terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O ESPANTO DE JUNCKER

«Euro/Crise: Ameaça de descida de 'rating' pela S&P é "exagerada e injusta" 

O primeiro-ministro do Luxemburgo e líder dos ministros das Finanças da zona euro, Jean-Claude Juncker, considerou hoje "exagerada e também injusta" a ameaça da Standart & Poor's de descer o 'rating' de quinze países da moeda única.
"Estamos em vias de controlar a crise da dívida, estamos a consolidar, a reformar, estamos inclusivamente a reformar a forma como governamos", afirmou Juncker numa entrevista concedida à rádio alemã Deutschlandfunk.
"Espanta-me muito que essa notícia caia assim do céu, em vésperas da cimeira europeia. Isto não pode ser uma coincidência", acrescentou o chefe de governo luxemburguês, numa referência à decisão da agência de notação de segunda-feira de colocar 15 países do euro -- incluindo seis países com notação máxima AAA, entre os quais a Alemanha, França, mas também Portugal - sob vigilância negativa.»

No início eram uns PIGS, um bando de povos "sem raça", verdadeiros mentecaptos do Sul da Europa, muito perto para Merkel de massas humanas que há cinquenta anos eram pensados (quando não prensados), por quase todo o povo Alemão (por acção e omissão), como raças menores e inferiores - responsáveis por todas as frustrações dos disciplinados e superiores povos do Norte.

Juncker, primeiro ministro de um país que nem ao milhão de habitantes chega, viu-se com a força indomável de um domador de irresponsáveis e indisciplinados. Parecendo um daqueles esquentadores de arranque lento, Juncker começa agora a perceber a verdadeira razão da instabilidade na zona Euro.

E neste momento a avaliação das casas de rating já são exageradas e injustas. Como bem verificará Juncker, quando os triple AAA forem feitos em downgrades, os mercados e os players da nova economia virtual em espera não se regem por justiça ou exageros, mas por especulação feita de interesses e de líderes soberanos titubeantes, confusos e fracos.  


Sem comentários:

Enviar um comentário