quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

ESTÍMULOS PARA OS PORTUGUESES

Caro Egas Salgueiro "enligt-me" se estou errado! Abaixamento do IVA durante 1 ano, não, mas exemplo 1: diminuição da carga fiscal, sim!
Nem mesmo colocarmo-nos ao nível das taxas de Espanha para deixarmos de financiar o orçamento Espanhol? Será que não devíamos por uma vez experimentar receitas novas? É que as antigas já provaram que não promovem take-off's? Afinal continuamos a queixarmo-nos todos passados 34 anos!
E permita-me que lhe exponha algumas hipóteses de voltarmos a colocar Portugal no bom trilho!

Hipótese 1: diminuir os custos de contexto, e como eles sobem todos os dias mesmo em ambiente de recessão! Aliás é desporto nacional! Meter a mão no orçamento de todos, irra, que metermos a mão na verdadeira massa é bom para o outro!

Hipótese 2: diminuir fortemente as desigualdades sociais, tipo ordenado mínimo para 750€ (obviamente dizendo aos de cima, que o facto de aumentar o ordenado mínimo não significa reajustar tudo por aí acima; afinal, são os Portugueses solidários ou uns tremendos de uns individualistas gananciosos? E olhai para o Brasil: no dia em que diminuiu ligeiramente as desigualdades, o crescimento disparou! Além disso, caro Egas, enquanto houver Portugueses a ganhar 450€ por mês, que nos devia envergonhar, o "jeitinho" vai continuar a pulular ... ou queriam que os homens alimentassem as famílias, como? É por isso caro Egas, que tenho uma curva de Lorenz e um índice de Gini na porta do meu frigorífico! Para todos os dias me penitenciar de como somos a-sociais e des-solidários!

Hipótese 3: substituir importações, puxar as orelhas aos governos, mandá-los de férias mais os deputados com férias graciosas e dizer-lhes: deixem-nos trabalhar, voltem daqui a uns anos!Mas esta hipótese 3, só mesmo puxando também orelhas em Bruxelas!

De resto estou convencido que esta crise, aponta já para um brilhante mundo novo, lá para 2010, quando a visão de Sócrates se cumprir: carros eléctricos a perder de vista numa cidade repleta de tomadas monofásicas produzidas em fábricas de Portugal e aerogeradores desde o arco da Rua Augusta às torres das Amoreiras! Nesse dia o silêncio imperará em Portugal e multidões de Portugueses, formados nas novas oportunidades serão aliciados à porta dos centros de emprego para que não se feche mais um importante instituto público de importância capital para Portugal e para o erário público (e olhe que já por lá andei!).

Mas para isso caro Egas, para isso, é preciso tirar de lá a srª Ministra, que nos anda a deprimir!
De resto concordo, em quase tudo, consigo!

Sem comentários:

Enviar um comentário