segunda-feira, 2 de julho de 2012

OBRIGADO, PASSOS COELHO!

«Dados oficiais adiantados ao SOL pela PSP confirmam isso mesmo: há cada vez mais portugueses a roubar bens de primeira necessidade nos supermercados.
Entre Janeiro e Abril deste ano, logo a seguir aos artigos de higiene pessoal, os produtos alimentares foram a segunda categoria de bens mais desviados, à frente dos artigos de electrónica e das bebidas alcoólicas. No mesmo período do ano passado, os alimentos surgiam em quarto lugar neste ranking: os ladrões preferiam carteiras, produtos de beleza e peças de vestuário.
Fontes policiais contactadas pelo SOL garantem que esta tendência tem-se agravado desde o Verão do ano passado. Quem está no terreno a fazer segurança nas lojas é disso testemunha. «Praticamente todos os dias interceptamos uma ou duas pessoas que tentam levar não só carne ou peixe, mas sobretudo pão, leite e até postas de bacalhau embaladas», conta um agente que faz serviço remunerado em várias lojas de diferentes cadeias de distribuição.
Não por capricho, mas «para matar a fome», muitas vezes são apanhados pela Polícia, em flagrante, idosos com baixas reformas. Mas não só: «Neste momento, já não há clientes insuspeitos. Começámos a detectar pessoas bem vestidas, de classe média, que até trabalham mas que furtam porque o dinheiro não chega para alimentar a família. Nota-se que estas pessoas não estão habituadas a roubar. Quando são abordadas, a primeira coisa que nos dizem é ‘que vergonha’». E, por norma, não voltam àquela loja.»

Sem comentários:

Enviar um comentário