quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

GOVERNO ECONÓMICO EUROPEU

«Schaeuble voltou a recusar aceitar a emissão de obrigações do tesouro a nível europeu»

«Esta ideia que está sempre presente nas posições tomadas pela Alemanha de que há países que são cigarras e outros que são formigas, é profundamente injusta para com a grande maioria dos cidadãos europeus que habitam os países ditos periféricos (ou cigarras)...
De facto, embora, a meu ver, não se possa concluir que o desempenho destes cidadãos é inferior ao desempenho da média europeia (veja-se o sucesso do emigrantes portugueses), jamais se atreveram sequer a sonhar com o nível de vida da classe média alemã, p. ex.
O problema dos países periféricos situa-se, sobretudo, ao nível da capacidade de gestão (tanto publica como privada).
Pública, porque não existe uma visão estratégica de médio prazo que dê consistência à acção governativa, existindo, pelo contrário, uma governação populista dirigida para as próximas eleições, em benéfico de compadres e amigos, que fica muito cara aos contribuintes e foi a principal responsável pelo enorme endividamento publico a que chegamos.
Privada, porque não existe empresário que, de alguma forma, não faça depender o seu sucesso das ligações ao Estado, ao mesmo tempo que considera factor decisivo para a sua sobrevivência os baixos salários (veja-se a força que foi feita para não se actualizar o salário mínimo em € 15!!!!!).
SOS: Precisamos, urgentemente, de uma verdadeira elite com visão estratégica e sentido de justiça.
Comprem português.»
Será que o ministro Alemão tem razão, ou não sabe interpretar o sentido de comunidade?
Ouvir mais do que falar! 
A opinião de um Português da bloga!

Sem comentários:

Enviar um comentário