terça-feira, 11 de janeiro de 2011

MEDIÇÃO DE VARIÁVEIS: INVESTIGAR CIENTIFICAMENTE A CAPACIDADE DE LIDERANÇA DO PRIMEIRO-MINISTRO

Antes de me concentrar numa análise ao(s) caso(s) concreto(s) por nós explorados (ainda que de uma forma ainda precária e pouco definitiva), não fui capaz de resistir a analisar uma das dimensões de uma medida usada em investigação de comportamentos, nomeadamente na Capacidade de Liderança segundo a teoria plasmada em (Sekaran: 171), dimensão que responde a muitos dos nossos receios quando validamos qualquer tipo de responsabilidade na condução de uma organização até a... um povo! 

Um dos trabalhos de grupo focou-se no mediático Mourinho, que ultrapassa as fronteiras do desporto e se torna uma espécie de “case-study” de sucesso através de uma conjugação simbiótica multivirtude, onde sobressai a “Capacidade de Liderança”. A escala expandida em (Sekaran:170), “least preferred co-worker scale”, se pode confirmar se os funcionários estão orientados para as pessoas ou para a tarefa (ou trabalho), é por outro lado uma daquelas escalas intervaladas de 16 itens que se adequava até à investigação da capacidade de liderança de um… primeiro-ministro. Seria interessante, até extensiva a um avaliação de candidatos (neste período onde mais que os olhos, ou as palavras, convêm ver os corações), o preenchimento mensurável da percepção de cada um de nós sobre uma das dimensões das “características” que se pedem a um primeiro. 

Como seriam mensurados os pares itens na dimensão co-trabalho? , ...(agradável, desagradável), (amigável, rude), (rejeitador, aceitador), (solidário, individualista), (entusiástico, abatido), (tenso, relaxado), (distante, fechado), (frio, quente), (cooperativo, não cooperativo ou individualista), (suportável, hostil), (aborrecido, interessante), (conflituoso, harmonioso), (seguro, hesitante), (eficiente, ineficiente), (depressivo, alegre), (aberto, reservado) e que ilação de "   fiabilidade"   nos daria? Escala esta em que todos os itens se parecem correlacionar, pelo que parece definitivamente uma "  reflective scale". 

E se uma nova dimensão para a construção da resposta à capacidade de liderança fosse acrescentada, a dimensão credibilidade, com itens como este: (realista, irrealista ou delirante). Será que se manteria a correlação entre itens de " reflective scale"  ou a escala já seria mais do campo da "  formative scale"  ?

Sem comentários:

Enviar um comentário