segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

ESTADO DE NOJO: CARTA AOS NOSSOS REPRESENTANTES

Srº Deputado
O srº, srª é com certeza uma pessoa inteligente, experiente de vida, não distraída, que acredita que só na simplificação a democracia é possível.
Aos cidadãos fala-se em simplificação, em melhoria de custos de contexto que dêem ao circuito económico e à cidadania uma folga para produzir, para criar, em ambiente com alguma alegria, motivação e segurança individual. Simplificação que não tem conteúdo ideológico e que portanto pode ser dissociado de um estado de guerrilha partidário, antecâmara de uma democracia psicótica, quase esquizofrénica e autista (palavra erradicada do hemiciclo, infelizmente que não a sua prática), que vive não para a resolução dos problemas dos seus representados, mas da ilusão do ganho excludente do seu adversário político.
Não venho relembrar que foi no século XIX que o desenvolvimento económico foi mais explosivo, quando a figura da empresa de responsabilidade limitada foi criada para dissociar o risco pessoal do empreendedor/investidor. Risco que hoje para o empreendedor putativo investidor está dentro de portas, não resistindo a uma falha, a um esquecimento, a um acidente de percurso que destrói uma segunda oportunidade, uma segunda tentativa.
Não lhe venho falar da confusão instalada sobre as virtudes do verdadeiro liberalismo (que respeita a cidadania, o cidadão como construtor do seu percurso de vida e que entronca no colectivo) versus um totalitarismo de estado que confunde liberalidade com liberalismo.
Venho-lhe falar desta nova exigência da ATA, a nova - velha autoridade aduaneira e fiscal: a exigência de um mail dos correios sob pena das costumeiras coimas que nos podem levar o pão e a casa (a quem aproveitará tanto este universo de "cumprimento" Kafkiano?).
Esta nova peça obrigacional, que se segue a muitas outras (e que faz do cidadão uma espécie de escravo do estado, própria do feudalismo) faz com que a ATA já não pareça se preocupar apenas com o cumprimento atempado e igual das nossas obrigações fiscais, mas com construir uma teia venenosa, armadilhada, complexa, que tomba inclemente e desproporcionadamente sobre o pobre cidadão contribuinte, que vive num inferno maior que o de Dante.  
É isto despiciendo? Não, não é, porque são estes actos impensados de decisores a querer mostrar serviço que matam a competitividade, a tal que não se constrói na intensidade mas nas boas e simples práticas. 
  «Universo Unome
pouca vergonha !
estado português está esgotado ! só vive do mais fácil e que custa menos fazer ! estado vive das multas ... 2012-02-27 12:18


António Pereira
?
Mas porque não podem ser avisados para o email pessoal? Porque tem de se criar um dos CTT? Já viram se a moda pega, criar um email diferente para cada serviço da net? Não há cabeça que resista. :D 2012-02-27 11:33

José António Marinho
República da Bananas
Se não estamos atentos isto fica pior que antes do 25 de Abril de 1974. Antes havia a PIDE/DGS, agora nem sabemos o que há, e que as há, há!! Só que a diferença reside em serem várias Pides e nem sequer sabermos de que lado é que elas aparecem. Ai que país este... 2012-02-27 11:13»
E é por isto, caro representante, que Portugal já nem leva a sério as suas instituições, nem acredita que haja futuro na sua terra.
Surpreenda-nos, por uma vez, e mostre que merece, por uma vez, a fidúcia que mesmo o desconhecendo lhe colocámos nas mãos e o poder de fazer-nos a vida num inferno ou sermos felizes na nossa terra.

Sem comentários:

Enviar um comentário