quarta-feira, 23 de novembro de 2011

"DAMAS DE BLANCO" 1

"Em 2005, Cuba volta a marcar presença no Prémio Sakharov, desta feita através das "Damas de Blanco" (Mulheres de Branco), cuja coragem e empenho na causa dos direitos humanos e na defesa dos presos políticos em Cuba foram reconhecidos. São viúvas, esposas, mães e irmãs que não deixam esquecer a detenção de dissidentes políticos, em especial de dezenas detidos em 2003, a maioria por ter criticado a falta de liberdade política no país.

Todos os domingos, vestidas de branco, as mulheres vão à missa à Igreja de Santa Rita, desfilando depois pacificamente pela Quinta Avenida de Havana, de flores na mão, pedindo a libertação dos presos. Nas mãos, trazem as fotos dos seus entes detidos, com os anos de prisão a que foram condenados.

Sujeitas a insultos, ameaças e agressões, que já aconteceram, as mulheres não desistem e, domingo após domingo, prosseguem a sua luta, que já ultrapassou as fronteiras de Cuba e se tornou num "grito internacional".

Uma vez mais, as autoridades cubanas não autorizaram as cinco representantes das "Damas de Blanco" a viajar até Estrasburgo para receber o prémio e o movimento acabou por ser representado por um das suas activistas actualmente residente em Espanha.

O galardão de 2005 foi partilhado com Hauwa Ibrahim, advogada nigeriana defensora dos direitos humanos, e com a organização Repórteres Sem Fronteiras, reconhecida pela defesa da liberdade de imprensa.PRÉMIO SAKHAROV para a liberdade de pensamento - 2005"
À cor branca associa-se a luz, a bondade, inocência, pureza, virgindade, optimismo, perfeição, isolamento e o frio. Para as "Damas de Blanco", o branco significa: a pureza dos primeiros momentos da revolução Cubana; a inocência, o isolamento e o “frio” a que foram sujeitos os críticos do regime; a bondade - amor, dignidade e coragem em contraponto com a cobardia, a maldade e o ódio; a luz e o optimismo da consciência e remissão dos pecados da assumpção dos caminhos desviados; a intolerância - que a revolução nos momentos de virgindade e pureza inicial pretendia combater e erradicar.

Sem comentários:

Enviar um comentário