quarta-feira, 9 de junho de 2010

ALEXANDER ELLIS, UM BRIT DE ENVERGADURA

Crisófilos? Desenrascados?
Na mouche!
Excelente a capacidade e inteligência deste britânico-luso, filho de um povo que merece toda a minha admiração, que me faz lembrar um major Alvega revisitado.
«Portugal é um país viciado na crise ("crisófilo") por instinto. Mas também tem grande capacidade de "desenrascanço". É um conceito que não consigo explicar....

Nem tem tradução em inglês...

Não. Não há, não há! [risos] Diria que Portugal não é diferente de qualquer outro país europeu nesta altura. Como costumo dizer, a acção está muitas vezes fora do nosso controlo. Portanto, o que nos define é a reacção. É isso que nos pode levar para cima ou para baixo. Vocês têm uma grande mais-valia no mundo globalizado: a capacidade de adaptação a culturas diferentes. Uma característica que é sempre acompanhada da autocrítica. Acho isso fascinante. Façam uma lista do número de treinadores de futebol que trabalham no estrangeiro e estarão seguramente no top ten. Têm gente no Vietname, na Arábia Saudita, na Grécia. Têm uma grande aptidão para lidar com as outras culturas. No mundo globalizado isso é um grande activo.»

Sem comentários:

Enviar um comentário