sábado, 20 de novembro de 2010

O EXPRESSO DA MEIA NOITE DOS DIAS DA REFORMULAÇÃO DO CONCEITO NATO

Ontem no Programa de Ricardo Costa e Nicolau Santos com Monjardino, João F. Amaral, Sande e um outro empresário de origem Alemã, as ilacções foram:

1) a falta de solidariedade da Europa em situações de crise, o que obviamente não só vai contra os Tratados, como não abona em favor de um modelo incompleto ou cuja construção vinha já com propósitos definidos.
2) O eixo Merkel - Sarkozy é um eixo baseado numa Alemanha que vê o Euro como uma desforra política de humilhações seculares e como um instrumento de manutenção de uma solidez da moeda, que tem raízes históricas numa certa fixidez  idiossincrática. Esquece-se a Alemanha que o Euro significa uma Europa a várias velocidades, como acontece em qualquer país que não se dessolidariza com qualquer sua região por falta de competitividade. A economia regional ensina que só com instrumentos políticos solidários é possível evitar uma tendência de desenvolvimento centrífugo. Razão têm pois os pequenos países descentrados, de serem chamados à destruição do seu tecido produtivo sem contrapartidas reais de solidariedade na criação de ambiente competitivo.Os Alemãs tem definitivamente de ver para além da sua Volks caseira.
3) Países como Portugal têm possibilidades reais de reverter a sua situação de constante défice asfixiador da economia, haja vontade, visão política para isso e  mais importante, ética. O exemplo do empresário de origem Alemã é simbólico e demonstrativo de uma incapacidade Portuguesa de criar empreendedores, diferentes daqueles que andam já a correr para distribuir os dividendos este ano, entricheirados no seu monopóliozinho ou oligiopóliozinho, demonstrando serem maus Portugueses, e leais apenas com o interesse próprio. 

Em tempo de crise contam, ou deviam contar, os interesses gerais!

Sem comentários:

Enviar um comentário