terça-feira, 16 de novembro de 2010

SALÁRIO DO GOVERNADOR SOFRE CORTE DE 1700€ POR MÊS.SÓ?

Salário do governador sofre corte de 1.700 euros por mês


Carlos Costa recebe cerca de 17,3 mil euros por mês brutos.
Carlos Costa recebe cerca de 17,3 mil euros por mês brutos.
«O Orçamento para 2011 prevê cortes salariais para toda a administração pública, incluindo o sector empresarial do Estado e entidades independentes, como é o caso do Banco de Portugal.
As reduções serão aplicadas a 1 de Janeiro de 2011 e afectam vencimentos superiores a 1.500 euros brutos.
As reduções serão de 3,5% para salários até 2 mil euros e a partir daí é aplicada uma taxa progressiva que vai até 10%. Esta taxa máxima será aplicada a salários superiores a 4.165 euros. O que significaria que se o corte defendido pelo Governo fosse aplicado ao Banco de Portugal, Carlos Costa, que recebe 243 mil euros anuais (cerca de 17,3 mil euros por mês brutos), teria um corte salarial de mais de 1.700 euros.
Outra das medidas que afecta o sector público é o congelamento das admissões em toda a administração pública. O Governo admite contratações excepcionais mas só com autorização prévia do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos.
Também as promoções e progressões na carreira estão travadas desde Outubro na administração central. E o Governo já garantiu que em Janeiro de 2011 a regra será alargada às restantes administrações. Estas medidas de austeridade para o sector público são consideradas fundamentais pelo Governo para reduzir o défice para 4,6% em 2011.»
Obviamente que todos sabem que um País como Portugal não sustenta remunerações desta jaez. 
Remunerações destas só são possíveis na inversa medida de desempregados sem subsídio de desemprego e uma classe média a proletarizar.
A diferença desta situação relativamente ao passado, é que a arrogância e vaidade de alguns destes senhores no passado alicerçava-se numa falta de formação de grande dimensão.
Tal não é o caso actual. O aumento exponencial da formação nas classes médias faz com que hoje juristas, e toda um panóplia de profissões devidamente encartadas ou licenciadas, seja remunerada em média a metade do putativo corte salarial deste senhor.
É por isso que ninguém, nem os mercados, acredita que Portugal mude sem ser à força de intervenções externas ou uma eclosão social. 
É que arreigados aos seus poderes discricionários, a pseudoelite Portuguesa só acorda com uma valente bofetada.

1 comentário:

Anónimo disse...

Oh catano... o senhor mal acaba de chegar e já apanha com um corte destes. É muita massa - mais de um ano de pensão para muitos outros portugueses - Não é justo!
É até desmotivante e, naturalmente que, com esta atitude, o senhor resigne e vá veranear de volta pra estranja... este e mais todos os outros da mesma igualha salarial. Quem dera!

Enviar um comentário