terça-feira, 28 de abril de 2009

MAY DAY, MAY DAY ...

Enquanto José Sócrates vai distribuindo uns cheques dentista a jovens dos 8 aos 10 anos, tentando assegurar o branqueamento das sua coroas - as cáries com idade, e a cada cárie cada voto - gerindo a sua reeleição com pérolas a porcos, a solidariedade com todas as formas de exploração assim o exige:

1 de Maio - 12h00
Porto: Praça dos Poveiros
Lisboa: Praça de Camões
O MayDay é contigo!!

Se estás farta/o de estar desempregada/o, o MayDay é contigo.

Se és estagiária/o “não remunerada/o” e te fazem a chantagem do currículo e não te pagam apesar de trabalhares, mesmo que produzas a riqueza do escritório ou da empresa ou da escola onde trabalhas, o MayDay é contigo.

Se ganhas mal, se te vês à rasca para sobreviver com o que te pagam, se não sabes mais que equilibrismo inventar para pagar a casa e a luz e os transportes e a comida e tudo o resto de que precisas, então o MayDay é contigo.

Se trabalhas a recibo verde, não tens direitos nem protecção social e te dizem que tens de pagar à segurança social uma quantia que não tens, em troca de protecção quase nenhuma, o MayDay é contigo.

Se és estudante e não tens como pagar as propinas ou te falta acção social escolar e até fazes um part-time para ajudar a pagar os estudos, então o MayDay é contigo.

Se trabalhas para uma empresa de trabalho temporário e tens dois patrões para o mesmo trabalho, se te roubam uma parte do que é teu quando te alugam a uma empresa, a um call-centre ou a uma obra, então o MayDay é contigo.

Se és imigrante e não tens papéis, ou se tens papéis e mesmo assim não tens direitos, se te usam contra o teu colega de trabalho e se servem da tua dificuldade, então o MayDay é contigo.

Se tens um contrato a prazo para teres menos direitos e vais vivendo a prazo mesmo se a empresa precisa sempre de ti, então o MayDay é contigo.

Se te sentes presa/o à precariedade e congelada/o nos teus projectos e ainda não saíste da casa dos teus pais porque não tens um trabalho que te permita fazer planos, então o MayDay é contigo.

Se estás farta/o de tanto abuso, se estás farta/o do silêncio, se estás farta/o da injustiça e estás farta/o de não ter voz, se achas que já basta de exploração, então o MayDay é contigo.

Se és um pouco disto tudo, ou se conheces quem é, ou se já foste ou se vais ser ou se és amiga/o de quem seja, então o MayDay é contigo.

Traz merenda, traz a voz, traz palavras, traz ideias...

O MAYDAY É CONTIGO!!!!
-- FERVEFartos/as d'Estes Recibos Verdeshttp://www.fartosdestesrecibosverdes.blogspot.com/O PRECARIADO SAI À RUA!MayDay Porto1 de Maio - 12h00 - Praça dos Poveiroshttp://www.maydayporto.blogspot.com/http://webmail.iol.pt/horde/dimp/message.php?folder=INBOX&thismailbox=INBOX&uid=3870#MayDay Lisboa1 de Maio - 12h00 - Praça de Camõeshttp://www.maydaylisboa.net/http://webmail.iol.pt/horde/dimp/message.php?folder=INBOX&thismailbox=INBOX&uid=3870#

Sem comentários:

Enviar um comentário