quinta-feira, 24 de novembro de 2011

ALEXANDER MILINKEVICH

«Alexander Milinkevich, nascido em 1947, na cidade de Hrodna, é um político/ líder da oposição democrática na Bielorrússia, que concorreu às eleições presidenciais de Março de 2006 contra o ainda actual presidente Alexander Lukashenko, este último apelidado por muitos como "o último tirano da Europa".

Na altura, depois de reunir 100.000 assinaturas, Milinkevich recebeu oficialmente apenas 6% dos votos, numa eleição fraudulenta que a União Europeia considerou como não sendo livres nem justas.
Desde então, a situação dos direitos humanos tem vindo a deteriorar-se naquele país da Europa do Leste, tendo as autoridades adoptado uma lei que penaliza as atitudes consideradas como crítica ao Estado. No mês seguinte às eleições, Alexander Milinkevich, foi preso durante 15 dias, juntamente com muitos membros da oposição, por ter participado num "comício não autorizado".

E esta não foi vez sem exemplo. Milinkevich foi detido posteriormente em várias ocasiões, num clima cada vez mais hostil, onde prossegue o silenciamento e a prisão de jornalistas e activistas. Veja-se o exemplo da Associação Bielorrussa de Jornalistas, que já tinha sido distinguida com o Prémio Sakharov no ano de 2004: http://www.facebook.com/note.php?note_id=310845002276395

Mais recentemente, Alexendar Milinkevich optou por não se candidatar às eleições de 2010, por considerar que a legislação eleitoral ainda não permitia a realização de eleições livres e justas, continuando, apesar disso, a sua luta por um futuro democrático na Bielorrússia.

PRÉMIO SAKHAROV para a liberdade de pensamento - 2005»
O nome Bielorrússia parece derivar do termo Rússia Branca, mau grado pairarem sobre o país os tons cinzentos dos regimes autoritários. Responsabilidade do auto assumido regime não democrático de Alexander Lukashenko, levou ao tempo Condoleezza Rice a descrever a Bielorrússia como um dos bastiões da tirania no mundo. O regime tem-se perpetuado no poder através de eleições consideradas falseadas por organizações internacionais imparciais, sendo Alexander Milinkevich, o líder da oposição democrática, a referência Bielorrussa de “um lutador pela liberdade e democracia”.

Sem comentários:

Enviar um comentário