sábado, 12 de junho de 2010

O INIMIGO DENTRO DE CASA

«tugasapo, Algarve | 12/06/10 09:49
Eu tenho 48 anos, trabalho desde os 17.
Esta minha geração está mais pobre que a anterior!!!!!!
Estamos há 10 anos em crise, e vão ser necessários mais 5 ou 6 anos para que eventualmente venhamos a ter uma melhor situação. Quer isto dizer que passei a minha idade produtiva a dar no duro e nada me valeu. Não recebo há 9 meses a minha empresa, está mal. Mas continuo a dar no duro, porque acredito na empresa e tenho de continuar, tenho de sobreviver. Eu como sócio gerente do meu pequeno negócio, não tenho direito a fundo de desemprego, se as coisas correrem mal, mas contionuo a pagar IRC, IRS, segurança social e outros impostos.
Por isso aqueles que fazem greves e manifestações, são os que tem os seu empregos e remunerações garantidos.
Eu sei que estou muito mais pobre.
A crise em Portugal teve origem no *****ntra do Guterres, que é hoje o Alto comissário dos refugiados das nações unidas, depois veio o resto que sabemos.

Tugasapo, Algarve | 12/06/10 09:40
Ag, concordo contigo, eu já aqui falei algumas vezes sobre esse assunto. A Europa andou a dormir durante muitos anos e continua. Deixamos que a Industrioa da manfacturação saisse do espaço europeu e agora pagamos por isso. Os Chineses, estão-se nas tintas para a Europa. só estão interessados no seu modelo económico de desenvolvimento e sem se importarem. Mas nós os Europeus, é que somos os culpados, porque não criamos defesas para as nossas industrias e assim, não iremos conseguir aumentar o emprego.
Reparem que os Chineses e Asiáticos que vivem em Portugal, pouco valor acrescentado produzem na Europa, Só vendem os produtos que vem da China, não compram Imoveis, pouco reinvestem na Europa. Não produzem criam empresas que possam criar valor acrescentado ás nossas matérias primas.
Mas estou a falar da China, como o mesmo se passa em relação á India, que ainda mal começou e já reclama as mesmas condições que a China.
A Europa, não poder ser uma zona unicamente de serviços. A zona asiática, tem lá essas zonas, como é o caso de Singapura, Macau, etc.
Ou a Europa arrepia caminho, ou então estamos desgraçados.

Ag, Coimbra | 12/06/10 09:27
É mais do que obvio que mais tarde ou mais cedo isso vai acbar por acontecer.
A "Europa" foi criada em torno de um modelo económico, de um grande mercado (comunidade económica Europeia) mercado este que seria práticamente autosuficiente em muitos sectores dentro das suas fronteiras, e que regularia as importações para a comunidade.
Por pressão dos paises com grandes excedentes (exportadores), com a Alemanha à cabeça a "Europa", já não a CEE, escancarou as portas ao exterior, e permitiu importações selvagens para dentro das suas fronteiras, sem quaisquer regras ou controlo.
Com isto as industrias dos países mais débeis da "Europa", foram-se arruinando e fechando, caso de Portugal, Calçado, texteis, ceramica e porcelanatos, e mais recente os componentes para a industria automóvel.
Os sucessivos governos destes países, foram-se vendendo, nunca utilizando o veto a que tinham direito, a troco das ajudas de Bruxelas, e deixaram caminhar os seus países para o buraco onde hoje se encontram.
Hoje existe uma China dependencia na "Europa", que vai ter que ser alterada com grande dor para as gerações vindouras.
Se repararmos na nossa casa, ficarão surpreendidos com o Made em China, a começar pelos computadores e aparelhos eléctronicos, a apralhelhagem eléctrica, o pavimento flutuante de madeira que pisamos, os azulejos das casas de banho, as loiças sanitárias, as pedras dos tampos das cozinhas, os garfos e facas que usamos, os pratos e as panelas, grande parte da roupa que usamos, e por aí fora.
Tudo isto gera desemprego, que começa obviamente pelas economias mais débeis, mas vai alastrando às restantes.
Por tudo isto é minha convicção que apesar do aperta o cinto, não é assim que a questão se resolve, ou a "Europa" volta a ser a CEE, ou o caminho vai ser a desagregação.»
Falta acrescentar que 50% das empresas que exportam Made in China são Europeias e Americanas. 
O inimigo está, assim, verdadeiramente, dentro de casa. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Amigo tuga... a europa não dorme, não è pessoa fisica, a gula dos cartolas de charuto,esses sim,apostaram na compra dos ganânciosos e exploradores cá do burgo.Traçaram-nos a sina.
Dormir anda o zé povinho.

Enviar um comentário