quinta-feira, 29 de outubro de 2009

AS MIGRAÇÕES DESORDENADAS SEM OBJECTIVOS POLÍTICOS, ECONÓMICOS E SOCIAIS CONSENSUAIS

As migrações devem ter lugar de forma organizada, de modo a salvaguardar os direitos humanos dos migrantes, a prevenir a exploração por parte de agentes engajadores e a evitar o conflito com as populações receptoras ... deveriam também estar ligadas a estratégias de desenvolvimento sustentável ... todos os tipos de migrações conduzem a mudanças sociais e culturais. A tentativa para suprimir estas transformações podem levar ao racismo e ao conflito ...

Os voos da TAAG e da TAP de Luanda e de Dakar são hoje a face das importantes migrações que parecem ser parte constitutiva da globalização. Para quem amiúde se desloca à Portela os carregamentos diários de turistas sentido único, seres humanos carregados de esperança numa vida melhor colidem, no entanto, com um Estado - o Português - que não promove nem estratégias de desenvolvimento sustentável nem previne exploração de engajadores, fiando-se no laissez - faire do mercado de procura e oferta.

Assim, migrações de forma organizada não é o que o Estado Português promove, assistindo quase sem estratégia e impávido - senão a do politicamente hipócrita - à saída de hordas de Portugueses qualificados e à entrada de inocentes desqualificados no actual espaço Europeu sem emprego, que irão engrossar as hordas internas de desvalidos de emprego e fortuna.

Sem comentários:

Enviar um comentário