quarta-feira, 9 de novembro de 2011

A ECONOMIA ESTÁ A TORNAR-SE SOMBRIA SEM A VISÃO SOCIOLÓGICA DOS FACTOS

Para todos os que andaram bastos e reluzentes anos na universidade, a universidade da net começa a ser uma alternativa válida de aprendizagem e reflexão para a vida.
A ciência econômica, no ultimo século, se entregou totalmente ao positivismo científico, ao utilitarismo; e, com a avalanche keynesiana, virou uma completa conversa de loucos travestida de ciência. Um amontoado de equações (há quem diga que a economia hoje é apenas um braço da matemática) que não querem dizer coisa alguma, e que servem apenas para apresentar um verniz científico para respaldar políticos que querem gastar cada vez mais e mais. No meio acadêmico, produz-se em massa teses que ninguém lê e que pessoas comuns jamais entenderiam. Ciência Sombria? Ciência feliz!
Esta tirada, "tirada" da Ciência Sombria reflecte uma posição também ela sombria sobre a denominada ciência económica. Numa das minhas aulas de sociologia, nunca mais me esqueço do estudo da biografia de Talcott Parsons, o sociólogo Americano que foi inicialmente economista e que se desgostou com ela ao perceber que não dava verdadeiramente resposta às questões do homem. E, assim, Talcott Parsons decretou que a economia não era senão uma excrescência das ciências sociais e da sociologia em particular.   

Sem comentários:

Enviar um comentário