domingo, 9 de janeiro de 2011

CONSULTÓRIO EUROPEU

Reproduzido, com gosto e com um obrigado, de Ana Paula Fitas

«Do "dumping" proteccionista franco-alemão ao desmantelamento económico da UE...

Os mercados continuam a pressionar Portugal, sob influência da Alemanha e da França que, persistindo nos elos do eixo franco-alemão, exigem que o nosso país, à imagem da Grécia e da Irlanda, solicite intervenção externa dos Fundos Comunitários, deixando aberta a porta à entrada do FMI. A exigência, a que a revista Der Spiegel dá voz, aparentando uma análise económica que dissimula a intenção política dos países que querem reduzir a União Europeia a uma Comunidade Económica em que uma dúzia de Estados domina o mercado europeu (a quem interessou o alargamento apenas e só enquanto os Estados-membros garantiram o funcionamento linear da oferta e da procura, estimulando o consumo e promovendo o lucro dos seus accionistas) que viu na união política um instrumento interessante para a institucionalização de uma espécie de muralha de aço para a economia liberal... O esforço de demonstração da inviabilidade do projecto europeu comum e igualitário "inter pares" dos países mais ricos decorre, como bem sabemos, não de uma qualquer preocupação com o bem-estar das populações mas com o exercício concertado de nacionalismos proteccionistas contra os quais legislaram os que agora, subversivamente, os promovem... e se é verdade que muitas economias europeias estão ameaçadas, a realidade é que não podemos ceder à estratégia de usarem Portugal como um duplo exemplo: quer como condicionador do funcionamento de outras economias em dificuldades pelo medo da intervenção do FMI, quer como "caso" capaz de desdramatizar esta intervenção face ao eventual e mais que prevísivel período de sérias dificuldades com que a Hungria, a Bulgária e outros se irão defrontar no futuro próximo... veja-se a Roménia que acabou de ver disponibilizados 900 milhões pelo FMI e cuja população, já de si tão pobre!, nem imagina o preço que terá que pagar!... De facto, o eixo franco-alemão parece interessado em "salvar o coiro" do processo de desmantelamento desta união económica, assumindo sem reservas, através das exigências que fazem, que o interesse político da União Europeia não lhes interessa para nada e, naturalmente!, menos ainda, a Europa Social!»
Cara Ana Paula Fitas

Durante o longo sol Europeu decidi votar o meu tempo ao estudo Europeu. Aproveitei a carga económica e de gestão que me veio da aurora Europeia e a chamada captura do(s) regulador(es) à la Portugaise que me mataram o empreendedorismo. Afinal só há espaço para os mais fortes e incapazes! 

Adorei como todos os estudiosos de Estudos Europeus, a defesa do mercado único e a grande benção de um projecto onde a solidariedade estava plasmada no seu Direito - de Comunitário ao da UNIÃO Europeia. De um Eurocéptico desconfiado passei, e tornei-me,  num acirrado Euroentusiasta.

Depois da leitura dos globalismos localizados e dos localismos globalizados de BSSantos, torçi pela segunda vez o nariz.
Eis, então, que com o "  pequeno primo "   do subprime e de todos os "  brothers"  que lhe sobrevieram, converti-me quase definitivamente à tese do homem lobo do homem, e de Euroentusiasta caí novamente no Eurocepticismo. 

Terei retorno, ANA PAULA FITAS?

Sem comentários:

Enviar um comentário