quarta-feira, 18 de novembro de 2009

PORTUGAL E A UNIÃO: ESTARÃO AS DECISÕES DO STJ E DA PROCURADORIA DE ACORDO COM OS SEUS VALORES E PRINCÍPIOS "CONSTITUCIONAIS"?

Quando olhamos para as leis que mobilizam Portugal, pode parecer que muitas são da responsabilidade dos legisladores nacionais.

Nada de mais falso! Hoje uma parte substancial da legislação é feita via União e transposta para o Estado Nacional.

A Constituição da República Portuguesa também não está imune à cada vez maior influência dos princípios comunitários que são autênticos princípios constitucionais daquilo que se designa já materialmente, ainda não formalmente, de Constituição da União Europeia.

Assim os princípios sobre o qual se constrói a nossa comunidade de Direito não pode fazer tábua rasa de princípios como o da Democracia, da proporcionalidade, da transparência. A subsidiariedade não pode ter as costas quentes, pois se Portugal não sabe defender o seu estado de Direito, a comunidade de Direito da União deve dar um "step forward" na reposição da legalidade.

Anular, assim, a defesa do Estado de Direito, de malfeitorias cometidas pelos seus agentes não parece se enquadrar num princípio de justiça e proporcionalidade de defesa de um Estado que comunga de princípios éticos que fazem parte do adquirido comunitário.

Estará Portugal, assim, a incumprir os valores Constitucionais da União?

Sem comentários:

Enviar um comentário