevadas que o Burkina Fasso!

Com elites, assim, quem é que precisa de elites ... safa!

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

CAUSA VOSSA


RTP1, 21H30, ESTÚDIOS DE LISBOA

Todos nós os que gostávamos de ver um País mais próspero, gastamos energia para encontrar soluções para um país que, ou não as quer, e se mantém num estado de constante conflito ou numa apática inércia, ou é incapaz de maturar sobre elas, por ignorância ou princípios éticos, e por algo basilar para a actual exigência de jornalista, uma formação básica sobre questões económicas concretas. Afinal, o ser humano é acima de tudo um ser "economicus" na sua actividade diária de prover a subsistência.

RTP1, 21h30, Estúdios de Lisboa: grande entrevista de Judite de Sousa com Marques Mendes. Aparentemente Judite de Sousa, elite dos jornalistas com muitos anos de jornalismo, enquadra-se neste arquétipo de país de novela. Revelando Marques Mendes, preocupações com o estado do País, sistematicamente afirmando não se querer envolver em tricas partidárias, Judite de Sousa insiste uma e duas vezes, à espera do que pensa ser a notícia , assumindo-se como agente de conflito, como presa à espera de "sangue", passando ao lado das questões económicas fundamentais para o país.

Para alguém preocupado com o País, ver jornalistas que não se conseguem livrar desta envolvência, desaproveitando a nobreza do seu estatuto para acrescentar algo de bom à informação dos seus concidadãos, dando-lhes grandeza e abertura de espírito para dar verdadeiramente a conhecer o que alguns políticos de carácter pensam, incomoda-nos, e faz-nos pensar que não só é necessário regenerar a classe política, como é necessário uma nova classe de jornalistas mais capazes que não se confundam e diluam nela, aproveitando a simbiose das duas classes, uma nesta sociedade de informação muito refém da outra, mais bem formados e informados e que não confundam o jornalismo com a mera trica política. Como muito bem o povo diz, a responsabilidade do actual estado de coisas, é muito mais da pequena elite Portuguesa, jornalistas incluídos, que da classe média trabalhadora.

Ver hoje a televisão Brasileira, exemplo do G.N.T. é uma bofetada de luva branca, no péssimo jornalismo, com as poucas honrosas excepções infelizmente não nos lugares chave, que se faz hoje nas televisões em Portugal, jornalismo mínimo, sem objectivos visíveis informativos e formativos.




MENSAGENS SEM IMAGENS

Parlamento europeu incentiva “debate aberto” sobre estatuto dos blogues

IMAGENS COM MENSAGENS



CADA VEZ MAIS PARECIDO COM CHAVÉZ, A CAMINHO DA REVOLUÇÃO SOCRATIANA

Finalmente a revolução Socratiana, desenvolve um novo conceito, «A nova família democrática», onde tudo se perde e tudo se ganha ...

Vou-me já inscrever no novo Curso Superior Revolucionário de Família Democrática e, ah, não me vou esquecer do Revolucionário Magalhães, para mergulhar naquele novo site que me falaram, onde o nosso camarada Chávez, muito nosso amigo, apela:

"Sócrates, carinho, estou muito mais à frente, mas pedala, pedala na tua bicicleta eólica, que ainda hás-de apanhar o sentido da justeza, da grandeza da REVOLUÇÃO IBÉRICA Ò BOLIVARIANA!


THE BUILDING


THE RISE
AND FALL
OF AMERICA


ESTE É O PRIMEIRO DIA DO RESTO DA NOSSA ....

BETTER THAN CHRISTMAS DAY ONLY PAYMENT DAY ... NOW DOOM BY FINANCIAL CRISIS!

NÃO SÃO TÃO PARECIDOS COM A MADRE TERESA

A propósito de um artigo de Paulo Querido, só um "querido" podia "decorar" assim. Só que este "Querido" não é uma "brasa", nem louro, nem anda de Porche, nem anda a distribuir pinceladas de bom gosto pelas casas da rapaziada. Valha-lhe a educação, do

Mas melhor argumento avança António Bento em carta a Luís Paixão Martins, estilo analítico-conspirativo, de quem não ama a imagem da "madre Teresa de S. Caetano à Lapa": “quanto mais invisível e privada, quanto mais privativa e ascética for a imagem física da líder, acredita-se, tanto mais o fantasma da sua ausência se tornará presente e se fará sentir, insinuando-se na “alma” do eleitorado”.

Na minha agenda já está presente, lá estarei no dia do botar do voto, mais não seja porque ainda a hei-de ver com Dias Ferreira no pequeno ecrã dos ... donos da bola!

A ECONOMIA DAS FACAS LONGAS II

O ABRANDAMENTO NA EUROPA

Por outro lado o presidente do Grupo Optimize Investimento, sociedade que se dedica à gestão de activos, acredita que o abrandamento na Europa deverá arrastar-se até 2010, considerando que «os Estados Unidos vão recuperar mais rapidamente. Todos os investidores estão já a olhar para esse mercado com o objectivo de fazer os seus investimentos», salientou aos jornalistas José Santos Teixeira.

O responsável admitiu ainda que os períodos de crise são cíclicos: «De 5 a 7 anos há uma crise nos mercados, mais ou menos importante», referiu antes de frisar que «o plano Bush vai ajudar à recuperação mais rápida da crise, que é sobretudo financeira».

Internamente, António Borges diz que as Instituições são sólidas apesar de dependentes do exterior ... «Tempo de ouro de bancos nacionais já passou» e que Portugal está pouco exposto a produtos de alto risco.

OS EFEITOS EM PORTUGAL

E em que é que isto tudo afecta esta pequena economia real e banal, já há muito excessivamente intervencionada, estatizada e asfixiada? Pouco, muito pouco, para além de taxas mais altas para as endividadas famílias e de uma ligeira constipação das quase inexistentes empresas de bens transaccionáveis!

É por isso que isto é uma crise relativa para a quase totalidade dos Portugueses, que já estão na medida das suas dívidas nela enterrados, quase até ao fim da vida.


A ECONOMIA DAS FACAS LONGAS I

BARALHA E TORNA A DAR ...
PARA PERCEBER A CRISE ...QUAL CRISE?
É ESTA CRISE UMA AMEAÇA PARA A FRÁGIL, QUASE INEXISTENTE ECONOMIA PORTUGUESA?



Com o PS a agarrar-se à luta ideológica, contrariando no discurso agora toda a sua prática, e aproveitando o mote da crise como forma de fugir das dificuldades, lançando gritos de mais intervenção e actividade de regulação, os títulos dos jornais reflectem o Tsunami económico que se arrasta e afecta no imediato a economia Americana.

«Não há plano B», refere o especialista de mercados financeiros, Warren Buffett, que estranhamente para os mais catastrofistas, em declarações à «CNBC», e se a preocupação fosse de expectativas de prejuízos a prazo de arrasar, aproveita para anunciar que vai aplicar 5 mil milhões de dólares no Goldman Sachs.

Bush, pelo seu lado, anunciado o plano, actualmente em discussão no Congresso, disse esta sexta-feira que o Estado tem um papel «essencial» no equilíbrio do clima económico norte-americano, prevendo dedicar até 700 mil milhões de dólares (cerca de 475 mil milhões de euros) de dinheiro público, para comprar activos invendáveis acumulados pelos bancos durante a última "bolha" imobiliária. (cont.)


O RONCO DA TERRA

SENTIU ONTEM A TERRA A
ABANAR? EPICENTRO,
ALENTEJO, 3 NA ESCALA DE RITCHER!

POR TERRAS DE S.MAJESTADE ATÉ ÀS RUÍNAS DA MURALHA DE ADRIANO: POR AQUI NÃO PASSARAM





quarta-feira, 24 de setembro de 2008

A MENTIRA DE AVESTRUZ DE PERNA CURTA

Onde páram os 150.000 novos empregos de Sócrates? Aqui! Na economia Espanhola! Está desvendado o mistério que se abateu sobre os Portugueses que para onde se voltassem, só ouviam falar de desemprego em familiares e amigos, contra o discurso de Sócrates e Vieira da Silva. O sondómetro, é popular e informal, muito para além de sondagens encomendadas!


«... a fuga de trabalhadores do sector ... para Espanha ... que está a deixar as empresas portuguesas sem mão-de-obra. Eles não querem regressar ... a causa da actual situação (fuga de trabalhadores) é «a política dos baixos salários praticados no sector em Portugal» ... 530 euros cá para 1200 no nosso vizinho ... «nos últimos cinco anos, saíssem mais de 120 mil trabalhadores para fora do país, grande parte dos quais para Espanha».



FALTAM AOS PORTUGUESES OS VALORES E A MEMÓRIA DO QUE OS NOSSOS ANTEPASSADOS FIZERAM, ATÉ PARA IR BUSCAR ÂNIMO MORAL

«Faltam aos portugueses os valores e a memória do que os nossos antepassados fizeram, até para ir buscar ânimo moral», Professor do Departamento de História da Faculdade de letras de Lisboa, Miguel Corrêa Monteiro dixit ...


Pois é, do oito ou oitenta, navegam e sempre navegaram os Portugueses. A memória dos antepassados traça-nos caminhos, mas de que se queixam afinal os Portugueses?

De não terem casa, de não terem pão, de não viajarem, de não namorarem, de não se cultivarem, do patrão, do barulho a deshoras do vizinho do lado, das estradas, dos consortes e companheiros, de trabalharem horas a mais, de falta de exercício físico, dos governos e desgovernos, da prosperidade do vizinho do lado, de preguiça, da justiça, do excesso de televisão, da violência, , do excesso de ambição, ... tudo isto é infelicidade ... mas afinal o que não move os Portugueses?

PEDRO E O LOBO, OU A CRISE NA GASOLINA QUE "TIRA?" 397 MILHÕES AO FISCO

No meio da contenda entre os adeptos do liberalismo de mercado e os interventores, e depois da primeira batalha que deu a palma aos segundos, esta notícia recoloca nesta guerra sem fim os primeiros em situação de igualdade, se nos abstrairmos do próprio mecanismo de auto regulação do sistema capitalista de que muito bem falava J.P.P. e das múltiplas cambiantes de que o sistema intervencionado é fértil.

É que a ganância de Estado tem destas coisas e as Finanças deveriam como legítimos representantes dos contribuintes, não legitimados pelo povo para todas as malfeitorias por cheques em branco, explicar e ser responsabilizadas jurídica e penalmente com eventuais perdas de mandato de representação, pelos prejuízos decorrentes do quero, posso e mando, com laivos de incompetência e farta arrogância.

Alguém já se deu ao trabalho de verificar qual foi o saldo entre estes 400 milhões e o recebido por via de não abaixamento de taxas e a sua colocação ao nível, no mínimo inteligente, da nossa vizinha Espanha? Alguém contabilizou o efeito na inflacção e na perda de produção por via da diminuição de vantagens comparativas para as exportações Portuguesas? Alguém contabilizou o desemprego criado e o prejuízo daí decorrente? Perante isto que este governo se não admire que nas ruas a pergunta seja: para quem governa(M) os governos de partidos? É que a "no end history" da fábula das reformas duras, não entusiasma os Portugueses que estão fartos da fábula de Pedro e o lobo!

EU, PAULISTANO, PORTUGUÊS, ME CONFESSO

Eu, alfacinha, brasileiro ... pois é, há Alfaçinhas assim e Paulistanos Portugueses! O Paulista Português é mais das vezes um "maningue * disfarçado", branco por fora e mestiço por dentro, daquelas figuras que atravessam meio mundo à procura da identidade. O Estado-Nação e a Nação-Estado já foram, hoje o que está a dar é uma espécie de grande tapete rolante da humanidade, onde desfilam "as carnes e os acompanhamentos", desde os chilis Mexicanos, à feijoada Brasileira, ao Chop Sue de Vaca, à muambada Africana!

Nos entretantos fica "maningue chingila *", na capital do ex-Império, o puto de entanho, já não encolhido provinciano do cais das colunas ao Campo Grande, onde passeavam lerdas as pesadas pasteleiras, o espelho daquilo que nos tornámos: Paulistanos, Macaenses, Irmãos Africanos, destilando um grande lupanar de estranhas, aparentes e inconvergentes identidades, onde o ex-Zé Povinho da raça, de calças aviadas pelo umbigo remata por entre calçinhas, tangas e fios dental, um embevecido sorriso desdentado. Ao lado o odontologista Brasileiro com o seu "chopo" acompanhado de lusitanos tremoços. Ao lado, ainda, Li Ming, formiga de olhar rasgado inescrutável, arrassa não com o varão, que não é a isso dada, mas com os corta unhas, baixo preço, made in Macao, popular república of China.

A única coisa que me verdadeiramente aborrece neste mapa-mundo, nesta babel, não é o violento faveleiro, o está-se bem, de blusão de capuz e naifa ao peito, os Mings e Chings a quem nunca vi um cão e muito menos quero ver a arca! ..., a única coisa que aqui verdadeiramente me aborrece são já não me poder sentar num banco, excepto num de jardim, e mesmo assim só de gravata, e nú das unhas dos pés aos pêlos do peito. Mas, isso, são contas de outros fadários, misérias dos chopos das elites desigualitárias Lusitanas, muito dadas a inenarráveis açambarcamentos.

De resto tornei-me poligâmico e mandei vir de Macao, R. P. China, a minha boneca de Jasmin, de Angola um prato de um líquido viscoso enfeitado de diamantes e do Brasil um conjunto de tangas para tapar a "raça Lusitana" ... e sinto-me feliz, assim, nela!

* ver Dic. Kimbundo, Português





SOCIALISTAS ULTRA-LIBERAIS OU SOCIAIS-DEMOCRATAS COM SUPER PREOCUPAÇÕES SOCIAIS

Mas, verdadeiramente o que se identifica mais com os políticos e a política é este extraordinário produto restaurador vocacionado para pretos com cabeleiras louras ou brancos com carapinha, ou noutro registo: sociais democratas com verdadeiras preocupações sociais ou socialistas com códigos do trabalho ultra-liberais ... a reposição do seu a seu dono, só com ...restaurador Olex., marca registada da Couto! Manuel Alegre, usa, Manuela Ferreira Leite ... também diz que sim! Outros, não usam pelo medo de se denunciarem!

PALAVRAS PARA QUÊ? DESDE 2005.

Embora esteja entre nós desde 1932, a ex-pasta medicinal Couto, diminuída de estatuto por, embora com grande capacidade de sobrevivência, não se ter imposto e conquistado de forma glamorosa o mercado, hoje despromovida a pasta dentífrica, faz indubitavelmente por isso parte da nossa cultura e raízes contemporâneas.

No dia em que o governo e a P. Couto, a do Magalhães, não a sua homónima Couto da pasta medicinal, distribuem como pãezinhos de marketing político como convém, independentemente da positividade da medida, e tendo em atenção o horizonte eleitoral; no dia em que o Magalhães é já alvo de crítica da imprensa, por se apresentar nos conteúdos como gato(a) escondido(a) com rabo de fora, nesse mesmo dia, na Sic Notícias, o Reitor da Universidade de Lisboa faz um apelo dramático e pungente à sociedade civil e ao Governo pelo caminho, a resvalar para o abismo, que a Universidade de Lisboa prossegue, por falta de reformas e verbas.

Estrangulada entre um modelo parado no tempo, sem capacidade de se auto-reformar e regenerar, e a contínua quebra de financiamento estatal o ensino revela-nos, assim, esta faceta do Estado espectáculo, refém mais de objectivos obscenos de luta política, tão perceptivelmente distinta do interesse publico.

Estranho destino, este, o de um País que ao mesmo tempo que asfixia as suas Universidades propagandeia de forma tão intensamente evidente uma parte do seu ensino, fazendo-nos suspeitar que sem os objectivos atrás citados, nem tal seria uma real opção. Preocupante, também, esta forma de governar voltada para a satisfação do círculo interno e para o foclore, caíndo no ridículo aos olhos do Português normal, mesmo aqueles com que os políticos se cruzam debitando e fazendo suspeitar um enganoso sorriso acéfalo. Há que conhecer a "gente", que é muito mais que beijos, apertos de mãos e sorrisos.

Afinal para quê e para quem governa Sócrates, e a grande maioria dos eleitos, e porque é que nos sentimos órfãos enganados dos nossos próprios governos?

terça-feira, 23 de setembro de 2008

VERSÃO DA BROADWAY, MUITO, MUITO LIVRE DA NAU CATRINETA


"Lá vem a Nau Catrineta,
que tem muito que contar!
Ouvi - de, agora, senhores,
Uma história de pasmar."

Passava mais de três anos,
que iam na volta do mar.
Já não tinham que oferecer,
nem tão pouco que manjar.

Já abafaram o seu galo,
que tinham para cantar.
Já calaram o seu cão,
que tinham de intimidar.

Já não tinham que sacar,
nem tão pouco que oferecer.
Deitaram taxas em molho,
para logo outro dia morfar.

Mas a sola estava tão podre,
que a não puderam tragar.
Deitaram sortes ao fundo,
qual se havia de matar.
Logo a sorte foi cair
no fogoso general.

-"Sobe, sobe, povinho,
àquele mastro real,
vê se vês terras de Chávez,
Khadafi ou Eduardinho,
ou praias de Portugal."

- "Não vejo as riquezas
de Espanha, o Allgarve,
ou os Jardim de Portugal.
Vejo sete afiadas línguas,
que te querem fazer zarpar."

- "Acima, acima, gajeiro,
acima ao Cavaco real!
Olha se vês minhas terras,
ou reinos de Portugal."

- "Alvíssaras, senhor alvíssaras,
meu distante general!
Que eu já vejo
tuas martirizadas terras,
antigos reinos de Portugal.

Se não nos faltar o bom senso,
a terra iremos papar.
Lá vejo muitas torneiras,
financeiros a lavar;

vejo muito forno aceso,
de gente a se queimar,
padeiras a padejar,
e vejo muitos açougues,
e empregos a terminar.

Também vejo três meninas,
debaixo de um laranjal.
Uma sentada a esperar,
outra de roca a bater,
A mais formosa de todas,
ainda está no meio a crescer.

- "Todas três são minhas filhas,
Oh! quem mas dera abraçar!
a mais formosa de todas
Contigo a hei-de casar."

- "A vossa filha não quero,
Que vos custou a criar.
Que eu tenho mulher em França,
filhinhos de sustentar.
Quero a Nau Catrineta,
para nela navegar."

- "A Nau Catrineta, amigo,
essa eu não te posso dar;
assim que chegar a terra,
logo ela vai a votos queimar.

- "Dou-te o meu cavalo branco,
Que nunca houve outro igual."

- "Guardai o vosso cavalo,
Que vos custou a domar."

- "Dar-te-ei tanto dinheiro
Que o não possas contar"

- "Não quero o vosso dinheiro
Pois vos custou a ganhar.
Quero a Nau Catrineta,
para nela navegar.
Que assim como escapou desta,
doutra sempre há-de escapar"

Lá vai a Nau Catrineta,
leva muito por quem enganar.
Estava a noite a cair,
e ela em terra a mofar.

@ 2008, causavossa

A NOVA NAU CATRINETA E UMA NOVA MÚSICA DE ENCANTAR!


A SOCRÁTICA NAU CATRINETA: CLICK E OUÇA-A EM TODA A SUA BELEZA!

MAGALHÃES, ANOA, MILEAP-X, JUMPC OU MOBO KIDS

Chamar a este portátil Magalhães é quase a mesma coisa que chamar Vasco da Gama a Sócrates! Tiro no pé no arrebanhamento futuro de jovens de alto potencial rosa vai ser com certeza, quando no futuro os jovens pesquisarem Magalhães e lhes sair:

anunciado como o primeiro computador português, mas não é bem assim. O Magalhães é originalmente o Classmate PC, produto concebido pela Intel ... um computador montado em Portugal...Tirando o nome, o logótipo e a capa exterior, tudo o resto é idêntico ao produto que a Intel tem estado a vender em várias partes do mundo desde 2006. Aliás, esta é já a segunda versão do produto ... nem sempre é conhecido pelo mesmo nome. Na Indonésia o «Magalhães» é conhecido pelo nome de «Anoa», na Índia é o Mileap-X series, na Itália é o Jumpc e o no Brasil é conhecido por Mobo Kids. O Governo do Vietname percebeu o sucesso da oferta e já o colocou nas escolas a preço reduzido. Uma ideia agora adoptada por José Sócrates....

Iniciativa positiva, pelo menos, deste Estado que tira com uma mão e dá com um dedo, é pena é continuar sem se perceber que neste espaço Big Brother, ou Mother para o caso, o normalizar tem de conviver com o espaço de criação e flexibilização da escola pública, privada, cooperativa, ... já que esta escola é hoje mais um espaço público massificado, qualitativamente empobrecido de socialização e um grande recreio, com professores domados e desmotivados ... mas isso é ideia que não encontra, com a crise actual do mercado liberalizado e a ufana ironia dos que adoram dominar a vida dos outros, o melhor momento de acolhimento!

O GRANDE P.S., O PEQUENO E O SEU CONTRÁRIO

Quando se olha para a opinião de A.G. no causa nossa, fica-se cada vez mais confuso sobre o que representam actualmente J. Sócrates e seus muchachos, e sobre se já chegámos ao fim da história de Fukuyama. A opinião constatada de A.G. sobre os Off-shores, infernos fiscais para os ditos, sobre a nomeação de HU JIA para o Prémio SAKHAROV, as simpatias regionais de J. Sócrates, aliado às ainda muito radicais opiniões de V.M., faz-nos constatar que este P.S. é o P.S. e o seu contrário, um verdadeiro melting pot, estando assim excelentemente colocado e legitimado, em ano de eleições, para cobrir quase todo o espectro político. Honra lhes seja feita, que ainda não cobrem totalmente o espaço ocupado por ... Paulo Portas!

IT´S CHRISTMAS, STUPID!

Para quem acusa este governo de grandes manifestações de propaganda como o grande show mediático para hoje estabelecido em Agenda, a distribuição às criançinhas das Escolas Primárias do celébre mini-portátil Magalhães, não o deixa "enxergar" que teria sido para ele muito mais lucrativo a adesão ao dia Europeu sem carros, e a distribuição de uns milhares de pares de "All-Stars" que fariam não as delícias da infantil petizada, mas as alegrias dos jovens adolescentes, mais importante no objectivo referente aos próximos calendários eleitorais?


See the, not so ultimate, Teenagers Power, The ALL STARS dream!

segunda-feira, 22 de setembro de 2008

FÓRMULA PARA DETECTAR MENTIRAS DOS POLÍTICOS

Com a devida vénia da informação em primeira mão veiculada pelo P.D. a nossa posição é, estamos na primeira linha do uso do algoritmo, para substituir a actual observação empírica aqui descrita!

CHAMEM A POLÍCIA...CHAMEM A POLÍCIA...QUE EU NÃO...QUERO!

Sendo a barbearia do sr. Luís um dos lugares mais recomendáveis da blogoesfera e não sendo eu um fundamentalista asséptico, venho avisar, que a continuar a proliferação destes insectos (aqui reproduzido, com o fim de poder ser esmagado e exterminado, e por ainda alguma deferência e contemplação para com o sr. Luís!), para além da continuada e reiterada projecção, em canal regulado aberto, da síntese da repugnância com a promiscuidade (para além da nítida falta de licenciamento dos polígrafos), que terei de me isentar de escanhoar neste lugar de continuada má fama, desandando para a mais recomendável alfaiataria do sr. Almeida, onde se produzem fatos-casacos de bom corte e costura, chibando, fruto dos tempos, como Português de carácter que se preze, para a Adc, ASAE, Finanças, Segurança Social, SEF, gabinete do 1º Ministro, gabinete de sua Excª o P.R... e outras instituições do Estado "repressivo", felizmente ocupando mais de 50% do numerário público, para pôr definitivamente cobro a estas poucas vergonhas...
Click aqui e Vide Sres. as últimas pouca vergonhas do sr.Luís ...

Com a "esgotada contemplação ... para com a higienização do sr Luís!"

PARA LÁ DO ACORDO ORTOGRÁFICO, A RENOVADA LARGUESA DA "NOSSA" ... LÍNGUA PORTUGUESA

Recebi de intemporal amiga,
uma preocupação sentida,
de enorme e irrecusável carinho,
sobre o sentido real,
de uma grande safadeza.

Do reto não é de certeza
que ao recto falta a leveza,
que a enorme tibieza,
remata num certo rectal.

Acordo ortográfico, ou sintáxico,
o que é?, não o conheço,
se até ao sentido gráfico,
foge-me a nota à Marsalhesa.

Querida amiga, é essa a graça,
a maleável riqueza
desta democrática massa,
que instrói ou reconstrói,
a nossa impoluta amada,
a armada Portuguesa.

Seja na mestiça América
ou na multicultural Europa,
seja na negra África
ou na amarelecida Ásia,
seja reto, ou seja recto,
seja broche ou seja ... oral!

Cara amiga ...
é essa a riqueza
da doce e maternal beleza,
desta democrática Portuguesa,
sem donos, ou igual.

Para além do acordo banal
ridicularizado pela imprensa,
a moldura e o pedestal,
são, para nós, instituída chateza,
de filólogos de quintal.

Deixe-se ao povo arguto,
a grandeza,
de tornear com clara leveza,
liberdade e toda a destreza,
o futuro da Portuguesa.

Despeço-me
com certeza e carinho,
da sua enorme benevolência,
rescaldo desta enorme indecência,
da minha impolida franqueza.

@ 2008 CausaVossa: a "casmurra maioria"!

O MUNDO DOS BLOG

É curioso que no mundo dos blogs há dois tipos de blogs. Os blogs para nos mantermos à tona e os blogs para festejo de todos! Até aqui, curiosamente, chega o mundo da política, separado ao toque e à vista por uma cortina!

E O HOMEM FELIZ AQUI TÃO PERTO

Vale a pena ver este post, Aqui a Primavera celebra-se como um dia nacional , do Quarta República, porque nos faz lembrar que o asséptico pode ser inimigo da festa. O drama da 3ª República, ao ver o homem feliz aqui tão perto, será o afogamento pela transposição das "directivas-seca" ou derivará da enorme autoflagelação de um povo insano?

CONCURSOS PÚBLICOS MUITO POUCO PÚBLICOS OU HÁ MUITOS MOÇOS ASSIM

Sendo transversal à luta contra os falsos recibos verdes e à manipulação de contratação pública, e na sequência de post Arrastado sobre as virtudes ou as desvirtudes do mercado versus o intervencionismo regulatório e/ou o mercado liberado, segue a perplexidade e a hipocrisia dos casos concretos, neste caso o do regime dos concursos públicos, das coisas públicas, postas, aberta e aparentemente, ao serviço do cidadão.

Porque nada melhor que um exemplo para a ilustração do fala hoje, mas cumpre amanhã, um exemplo extraído, Prestação de Emprego Serviço ou Serviço Prestação Emprego : Câmara Municipal de Lisboa, informação de concurso, soadamente legal, semi clandestinidade no recrutado Correio da Manhã, numa quente manhã de Agosto, quando Lisboa se não povoa. Mas sobre isto se falará mais tarde, quando se fizer a história transparente do regime da contratação pública e se enumerar as técnicas prestidigitatórias "a su serviço".

domingo, 21 de setembro de 2008

VALHA AO MUNDO, O REMANSO, DA GENTE PURA E RECTA...(L)...!

Cara amiga,
que bom a ter encontrado
no sulco do meu quintal.
Sobra tão pouco retrato,
de gente pura e recta*,
que de mim aqui
lhe mando um abraço,
esperando a ver em minha casa,
não de sopetão ou remanso,
mas postando sem igual.
Assinando, para os amigos,
de meu nome,
@ 2008, CausaVossa

*alterado por uma minoria, dentro da maioria, por simpatia e sugestão, do anterior estado rectal, "um quase pubele da escrita", para um percurso mais recto e linear, quase de certeza de melhor gosto, de certeza de emendar a "casmurrana pena!"

MOMENTO DA ...DE VERDADE!

Sobre a máquina da verdade , o que diz o povo: aprove-se a sua utilização a rameiras, nos stands e oficinas, nos confessionários das igrejas e nas Assembleias soberanas dos pares republicanos, sem direito a gole de gargarejo ou submissão a ... vacatio legis!

Desde há muito penso que a verdadeira responsável da ética de uma ou várias gerações foi aquela inocente brincadeirinha de uma geração, o excitante jogo adolescente da "Verdade ou Consequência", e de como morria normalmente solteira de consequência, por não estarmos verdadeiramente preparados para o resultado, principalmente quando se tratava de inocente beijo ou de declaração patética! Assim, só me apraz lembrar que a consequência, da consequência, não fugia muito à letra da música do, "Eu não quero ... eu não quero ... ir à máquina zero!"

GOSTOS NÃO SE DISCUTEM

Não simpatizo com S.! E tenho de o dizer! Não gosto do seu sorriso irónico, da sua obsessão mediática, do seu manobrar à verdade, da sua dimensão de ambição, da sua testa armilar, do seu nariz pinocular, da sua arrogância de pasmar, da sua diletância incomensural, do seu rancor milenar, do seu discurso circular, do seu olhar tombolar, da sua testa ondular, da sua imposição parcelar, da sua influência tentacular, da sua discriminação dos mais fracos, do seu desprezar dos mais pobres, da sua dimensão estética, da sua proficiência ética, da sua produção espectacular, do seu produto virtual, da sua desumanidade secular, da sua deriva lunar, do seu insustentável poder, do seu casmurro ignorar, da sua promiscuidade económica larvar, do seu desprezo pelo mundo rural, da sua postura Bismarkiana, do seu hálito provinciano, do seu pisar empresarial, do seu enganar eleitoral, da suas vendettas intestinas, das suas amizades miméticas, da sua dicção apologética, da sua efeminada vaidade, da sua aparente "inbondade", da sua visão senhorial, da sua postura sobranceira, da sua acidez visceral, do seu desprezar popular, do dia da sua eleição ... que ainda por cima já não me recordo!

Há dias assim, que nos focamos num ser e lhe destilamos peçanha, e eu nem conheço o homem, só o que projectou o marketing. Nem sempre se pode gostar de tudo ou de todos, quanto mais de um projectado sósia de um estado milenar. Se calhar até é dotado, simpatia de pessoa, mecenas à escala global, humanamente solidário, um santo gregário da Europa Christiana!

E, atenção, que falei de S., nunca de qualquer P. ou S. que, esse ou esses, não os conheço, nem os posso julgar ... apenas conheço o desgaste das minhas solas, que estou a ficar junto à terra, sem preço de as recuperar!