quinta-feira, 29 de outubro de 2009

MOODY'S: UMA QUESTÃO DE MOTIVAÇÃO OU INCOMPETÊNCIA?

«Moody's acusa Governo de «falta de motivação» na tomada de medidas contra a crise
A agência de ratings internacional Moody's acaba de colocar a dívida portuguesa em alerta negativo.

Numa nota publicada pela agência Reuters, a agência mudou a perspectiva do rating Aa2 da dívida da República Portuguesa de estável para negativa.

Segundo a Moody's, esta alteração «reflecte não só os desafios económicos estruturais que o país enfrenta, e que têm sido exacerbados pela crise económica global, mas também a aparente falta de motivação dos responsáveis políticos para os combater».

A perspectiva negativa costuma anteceder em poucas semanas um corte na notação da dívida. A verificar-se essa redução, a dívida de Portugal apresentará, para os investidores, um risco maior e o Estado português, bem como as empresas públicas que dele dependem, terão dificuldades acrescidas na obtenção de financiamento, devendo passar a pagar mais juros pela dívida.

A reacção à notícia não se fez esperar. O prémio que os investidores pedem pelas obrigações portuguesas a 10 anos aumentou de imediato. O spread do yield subiu dois pontos base, para 57,5 pontos base.

Além de Portugal, também a Grécia viu a avaliação da sua dívida cair. A Moody's colocou a dívida grega, com rating de A1, sob revisão para corte de notação.»

Aos habituais defensores de Sócrates e de Teixeira dos Santos exige-se na hora a defesa intransigente da honra e da competência da sua dama perante a Moody's.

Afinal quem defende apenas por convicção, e não por interesse mesquinho, tem obviamente a mais a motivação de que o executivo Socratiano é acusado de ter a menos e que tanto dano causa ao país.

Em ambiente empresarial esta administração, desde que não sujeita a Golden Share do Estado - essa estranha forma de domínio em pleno? com a filosofia e o direito comunitário - nem chegava a tomar posse.

Mas na terra de varas e penedos a Golden Share é assim uma espécie de seguro e prémio de mau ou bom comportamento - segundo a óptica dos dois p's: povão ou poder.

Sem comentários:

Enviar um comentário