quinta-feira, 21 de abril de 2011

O COMPROMISSO NACIONAL

«"Um Compromisso Nacional" aberto a subscrição pública»

O compromisso nacional é um documento que agrega muitos nomes da nossa praça, todos eles envoltos no entanto no "governo" de Portugal dos últimos 30 anos, seja sob forma directa seja sob forma de influência pública. 
A abertura à subscrição pública é importante naquilo que parece um pedido de ajuda ou uma mão dada ao Universo da cidadania anónima. 
Pena que muitos destes nomes não se tenham apercebido que há muito o caminho é o caminho da decadência nacional por egoísmos, invejas, rancores, falta de valores, desigualdade profunda e falta de exemplos éticos. 
Fazer uma ponte e um compromisso apenas nestes momentos com os "desgraçados, ignorados e esquecidos" de sempre, pode parecer um apelo patético para um povo zangado e excluído de quem vê os seus privilégios fugirem debaixo dos pés. Afinal todos sabemos que a miséria em Portugal viveu sempre em conubio imposto com a maior desigualdade do mundo dito civilizado e esse é um dos maiores problemas de Portugal.
O compromisso terá de ser um compromisso verdadeiro e de tempo inteiro, sob pena de a fragmentação da sociedade Portuguesa ser para todo o sempre irreversível e alicerçada em meros compromissos de interesses.
Mesmo, assim, com a última réstea de esperança assinarei o "Tal Compromisso", que espero seja integrador de todos, de ética, de valores e verdadeira cidadania para sempre. 

Não há Portugal, com exclusão de muitos, sem a participação de todos os Portugueses!

Sem comentários:

Enviar um comentário