sexta-feira, 25 de novembro de 2011

SALIH OSMAN

«Durante as duas décadas de guerra civil no Sudão, este advogado sudanês arriscou a vida para prestar assistência jurídica e ajuda médica às vítimas do conflito.    
Colaborador da Organizaçao Sudanesa Contra a Tortura (SOAT), proporcionou representação jurídica gratuita às pessoas detidas arbitrariamente e torturadas, cujo único crime foi oporem-se às políticas do governo sunadês ou partilharem a mesma etnia que os movimentos rebeldes do Darfur. Através da sua luta, tem conseguido anular ou reduzir sentenças de condenações à morte, ao mesmo tempo que insiste em que a violação seja considerada um crime de guerra.
Membro da oposição no Parlamento sudanês desde 2006, a luta de Osman centra-se agora na protecção de mais de dois milhões de sudaneses que foram obrigados a abandonar as suas casas durante o conflito e na reforma do sistema judiciário do seu pais.
Pagou um preço elevado pelas suas acções: foi perseguido, preso em diversas ocasiões, mantido em isolamento e torturado, ao mesmo tempo que membros da sua família foram vítimas de represálias por parte das milícias.
           
De visita a Portugal, em Dezembro de 2007, Osman pediu que “Portugal olhasse para Darfur como o fez para Timor-Leste” e pediu uma intervenção militar urgente na região por parte da comunidade internacional.PRÉMIO SAKHAROV para a liberdade de pensamento - 2005»

As crises humanitárias são efeito da natureza mas a maioria conflitos por recursos, étnicos, delimitação de fronteiras, motivações religiosas ou outras. No maior país de África, o Sudão, a guerra civil combinou parte destas razões opondo rebeldes, forças de segurança e milícias. O conflito do Darfur e a oposição entre o animista, cristão Sul, e o Muçulmano, Árabe Norte, redundou recentemente na criação do Sudão do Sul. Salih Osman é mais outro humanista, oposicionista do regime Sudanês, com provas na assistência humanitária e jurídica contra a arbitrariedade e a repressão de um povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário