segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

VER, OUVIR E GOVERNAR

As caixas de comentários das notícias deviam ser leitura obrigatória para muitos políticos.  Ouvir, mais que falar para o nosso umbigo, é que nos permite ir percebendo o nosso-outro mundo.

Este comentário de um agricultor faz-nos perceber que é no trade-off entre a produção (o transaccionável) e alguns serviços (o não transaccionável),  nesta razão de troca desequilibrada que está a resposta a muitos dos nossos problemas.

E o que tem feito os nossos políticos e alguns lobbies corporativos nos últimos anos?
Travar a entrada do bem estar social, através do bloqueamento de entradas de jovens com vocação em áreas como a medicina, assumindo-se como regulador negativo do mercado. 
«Nasci na agricultura e sei o que digo: este ramo de negócio só deu qualquer coisa antes do 25 de Abril em que o Salazar não deixava haver emigração para que os ricos tivessem mão de obra barata. Hoje é diferente. Moro numa aldeia agrícola e se quiser um homem para trabalhar não o encontro.
Há dias comprei 100 kg de milho por 35 euros. Se tiver de ir a um médico especialista pago 50 euros.Um homem que estudou à custa do povo e em 20 minutos leva 50 euros. 100 kg de milho têm de se semear, regar,colher,secar e depois vender. Não é por acaso que os agricultores reclamam ajudas. Se nós temos de pagar as ajudas estamos a comprar duas vezes o produto.»

Sem comentários:

Enviar um comentário