quarta-feira, 1 de outubro de 2008

DIC.WEB DA CORRUPÇÃO


Com o intuito de sistematizar tudo o que há sobre corrupção, definições, técnicas e tudo o mais que se verá, neste estranho jogo da usurpação da coisa pública, iniciaremos um dicionário da corrupção acrescentando entradas, sempre que tal se nos for apresentando. A corrupção, isenta de rótulo de esquerda ou direita, acaba no entanto de ser tema fracturante entre os da esquerda que defendem a apropriação generalizada pelo Estado da coisa pública e alguma direita, que pensa que a coisa pública não pode estar nas mãos do Estado, por a coisa pública ser terreno fértil da ... corrupção!

1) promiscuidade político - jornalística: quando os jornalistas e os políticos criam redes de interesses, seja por motivos de puro altruísmo político-ideológico, seja por fazerem parte de redes, em nome individual ou colectivo, com fins lucrativos mais conhecidas por "benesses". A percepção de quem "promíscuiu" primeiro quem, é irrelevante, e possuidora da propriedade comutativa da "adição".
2) definição de corrupção: quando se serve dois senhores em simultâneo, troca os valores por benesses e entra em negociatas de qualquer espécie.
3) eficiência e honestidade: qualidade rara no jornalismo e política; há, no entanto, ainda alguns exemplares.
4) lealdade a príncipios e valores: outra qualidade rara no jornalismo e política; há, no entanto, referenciados alguns exemplares.
5) dedicação, empenho e coragem: ainda mais outra qualidade rara no jornalismo e política; há, no entanto referenciados mais alguns exemplares.
6) honestidade, isenção e frontalidade: ver entradas anteriores.
7) modo primário de assassinato de carácter: perpretados normalmente através de ataques insidiosos.
8) vida de negociatas turvas, trocas de favores e abusos de poder: dia a dia da vida dos corruptos.
9) quem aproveitam estas mistificações: a todos os igualmente corruptos já que é uma relação biunívoca, "toma lá, dá cá" .
10) erário público dos portugueses: normalmente fruto e objecto do processo corruptivo.
11) fuga estratégica dos corruptos: técnica da reversão do espelho, exemplo clássico «já o burlão Alves dos Reis, quando se começou a sentir apertado, desatou a acusar a administração do Banco de Portugal».
12) pessoas de bem: minoria em vias de extinção; salvam-se normalmente os poetas com excepção dos que "sorvem do aroma da vida política": profusos exemplos na vida nacional, normalmente os mais aguerridos e trauliteiros.
13) a verdade vem sempre à tona: infelizmente perde-se normalmente na sofreguidão das notícias; nem sempre é assim.
14) desistência da carreira política: efeito de técnica muito utilizada nos últimos anos e que visa a própria logo à partida, de boa e fraca gente, por temerem os golpes baixos, as acusações sem fundamento e/ou a devassa da sua vida particular.
15) território de mediocridade crescente: território político nacional, muito propício a continuar a alastrar-se a outras áreas do mesmo.
16) lamaçal: onde se encontram os sujeitos e predicados deste habitat natural.
17) ditadura da mediocridade: estado actual da «bovinidade nacional, segundo definição de um nacional bloger de mérito».
18) máfias transversais ao espectro partidário: outra definição dos grupos em acção, com utilização terminológica das Calabresas, Sicilianas, Napolitanas, ou Lisboetas, especializados no assalto aos cofre-fracos das riqueza nacionais.
19) séculos de corrupção e mediocridade: estado habitual e de continuidade da "nação Política Portuguesa".

* este dicionário pertence à editora causavossa e deve-se manter ao abrigo de qualquer juventude partidária (secção dos 5 aos 12 anos) ou estagiário de comunicação social, por conter definições eventualmente chocantes para os eticamente ingénuos, pelas suas capacidades intoxicantes.

Sem comentários:

Enviar um comentário