quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

DESAPARECIDO EM PALAVRA OU VOANDO SOB UM NINHO DE CUCOS

Rui Mateus
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Rui Fernando Pereira Mateus (Covilhã, 16 de Abril de 1944), foi um político português, actualmente retirado da politica, lecciona nos EUA. Em 1996, na sequência do caso do Fax de Macau e do processo judicial relativo, publicou o livro Contos Proibidos - Memórias de um PS desconhecidoISBN 972-20-1316-5), Publicações Dom Quixote, Lisboa. (

[editar] Biografia

Rui Mateus estudou na Covilhã até 1961, quando obteve uma bolsa de estudos para os Estados Unidos através da American Field Services, para Cedars Rapids no Iowa, onde permaneceu até 1963. Durante a sua estadia conheceu o presidente John F. Kennedy numa recepção a alunos estrangeiros nos jardins da Casa Branca.
Regressado a Portugal, decide exilar-se para fugir à Guerra Colonial; primeiro em Inglaterra, e depois na Suécia, onde se licenciou em Ciências Sociais e Politicas, na Universidade de Lund. Em ambos os países criou e organizou grupos da Acção Socialista.
Em 1973 fui um dos fundadores do PS, criando uma ligação ao PS que iria durar vários anos, durante os quais ocupou vários cargos, sobretudo a nível das relações internacionais.
Foi eleito deputado pelo PS em 1979 pelo distrito de Leiria, e em 1980, 1983 e 1985. Pertenceu a várias comissões, e grupos de trabalho da Internacional Socialista.
Envolvido no Caso do Fax de Macau, abandonou a politica.

[editar] Ligações externas

Sem comentários:

Enviar um comentário