quarta-feira, 21 de abril de 2010

SAMPAIO E A POBREZA! E VOSSA EXCELÊNCIA PREOCUPOU-SE VERDADEIRAMENTE ALGUMA VEZ COM A SITUAÇÃO?

«Durante um debate sobre pobreza realizado na Fundação Mário Soares, em Lisboa, Jorge Sampaio, antigo Presidente da República, criticou o fosso salarial que existe em algumas empresas portuguesas.
Sem nunca referir nomes, Jorge Sampaio mostrou-se incomodado com o valor de prémios aos gestores de empresas, com os quais um funcionário só poderia sonhar em alcançar ao fim de um século.
«Deve ser difícil ao trabalhador de uma grande empresa pensar que deu o seu contributo honesto para o produto final anual e ao mesmo tempo ter a noção que houve alguém premiado a um montante tal que ele levaria 96 anos da sua vida a ambicionar lá chegar», afirmou.
«Já não falo nos 20 por cento mais pobres e os 20 por cento mais ricos no país, já isso é uma média muito acima da europeia e em Portugal ninguém se preocupa com isso», acrescentou.»
Sampaio acordou! 
Não porque esta situação não existe-se já no seu tempo de Presidente da República, mas porque encontrou alguém com um diferencial que já o situa a ele.
E esse é o drama dos Portugueses. Só se preocupam verdadeiramente com as situações de desigualdade ou de injustiça quando elas lhe batem à porta!

1 comentário:

ricardo disse...

Eu não me esqueço do presidente que foi receber um prémio honorífico a Espanha de 18.000 contos, e que inquirido por uma jornalista sobre o destino que ia dar ao dinheiro, declarou:
- É para mim! Isto está mau!

Enviar um comentário