quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

A CAPTURA DO REGULADOR E OUVIRAM-NOS

Governo prepara novas regras no sector dos combustíveis
«Carlos Zorrinho, secretário de Estado da Energia e Inovação, garante que o Executivo está a preparar alterações no sector dos combustíveis.
Em cima da mesa está a regulamentação da lei de bases.
O Governo vai avançar com a regulamentação da lei de bases do sector petrolífero, uma medida que está, desde Fevereiro de 2006, nas gavetas do Ministério da Economia e que é apontada como uma das peças-chave para o reforço da concorrência no sector.
Entre os alvos de mudança promete estar, segundo o Diário Económico apurou, a área das infra-estruturas logísticas, hoje concentradas nas mãos dos grandes operadores petrolíferos (Galp, BP e Repsol), que limitam a capacidade de importação.
"Esta é uma das prioridades em que estamos a trabalhar, bem como na criação de um contexto que favoreça o aprofundamento da transparência de todo o mercado dos combustíveis", afirmou ao Diário Económico o secretário de Estado da Energia e Inovação, sem revelar pormenores. Carlos Zorrinho reagia às críticas do ex-presidente da Autoridade da Concorrência (AdC), Abel Mateus, que em entrevista à Rádio Renascença criticou o Governo por não resolver a falta de concorrência nos combustíveis.»
Ao contrário do que alguma certa arrogância pensa e fez escola, não fica mal a ninguém ouvir a sociedade civil. 
Para o efeito deixo-vos no P.F. post um estudo de de alunos da Uab do MBA/mestrado,  que aponta o modelo existente no sector dos combustíveis e a necessidade de combater o monopólio que se gera na gestão logística das plataformas.
Fosse o Sebastião pessoa mais lesta, não esquecendo que em economia de empresa e na relação entre Estado e empresas há um conceito que se  chama de "   a captura do regulador"   .

Sem comentários:

Enviar um comentário