quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

ESGOTADO!

«A deputada do PSD questiona se «Sócrates tem, ainda, condições políticas para se manter no cargo que ocupa?»
«O adensar de um clima inóspito de suspeição ou mero cepticismo, a postura pouco recomendável dos responsáveis máximos do sistema judicial, as contradições sucessivas dos intervenientes, a sucessão penosa de episódios, são factores políticos neutralizáveis por uma postura de negação passiva?», continua.
Para Nogueira Pinto, «a opção, claramente visível no discurso do primeiro-ministro, de um optimismo bacoco incapaz de convocar os portugueses a uma coesão nacional e social indispensável para ultrapassar a crise, é o sinal negativo de que o discurso do embuste vai prosseguir mesmo sabendo-se que, mais à frente, os factos o desmentirão.
«Portugal não precisa de novas eleições mas precisa de uma trégua para ultrapassar a situação em que se encontra, de instituições que funcionem, de uma liderança credível. Tudo o que Sócrates já não pode promover porque, no ponto onde está, a sua sombra é maior do que ele próprio», conclui.»
Sutherland em parceria com  Donald Cressey apresentou o processo de génese do comportamento criminoso.
1) o comportamento criminoso é aprendido, não é inato, na interacção com outros indivíduos num processo de comunicação. É feita em grupos primários, envolvendo as técnicas, os motivos, as racionalizações a ele ligadas. Os motivos e os impulsos são aprendidos segundo uma percepção favorável ou desfavorável aos códigos legais. Se definidos favoravelmente e para serem observados ou se, pelo contrário, num meio rodeado de indivíduos favoráveis à violação dos códigos legais. A delinquência toma o sujeito quando existe um excesso de definições favoráveis a violação em detrimento das desfavoráveis. A frequência, duração, proximidade e intensidade.

O que a perspectiva do labeling constatou é que nem todos os que violam as normas são rotulados de desviados, o que supõe uma equação de poder. E é essa equação de poder que está... esgotada!

Sem comentários:

Enviar um comentário