sexta-feira, 23 de setembro de 2011

TAXA SOBRE TRANSACÇÕES FINANCEIRAS: O EFEITO ESTABILIZADOR E DE CONTROLO

«Só em Outubro é que a Comissão Europeia deverá fazer uma proposta relacionada com a taxa sobre as transacções financeiras. O assunto tem estado em pára-arranca nos últimos tempos e, no Ecofin deste sábado, nada ficou decidido.
A Alemanha sugeriu aos Estados Unidos apoiar esta ideia, que permite libertar os fundos necessários, mas o secretário norte-americano, presente no encontro, recusou a proposta.

O ministro da Finanças belga defendeu que esta taxa seria útil, «importante, não somente para financiar o orçamento (europeu), mas para estabilizar os fluxos dos mercados financeiros».
Didier Reynders disse que se não for possível implantá-la ao nível mundial, será aplicada na União Europeia e, se também não for possível, será na Zona Euro.
Entretanto, «há divisões importantes sobre esta questão», reconheceu o ministro das Finanças polaco, Jacek Rostowski.
A reunião dos ministros das Finanças europeus foi encurtada para permitir que os responsáveis pudessem partir antes da chegada ao local de milhares de manifestantes, para protestar contra as medidas de austeridade implementadas na Europa.
No que diz respeito à Grécia, a reunião na Polónia não permitiu avançar com a concretização de um segundo plano de ajuda prometido ao país.»

Sem comentários:

Enviar um comentário