segunda-feira, 13 de julho de 2009

O BLOCO DA INDIGÊNCIA

A surpresa Bloco de Esquerda aglomerando os votos da profunda indignação dos Portugueses, seguirá o percurso do PRD?

Por enquanto o BE assume-se, e bem, como partido de oposição e de indignação, mas mais complicado seria ter acesso ao poder, porque os Portugueses pelo seu próprio individualismo não tolerariam mais impostos e intromissão na vida privada, nem um aumento brutal da conflitualidade. Aliás é interessante e paradoxal ser o Bloco de Esquerda um partido não da classe média, média baixa, mas maioritariamente de elites, o que acrescento não lhe tira o mérito de ter sido voz dos espoliados.

Curiosamente também, a sua sanha persecutória contra o capital, não tendo havido uma clara separação das águas relativamente ao pequeno empresariado, teve nestes efeitos devastadores pela sua influência e arrastamento do partido do poder, na sanha brutal de asfixiação pelo Estado dos pequenos agentes económicos.

O problema da representatividade continua pois assim a colocar-se em Portugal, pois a um excesso de professores universitários e outras corporações ligadas à mesa do estado, não se divisam classes verdadeiramente representativas de todo o tecido social Português.

A não ser que muito brevemente e com a ajuda da gripe A, do modo como isto caminha, já só haja uma classe social em Portugal: a dos indigentes totais!

Sem comentários:

Enviar um comentário