terça-feira, 23 de setembro de 2008

MAGALHÃES, ANOA, MILEAP-X, JUMPC OU MOBO KIDS

Chamar a este portátil Magalhães é quase a mesma coisa que chamar Vasco da Gama a Sócrates! Tiro no pé no arrebanhamento futuro de jovens de alto potencial rosa vai ser com certeza, quando no futuro os jovens pesquisarem Magalhães e lhes sair:

anunciado como o primeiro computador português, mas não é bem assim. O Magalhães é originalmente o Classmate PC, produto concebido pela Intel ... um computador montado em Portugal...Tirando o nome, o logótipo e a capa exterior, tudo o resto é idêntico ao produto que a Intel tem estado a vender em várias partes do mundo desde 2006. Aliás, esta é já a segunda versão do produto ... nem sempre é conhecido pelo mesmo nome. Na Indonésia o «Magalhães» é conhecido pelo nome de «Anoa», na Índia é o Mileap-X series, na Itália é o Jumpc e o no Brasil é conhecido por Mobo Kids. O Governo do Vietname percebeu o sucesso da oferta e já o colocou nas escolas a preço reduzido. Uma ideia agora adoptada por José Sócrates....

Iniciativa positiva, pelo menos, deste Estado que tira com uma mão e dá com um dedo, é pena é continuar sem se perceber que neste espaço Big Brother, ou Mother para o caso, o normalizar tem de conviver com o espaço de criação e flexibilização da escola pública, privada, cooperativa, ... já que esta escola é hoje mais um espaço público massificado, qualitativamente empobrecido de socialização e um grande recreio, com professores domados e desmotivados ... mas isso é ideia que não encontra, com a crise actual do mercado liberalizado e a ufana ironia dos que adoram dominar a vida dos outros, o melhor momento de acolhimento!

2 comentários:

joshua disse...

Muito bem posto: nas escolas, os professores parecem zombies porque pela parte dos políticos não há hesitação entre a transferência do acento tónico da qualidade e humanização do trabalho para a guloseima tecnológica panaceia de todas as insuficiências.

Ora as pessoas morrem à sede por afectos e por verdade nas suas relações: por isso passam ainda mais tempo em coito com computadores. Do outro lado, talvez haja gente ou público.

PALAVROSSAVRVS REX

(c) P.A.S. Pedro Almeida Sande disse...

Joshua, seja bem vindo, à majority VOX POPULI! Nós os palavrosos Rex e Saurus deste Jurassic Clown Park, poderemos ao menos nos confortar, até vislumbrarmos a cauda do Haley...que nos há de... calar?...extinguir?

Enviar um comentário