quinta-feira, 9 de junho de 2011

O EFEITO ASAE NO TECIDO EMPRESARIAL PORTUGUÊS

  • Aliás seria importante avaliar qual o custo da actuação da ASAE no tecido económico e na criação de desemprego. Não me causaria estranheza se o resultado fosse deveras assustador, pois só os 40.000 restaurantes que anunciaram pretender encerrar equivalerão a uns 150.000 desempregados.Conheço algumas pessoas nestas condições que, por sua iniciativa e risco abriram pequenos negócios. Todos, sem excepção, foram liquidados pela ASAE, a pretexto de pequenos detalhes sem qualquer valor operacional. 
  • Hoje em dia ser um pequeno empresário equivale a por a cabeça no cepo à espera do golpe dos novos carrascos. Para um projecto deste tipo poder ter alguma validade o novo governo terá que mudar algumas leis e explicar à ASAE que tem um papel social a cumprir e não apenas punitivo e destrutivo. Estamos num país que precisa desesperadamente de gerar riqueza e não numa guerra contra os pequenos empresários. O que tem sucedido tem custos importantes na questão económica e na paz social de um país que só por si já tem suficientes dificuldades para resolver. Fica o Alerta.
Sempre achei que a actuação desproporcionada da ASAE foi um dos factores maiores de agravamento da situação económica. Não que não se deva ter um actuação pedagógica fiscalizadora, mas porque criar uma polícia para fiscalizar negócios de forma desproporcionada leva à desmotivação e ruína.
A actuação da ASAE teve também a infelicidade de ter sob sua tutela o sr. Nunes de má memória, com práticas agressivas que não se coadunam com o objectivo fundamental do país. Empreender! 

Sem comentários:

Enviar um comentário