quinta-feira, 20 de novembro de 2008

TEMPO DE PARTICIPAR!

Fechei há tempos a minha pequena empresa. Porque era disso mesmo que se tratava: uma empresa deveras difícil de manter!
Mas era a minha empresa, o meu esforço, o meu suor! Não vivia de apoios, de esquemas, nem de tráfico de influências ou favores.

Era apenas uma empresa, uma pequena empresa feita de carinho, de produtividade, de suor. Mas este suor foi pouco face à empresa de ser empresa em Portugal. Porque do outro lado estavam um multidão de gente gananciosa e mesquinha apostada em nada fazendo, ou melhor fazendo nada de palpável e utilitário, parasitar!

Os senhores da banca, na sua magistral capacidade de enriquecer, manipular, e nos empobrecer; os senhores do fisco na sua imensa capacidade de extorquir, destruir e feudalizar; os senhores dos monopólios e dos oligopólios na sua imensa capacidade de explorar, deprimir e destruir; os senhores do governo e dos partidos na sua imensa capacidade de não ouvir, confundir e tudo irrepresentativamente dominar!

Afinal o que é isso de produtividade? É alguma manha para contrariar a felicidade de criar, ou um novo jogo nas mãos de um povo suicidário?

A CAUSA DAS COISAS!


"O castigo por não participares na política é acabares por ser governado por quem te é inferior."Platão

Como Platão a tantos mil anos luz, tinha razão! Inferior em sentimentos, humanidade, solidariedade, sentido humano!

O desprezo pela história leva a estas coisas! Ou alguém no seu materialismo e egoísmo militante, pensa, que a suprema negritude da história do mundo se esgotou no nacional-socialismo Hitleriano?

A FRAUDE DA SEGURANÇA SOCIAL

Em baixo o resultado de uma política criminosa de um ministro da segurança social com políticas criminosas, de um Estado que atira as pessoas insensível e indiscriminadamente, com ou sem formação, para a miséria, com o objectivo único de manter uma minoria de reformas chorudas e privilegiadas.

«Arquitecta há mais de dez anos (a recibos verdes claro) num atelier internacionalmente reconhecido, deparo-me agora com uma situação que nunca passei atravessar: um cancro de mama.

Sempre descontei para a segurança social (do meu bolso claro) e esta oferece-me agora uma "baixa" ridícula: posso ficar em casa até 12 meses, sem pagar a prestação à Segurança Social e sem direito a qualquer tipo de remuneração.

Deve-se ter em conta que um tratamento oncológico deste tipo demora cerca de um ano e meio... e a pseudo-baixa é de um ano!

No entanto, se trabalhasse por conta de outrem a mesma baixa poderia alongar-se até três anos. Deduzo então que o Estado parte do princípio que os profissionais liberais (forçados ou não) têm mais saúde e podem alegremente trabalhar entre quimioterapias e nos pós-operatórios.

Vivo neste momento da caridade. Da família e da entidade patronal, apesar das suas ameaças de despedimento. Para que não seja despedida tenho ido trabalhar quando na verdade só me apetece ficar em casa a descansar e a enjoar...

Para além do processo de cura ser doloroso, passo os dias a pensar que não escolhi ter um cancro mas alguém escolheu não me fazer a m**da de um contrato de trabalho e, mais uma vez, não posso contar com o Estado.

Acrescento ainda que tenho um bebé.

Vou iniciar uma acção jurídica contra a "entidade patronal" pois acredito que todo o dinheiro que me devem será o meu meio de subsistência nos próximos tempos.»

terça-feira, 18 de novembro de 2008

PRÉMIO MEDIOCRIDADE FINANCEIRA INTERNACIONAL

Now in its third year, the FT survey benchmarks performance by drawing both on data and a panel of economists and commentators to reveal who is best [Europe's finance ministers ] at the job and the most respected - and to point to potential future stars.(…)Amid the worst conditions for at least a generation, finance ministers had to spot early the scale of the global crisis, avoid misjudgments, remain credible as politicians - at home and abroad - while keeping a grip on public finances as economic growth collapsed around them. How did they fare?(…)Bottom of the pile came Portugal’s Fernando Teixeira dos Santos, dragged down by a poor national economic performance and his low European profile.

Para quem ainda tinha dúvidas vindo de fora (porque sempre mais credível) o prémio do pior ministro das finanças entre 19. É que as finanças e a economia não é só "sacar" impostos como pensa Teixeira dos Santos e dificultar a vida aos Portugueses e às empresas em geral!

Aliás num ambiente de grande pujança económica, o aumento brutal do preço dos carros a diesel é mais um instrumento da liquidação da economia nacional, pelo que trás de arrastamento, com a chancela das inteligências pardas!

- Eles estão enganados, eles estão enganados, dirá o primeiro na sua constante postura de denial.
- Olhe que não, olhe que não!, dirá o povo

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

SHOW DE PRECARIEDADE

Para quem pensa que os jovens andam distraídos, desengane-se!

Para quem pensa que não há responsabilidades no País e gente verdadeiramente gananciosa, mesquinha e "criminosa", desengane-se!

Para quem pensa que a precariedade é um crime e um factor de atraso, não se engana!

Assim, todos ao grande espectáculo, dos precários inflexíveis, da entrega dos prémios aqui num País debaixo de si: