sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

NOJO AOS CÃES

«Vicente Jorge Silva
Sol de 17 de dezembro de 2010
“o alinhamento do PS com a direita no chumbo da iniciativa da legislativa do PCP que visava, precisamente, a tributação no timing certo desses dividendos antecipados (tal como sucede com a generalidade dos contribuintes que não podem recorrer a idênticos expedientes).
Ora, o mais sintomático foi que isto aconteceu apesar de declarações anteriores do primeiro-ministro e do ministro das Finanças, criticando o mau exemplo patriótico das administrações que colocavam as mais-valias individuais acima de um interesse superior de coesão”.
Esta movimentação da bancada do PS a favor dos interesses dos grandes accionistas de empresas como a PT e a Galp que decidiram antecipar para 2010 o pagamento de dividendos e, assim, realizarem uma monstruosa fuga aos impostos, é incompreensível. De um lado, o PS, com o beneplácito régio do seu gémeo no Bi-Partido, o PSD e a aprovação esfíngica de Cavaco Silva retira benefícios sociais a desempregados e pensionistas, abonos de famílias a crianças e aumenta severamente a carga fiscal sobre as famílias, enquanto que do outro, impede que os ricos paguem os seus impostos.
Este desajustamento entre o discurso de Teixeira dos Santos e José Sócrates que publicamente criticavam a distribuição destes dividendos e depois – subrepticiamente – davam instruções à bancada parlamentar de zombies (ou “yesman”) do PS para chumbarem a iniciativa legislativa do PCP que iria taxar estes dividendos revela um sistema partidário penetrado até à medula pelos Interesses financeiros que beneficiaram destes dividendos. São estes Interesses que financiam as caríssimas campanhas eleitorais da Partidocracia e dos candidatos presidenciais apoiados pelos Partidos. Este chumbo é suspeitosíssimo e num país a sério já estaria a ser investigado em busca de indícios de corrupção. Não é o caso.
Nem será. E isto só é possível porque em Portugal o sistema político é monopolizado pelos Partidos: que exercem a seu bel prazer e grande benefício o Poder, encarando com repulsa todos aqueles que procuram exercer os seus direitos cidadãos e julgam que a Democracia é de todos e não apenas dessa chusma nojenta dos “políticos profissionais” que defendem ciosamente estes Interesses (a troco sabe-se lá do quê). A Democracia tem que ser renovada. E a começar pela Presidência da Republica com a eleição de um Candidato verdadeiramente independente e apartidário como Fernando Nobre e através da admissão de deputados independentes como defendemos NESTA petição.»

1 comentário:

Dommin disse...

Nojo aos cães? Assustei-me com o título do post!

Enviar um comentário