sábado, 24 de janeiro de 2009

HOMEM TOTAL

MUITO BOM ESTE HOMEM TOTAL ... GLOBAL! A CIÊNCIA ECONÓMICA COMO APROXIMAÇÃO, NUNCA COMO RESOLUÇÃO OU PRETENSÃO! ESSA FICA A CARGO DO HOMEM TOTAL, DE PREFERÊNCIA EM AMBIENTE GLOBAL!

POR ISSO TEIXEIRA DOS SANTOS DIXIT: ESTA CRISE NÃO VEM NOS MANUAIS; É ALGO INTEIRAMENTE NOVO! SE ASSIM É, E É, MAIS ATENÇÃO EM VELOCIDADE DE CRUZEIRO À CONDIÇÃO E RAZÃO DOS SEUS CONCIDADÃOS!

EM ECONOMIA E FINANÇAS ANA ROQUE, BRILHANTE JURISTA DE DIREITO ECONÓMICO DIZIA-ME: SEJA RACIONAL, SEJA POLITICAMENTE CONSTANTE! SE ASSIM FOSSE TECNOCRATICAMENTE ASSERTIVO, ASSEPTICAMENTE CONSTANTE, FALTAR-ME-IA ARGUMENTOS PARA RESPONDER A TEIXEIRA DOS SANTOS: TÃO ARRUMADINHO, TÃO CERTINHO, TÃO CONSTANTE, MAS TÃO
PROFUSAMENTE INIMAGINATIVO FACE A UM MANUAL AINDA EM BRANCO!

«Não é suficiente ensinar a um homem uma especialidade.Através dela ele pode tornar-se uma espécie de máquina útil mas não uma personalidade desenvolvida harmoniosamente.A sobrecarga necessariamente leva à superficialidade.EINSTEIN, Albert, cit.PAIS, Abraham, Einstein viveu aqui: 271.
NÃO HÁ RAMO sem excessão, mas à Economia lhe é essencial, no sentido de exceder as parcas fronteiras acadêmicas. Nesses bancos, como nos congêneres financistas, o que mais importa são contabilidades; mas enquanto nesses coexistem apenas duas operações, nos estudos econômicos é mister uma infinidade de cálculos. São milhares os vetores incidentes sobre nossas casas, e seu guardião, tal qual se apresenta o designativo eco, e tampouco qualquer computador de última geração, não tem capacidade para dimensioná-los. O futuro faz-se a cada instante, por cada átomo do Universo. Impossível calculá-los. O que pode emprestar guarida são os muros arrimados da Física, esta abandonada porque taxada complexa, a Filosofia, relegada por estéril, mesmo a História, olvidada pelo tempo transcorrido, e fundamentalmente a Ciência Política, desprezada porque dúbia, portanto, pretensamente ideológica, ainda que pragmática. Mas é deste delta, e não da simplória metafísica pitagórica, que a realidade pode ser melhor aprendida. Os sistemas matemáticos não podem dar conta de todas as verdades matemáticas; haverá sempre um conjunto de axiomas que estará fora de seu sistema. Fulgurantes catedráticos, todavia, ainda se baseiam nesses moldes cartesianos, em parcas coletas, não raras vezes embaladas em invólucros mais ou menos marxistas. A fim de dourar a pílula, costumam propalá-la social, e geralmente altruística. No entanto, a doutrina prescinde de âncoras jurídicas e filosóficas, consideradas motivo de atraso:
Essa perda da compreensão dos fatores que determinam tanto o valor do dinheiro como os efeitos dos eventos monetários sobre o valor de bens específicos é um dos principais danos que a avalanche keynesiana causou ao entendimento do processo econômico.HAYEK, F. 1986: 73Von Mises (1990: 112), com pesar, já identificara:"O que ocorreu foi que as premissas tecnocráticas quanto à natureza do homem, da sociedade e da natureza, deformaram-lhe a experiência na fonte, tornando-se assim os pressupostos esquecidos de que se originam o intelecto e o julgamento ético."Evidentemente é deplorável que a loco motiva atropele ética, leis e costumes através de maciça divulgação de dúbias estatísticas, vários macetes numéricos, e arranjada publicidade, em nome de um suposto progresso material. Malgrado o ideal que projeta, a ciência mater já demonstrou, na simplicidade de E=Mc2, que o materialismo é desprovido do próprio objeto; todavia, a mais famosa equação, como sói acontecer nas congêneres, ainda não parece assimilada no interior da academia. Urge atenção. A viagem da Economia é repleta de infortúnio, e se dirige ao despenhadeiro:"Não é de causar espanto que a economia seja, com freqüência, chamada de ‘triste ciência'!" (PILZER , Paul, Deus quer que você enriqueça : a teologia da economia: 35)
Assim, a economia, a ciência social matemáticamente mais avançada, é também a ciência social e humanamente mais fechada, pois se abstrai das condições sociais, históricas, políticas, psicológicas, ecológicas, etc., inseparáveis das atividades econômicas. Por isso, os seus experts são cada vez mais incapazes de prever e de predizer o desenvolvimento econômico, mesmo a curto prazo.MORIN, Edgard, Compreender não é preciso; cit. MARTINS e SILVA: 30Na carência dessarte, ficam por aí colhendo e difundindo boatos e fatos, sem distinções:
A ciência econômica é a ciência humana mais sofisticada e mais formalizada. Contudo, os economistas são incapazes de estar de acordo sobre suas predições, geralmente errôneas. Por quê? Porque a ciência econômica está isolada das outras dimensões humanas que lhes são inseparáveis.MORIN, E., Em busca dos fundamentos perdidos : textos sobre o marxismo: 16
O pensamento econômico contemporâneo é esquizofrênico. A teoria clássica foi quase virada de ponta-cabeça.CAPRA, 1995: 207)As relações inerentes à matéria em tela, social por excelência, não podem ignorar nenhuma fonte do conhecimento:.Qualquer economista deveria ser, mesmo que pouco, matemático, historiador, homem de Estado e filósofo. PASSET, René, Economia: da unidimensionalidade à transdisciplinaridade; cit. MORIN, E., 2002: 224.Um denominador traçou o psiquiatra ex-Deputado Federal Dr. Eduardo Mascarenhas (1994: 3):
Tanto o psicanalista quanto o economista proclamam o poder de influência desse inconsciente coletivo composto de mitos, lendas, crenças, ideologias, valores e ideais - o imaginário social - sobre as subjetividades individuais. Ou seja, ambos, psicanalista e economista, sublinham a importância dos investimentos efetuados por cada uma destas subjetividades nas suas circunstâncias. Entre o psicanalista e economista existe uma poderosa convergência: ambos estudam as reações e as expectativas das pessoas (agentes econômicos) quando imersa no espaço social. Até porque desse formigueiro intersubjetivo ninguém escapa.Como todas as ciências, especialmente a econômica, que deve ter por objeto o ser humano, e não apenas quantificações, tem obrigação de ser multidimensional e interdisciplinar, com isto melhor aferindo, podendo e até devendo ampliar seus horizontes, pelos faróis das ciências mais tradicionais:
Uma concepção adequada de desenvolvimento deve ir muito além da acumulação de riqueza e do crescimento do Produto Nacional Bruto e de outras variáveis relacionadas à renda. Sem desconsiderar a importância do desenvolvimento econômico, precisamos enxergar muito além dele.SEN, Amartya: 28Talvez por isso o ex-todo poderoso Alain Greenspan tenha escrito:
O problema essencial é que os nossos modelos tanto os de risco quanto os econométricos, por mais complexos que se tenham tornado, ainda assim são simples demais para capturar a ampla gama de variáveis que definem a realidade econômica mundial.É óbvio:“Há infinitos universos paralelos formando ramificações. Em cada um se atualiza uma realidade." (TOFFLER, Alvin e TOFFLER, Heidi, p. 20)
Não podem as bifurcações ajudar-nos a entender a inovação e a diversificação em áreas outras do que a física ou a química? Como resistir à tentação de aplicar essas noções a problemas da esfera da biologia, da sociologia e da economia? Demos alguns passos nesta direção e hoje muitas equipes de pesquisa em todo o mundo seguiram este caminho. Só na Europa, foram fundados nestes últimos dez anos mais de cinqüenta centros interdisciplinares especializado em estudo dos processos não-lineares.PRIGOGINE, I.,: 74"Tudo o que é humano é ao mesmo tempo psíquico, sociológico, econômico, histórico, demográfico. É importante que esses aspectos não sejam separados, mas concorram para uma visão 'poliocular'." (MORIN, Edgar, Contrabandista dos saberes, cit. PESSIS-PASTERNAK: 86)
Hoje a Antropologia não pode abster-se de uma reflexão sobre: o princípio de relatividade einsteniano; o princípio de indeterminação, de Heisenberg; a descoberta da ‘antimatéria’, desde o anti-elétron (1932) até o antinêutron (1956); a cibernética, a teoria da informação; a química biológica; o conceito de realidade. Tudo o que diz respeito ao homem nos revela ao mesmo tempo o homem em movimento e o homem permanente; o homem diverso e o homem uno.MORIN, E.: 64.We can change. I hope. »Não é suficiente ensinar a um homem uma especialidade.Através dela ele pode tornar-se uma espécie de máquina útil masnão uma personalidade desenvolvida harmoniosamente.A sobrecarga necessariamente leva à superficialidade.EINSTEIN, Albert, cit.PAIS, Abraham, Einstein viveu aqui: 271.
NÃO HÁ RAMO sem excessão, mas à Economia lhe é essencial, no sentido de exceder as parcas fronteiras acadêmicas. Nesses bancos, como nos congêneres financistas, o que mais importa são contabilidades; mas enquanto nesses coexistem apenas duas operações, nos estudos econômicos é mister uma infinidade de cálculos. São milhares os vetores incidentes sobre nossas casas, e seu guardião, tal qual se apresenta o designativo eco, e tampouco qualquer computador de última geração, não tem capacidade para dimensioná-los. O futuro faz-se a cada instante, por cada átomo do Universo. Impossível calculá-los. O que pode emprestar guarida são os muros arrimados da Física, esta abandonada porque taxada complexa, a Filosofia, relegada por estéril, mesmo a História, olvidada pelo tempo transcorrido, e fundamentalmente a Ciência Política, desprezada porque dúbia, portanto, pretensamente ideológica, ainda que pragmática. Mas é deste delta, e não da simplória metafísica pitagórica, que a realidade pode ser melhor aprendida. Os sistemas matemáticos não podem dar conta de todas as verdades matemáticas; haverá sempre um conjunto de axiomas que estará fora de seu sistema. Fulgurantes catedráticos, todavia, ainda se baseiam nesses moldes cartesianos, em parcas coletas, não raras vezes embaladas em invólucros mais ou menos marxistas. A fim de dourar a pílula, costumam propalá-la social, e geralmente altruística. No entanto, a doutrina prescinde de âncoras jurídicas e filosóficas, consideradas motivo de atraso:
Essa perda da compreensão dos fatores que determinam tanto o valor do dinheiro como os efeitos dos eventos monetários sobre o valor de bens específicos é um dos principais danos que a avalanche keynesiana causou ao entendimento do processo econômico.HAYEK, F. 1986: 73Von Mises (1990: 112), com pesar, já identificara:"O que ocorreu foi que as premissas tecnocráticas quanto à natureza do homem, da sociedade e da natureza, deformaram-lhe a experiência na fonte, tornando-se assim os pressupostos esquecidos de que se originam o intelecto e o julgamento ético."Evidentemente é deplorável que a loco motiva atropele ética, leis e costumes através de maciça divulgação de dúbias estatísticas, vários macetes numéricos, e arranjada publicidade, em nome de um suposto progresso material. Malgrado o ideal que projeta, a ciência mater já demonstrou, na simplicidade de E=Mc2, que o materialismo é desprovido do próprio objeto; todavia, a mais famosa equação, como sói acontecer nas congêneres, ainda não parece assimilada no interior da academia. Urge atenção. A viagem da Economia é repleta de infortúnio, e se dirige ao despenhadeiro:"Não é de causar espanto que a economia seja, com freqüência, chamada de ‘triste ciência'!" (PILZER , Paul, Deus quer que você enriqueça : a teologia da economia: 35)
Assim, a economia, a ciência social matemáticamente mais avançada, é também a ciência social e humanamente mais fechada, pois se abstrai das condições sociais, históricas, políticas, psicológicas, ecológicas, etc., inseparáveis das atividades econômicas. Por isso, os seus experts são cada vez mais incapazes de prever e de predizer o desenvolvimento econômico, mesmo a curto prazo.MORIN, Edgard, Compreender não é preciso; cit. MARTINS e SILVA: 30Na carência dessarte, ficam por aí colhendo e difundindo boatos e fatos, sem distinções:
A ciência econômica é a ciência humana mais sofisticada e mais formalizada. Contudo, os economistas são incapazes de estar de acordo sobre suas predições, geralmente errôneas. Por quê? Porque a ciência econômica está isolada das outras dimensões humanas que lhes são inseparáveis.MORIN, E., Em busca dos fundamentos perdidos : textos sobre o marxismo: 16
O pensamento econômico contemporâneo é esquizofrênico. A teoria clássica foi quase virada de ponta-cabeça.CAPRA, 1995: 207)As relações inerentes à matéria em tela, social por excelência, não podem ignorar nenhuma fonte do conhecimento:.Qualquer economista deveria ser, mesmo que pouco, matemático, historiador, homem de Estado e filósofo. PASSET, René, Economia: da unidimensionalidade à transdisciplinaridade; cit. MORIN, E., 2002: 224.Um denominador traçou o psiquiatra ex-Deputado Federal Dr. Eduardo Mascarenhas (1994: 3):
Tanto o psicanalista quanto o economista proclamam o poder de influência desse inconsciente coletivo composto de mitos, lendas, crenças, ideologias, valores e ideais - o imaginário social - sobre as subjetividades individuais. Ou seja, ambos, psicanalista e economista, sublinham a importância dos investimentos efetuados por cada uma destas subjetividades nas suas circunstâncias. Entre o psicanalista e economista existe uma poderosa convergência: ambos estudam as reações e as expectativas das pessoas (agentes econômicos) quando imersa no espaço social. Até porque desse formigueiro intersubjetivo ninguém escapa.Como todas as ciências, especialmente a econômica, que deve ter por objeto o ser humano, e não apenas quantificações, tem obrigação de ser multidimensional e interdisciplinar, com isto melhor aferindo, podendo e até devendo ampliar seus horizontes, pelos faróis das ciências mais tradicionais:
Uma concepção adequada de desenvolvimento deve ir muito além da acumulação de riqueza e do crescimento do Produto Nacional Bruto e de outras variáveis relacionadas à renda. Sem desconsiderar a importância do desenvolvimento econômico, precisamos enxergar muito além dele.SEN, Amartya: 28Talvez por isso o ex-todo poderoso Alain Greenspan tenha escrito:
O problema essencial é que os nossos modelos tanto os de risco quanto os econométricos, por mais complexos que se tenham tornado, ainda assim são simples demais para capturar a ampla gama de variáveis que definem a realidade econômica mundial.É óbvio:“Há infinitos universos paralelos formando ramificações. Em cada um se atualiza uma realidade." (TOFFLER, Alvin e TOFFLER, Heidi, p. 20)
Não podem as bifurcações ajudar-nos a entender a inovação e a diversificação em áreas outras do que a física ou a química? Como resistir à tentação de aplicar essas noções a problemas da esfera da biologia, da sociologia e da economia? Demos alguns passos nesta direção e hoje muitas equipes de pesquisa em todo o mundo seguiram este caminho. Só na Europa, foram fundados nestes últimos dez anos mais de cinqüenta centros interdisciplinares especializado em estudo dos processos não-lineares.PRIGOGINE, I.,: 74"Tudo o que é humano é ao mesmo tempo psíquico, sociológico, econômico, histórico, demográfico. É importante que esses aspectos não sejam separados, mas concorram para uma visão 'poliocular'." (MORIN, Edgar, Contrabandista dos saberes, cit. PESSIS-PASTERNAK: 86)
Hoje a Antropologia não pode abster-se de uma reflexão sobre: o princípio de relatividade einsteniano; o princípio de indeterminação, de Heisenberg; a descoberta da ‘antimatéria’, desde o anti-elétron (1932) até o antinêutron (1956); a cibernética, a teoria da informação; a química biológica; o conceito de realidade. Tudo o que diz respeito ao homem nos revela ao mesmo tempo o homem em movimento e o homem permanente; o homem diverso e o homem uno.MORIN, E.: 64.We can change. I hope. »

http://allmirante.blogspot.com/2009/01/economia-interdisciplinar.html

Sem comentários:

Enviar um comentário