terça-feira, 29 de junho de 2010

OS ANÉMICOS OU O CROWDING OUT NACIONAL

É curioso que sendo muitas vezes contra algum maniqueísmo pensante, só se pode concordar em definitivo com Daniel Oliveira. Destarte a conclusão é: há os Portugueses, uma mole imensa de pobre gente que se diz feliz mas que já nem conhece a felicidade e há os expa, os expatriados, de Angola à Venezuela, da Argentina à Austrália, uma outra mole imensa de gente, verdadeiro produto de exportação Lusitana.
Entretanto, vivemos esta equação de resolução difícil que dá pelo nome de crowding out.
Se somos de esquerda não podemos ser a favor da liberdade de iniciativa privada, se somos de direita não nos podemos indignar com a pobreza que cria pobreza e com as elites parasitárias de há séculos.
Sabe como resolver esta equação a duas incógnitas, Daniel Oliveira? 

Será que há alguma política de acomodação na concertação da variável desenvolvimento? 

Segundo um estudo realizado por sociólogos do ISCTE, vinte por cento dos portugueses estão abaixo do limiar de pobreza. Ou seja, não conseguem garantir o mínimo das necessidades familiares. Se não fossem as ajudas do Estado este número passaria para os 40%.

31% das famílias estão no escalão imediatamente acima do limiar de pobreza – ganham entre 379 e 799 euros. 21% não têm qualquer margem para qualquer despesa inesperada. 12% não conseguem comprar os medicamentos que precisa. Muitos deles, apesar de terem mais qualificações que os seus pais, vivem pior do que eles. 35% vivem confrontadas com situações frequentes de escassez, o que inclui a impossibilidade de aquecer a casa ou de usufruir de baixas médicas para não perder rendimentos. 57% vivem com um orçamento familiar abaixo dos 900 euros.
Este povo pobre desconfia dos outros, desconfia do poder (70%), não está satisfeito com as suas condições de vida mas, extraordinariamente, considera-se feliz. Mais de um terço dos insatisfeitos diz que nada faz para mudar de emprego, 63% recusa a possibilidade de emigrar e apenas uma minoria diz que deseja voltar a estudar.
Este estudo diz-nos duas coisas.
A primeira é evidente para quem conheça o País: os portugueses não vivem acima das suas possibilidades. Vivem abaixo delas.uma minoria, isso sim, que garante para si a quase totalidade dos recursos públicos e privados. Somos, como se sabe, o País mais desigual da Europa. Temos dos gestores mais bem pagos e os trabalhadores que menos recebem. Somos desiguais na distribuição do salário, do conhecimento, da saúde, da justiça. E essa desigualdade é o nosso problema estrutural. É esse o nosso défice. Ele cria problemas económicos – deixando de fora do mercado interno uma imensa massa de pessoas -, orçamentais – deixando muitos excluídos dependentes do apoio do Estado -, sociais, culturais e políticos.
A segunda tem a ver com isto mesmo: a pobreza estrutural não leva à revolta. Dela não resulta exigência. Provoca desespero e resignação. Resignação com a sua própria vida, resignação com a desigualdade e resignação com a incompetência dos poderes públicos. A pobreza não apela ao risco. Não ajuda à acção. O atraso apenas promove o atraso.
Nos últimos 25 anos entraram em Portugal rios de fundos europeus. Aconteceu com eles o que aconteceu com todas as oportunidades que Portugal teve nos últimos séculos. Desde o ouro do Brasil, passando pela o condicionalismo industrial do Estado Novo e acabando nos fundos europeus, nos processos de privatização para amigos e no desperdício de obras públicas entregues a quem tem boas agendas de contactos, que temos uma elite económica que vive do dinheiro fácil, do orçamento público e da desigualdade na distribuição de recursos. Essa mesma, que em tempo de crise o que pede é redução do salário e despedimento fácil.
Repito: os portugueses não vivem acima das suas possibilidades. Apenas vivem num País onde as possibilidades nunca lhes tocam à porta. O nosso problema é político. É o de uma economia parasitária de um Estado sequestrado por uma minoria que não inova, não produz e não distribui. De um Estado e de tecido empresarial onde os actores se confundem. De um regime pouco democrático e nada igualitário. E de um povo que se habituou a viver assim. De tal forma resignado que aceita sem revolta que essa mesma elite lhe diga que ele, mesmo sendo pobre, tem mais do que devia.»

1 comentário:

ricardo disse...

Ao contrário do que se afirma, "os portugueses vivem acima das suas possibilidades" é um facto.
Os pobres que vivem da assistência pública vivem acima das suas possibilidades, de outra forma seriam ainda mais pobres.
Os remediados e a classe média também, através do crédito e da assistência do Estado, beneficiam de um nível de vida superior ao que produzem.
Por último os (poucos) que vivem muito bem, beneficiam de forma igual em tudo o que o Estado fornece indiscriminadamente a todos, pelo que também vivem acima das suas possibilidades.
Por último o Estado gasta mais do que recebe, vivendo à custa das gerações futuras de forma imoral.

Enviar um comentário