sábado, 14 de novembro de 2009

A SOMBRA DO MAL!


Se bem repararem, há nesta seguinte imagem um halo transcendente, uma transferência de alma.

Como enigmaticamente dizia ASS, hoje somos nós, amanhã vocês!

Que espírito maligno HABITA O NOSSO PORTUGAL?

OS MOIROS DENTRO DE NÓS


Mesmo que Dura Lex Sed Lex, se se confirmar a perfídia do conteúdo das escutas, o presidente da Silva, deveria ou não ser o sponsor do Estado bacteriologicamente puro?

Ou já está o actual, pouco futuro presidente, a gozar um santo Natal, prenúncio de uma reforma futura, NUM PRESÉPIO ONDE NÃO LUGAR A VÍBORAS?

ESTADO MAFIOSO? O REGRESSO DO LATENTE MEDO, DA CHANTAGEM E DA PERFÍDIA

Se as escutas forem destruídas confirma-se que os Portugueses estão agrilhoados a um Estado com aparência de contornos mafiosos. Como diria Pinheiro de Azevedo, o povo é sereno. Já o foi mais e a serenidade está em vias de esgotamento!

Para memória futura ficarão os responsáveis devidamente identificados e no futuro serão réus de um Estado raptado apropriado por alguns e sem ética.

A última e final palavra, afinal, caberá aos cidadãos de bem! Antes do 25 de Abril, também suportámos 48 anos de trevas!

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A BITOLA DEMOCRÁTICA DE ASS, O PRIMADO DA LEI SOBRE A VERDADE E O LIBERALISMO SEM PRINCÍPIOS

Na cegueira da luta política e da lealdade sem condições, disfarçada de democracia acima da ética, assim uma espécie de democracia que não vê, não ouve, nem fala, e que se extingue na interpretação de leis dúbias, quantas vezes encomendadas, ASS, agora com as armas na mão, ditou:

acima da ética, a democracia representativa e o primado da lei ... que as leis mudam-se e os personagens também, principalmente em democracia absoluta, no remanso calmo das conversas privadas!

Fosse já a totalidade dos Portugueses gente mais esclarecida e interessada por aquilo que lhes afecta a vida, e a ética ius cogen da sociedade e os princípios gerais de direito, não permitiriam nunca que uma lei estivesse acima da ética e que comportamentos, se contrários à lei, fossem anulados sob uma alegada intimidade da vida privada. Um PM não está acima da lei e a reserva da sua vida privada termina na defesa do interesse público. Quem quer as benesses do poder público com as benesses da vida privada, não tem lugar na vida pública.

Se é tão liberal e amigo da verdade, ASS, não tente pressionar e ameaçar órgãos de soberania como o poder judicial e não se esqueça que a verdade, se incómoda, não se apaga na memória dos outros!

Se tanto preocupam as escutas telefónicas, que haja um gesto nobre de figura pública - o mínimo de respeito para com os cidadãos - e autorize, para cabal esclarecimento da verdade, a divulgação dos conteúdos dos trechos de interesse público!

Quem não deve, não teme, ou era só o que faltava?

«ESTÁS A PASSAR TODAS AS MARCAS!»

VER PARA ALÉM DA CEGUEIRA A QUE CHAMAM LEALDADES


O seu partido é todo bom? O seu clube é sempre prejudicado? Tem sempre razão nas suas opiniões? Raramente tem dúvidas e nunca se engana? É um desses homens a quem Deus pôs a mão?


À resposta a esta pergunta respondeu Paula Teixeira da Cruz, devidamente secundada por Helena Sacadura Cabral.

Falta de maturidade política? Desportiva? Falta de civismo e educação? Falta de cultura? Falta de sentido comunitário? Falta de senso? Tradição? Incapacidade crítica? Uso de pallas? Intolerância? Falta de ouvido? Falta de sentido comunitário? Falta de racionalidade? Fado?

Porque não são capazes, os Portugueses, de uma auto avaliação crítica e séria, fora das suas irracionais lealdades?

Ou estou a cometer um dos outros erros dos Portugueses, o de generalizar, sem aceitar excepções?


A VINGANÇA DE TENOCHTITLAN






O APRENDIZ DE ECONOMIA E O PROFESSOR DE ECONOMIA: CRESCER COM O ENDIVIDAMENTO

PIB aumenta 0,9%: O aprendiz de economia - Teixeira dos Santos - satisfeito com crescimento do país

e o professor de economia:

«Muito desta evolução é feita à custa do Estado, porque é o Estado que está a sobrecarregar o défice público e a explodir os limites da dívida emitida», disse João Duque, presidente do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG) à Lusa.

Para João Duque, Portugal «está a chegar ao limite máximo do endividamento público, por isso estamos a crescer à custa de nos endividarmos».

PEGADA OCULTA

«O primeiro-ministro disse hoje esperar que Pinto Monteiro esclareça se as escutas de que foi alvo são legais e garantiu que não vai tornar públicas conversas que são do domínio privado.
"O ponto é saber se durante meses a fio eu fui escutado (...) Isto está a passar todas as marcas (...) Espero que o Senhor Procurador nos possa esclarecer", declarou José Sócrates.»
Há homens que têm uma tendência para semear pegadas por onde passam. Desde as ecológicas até hipotéticas marcas públicas no domínio privado. Um primeiro ministro está ou não sujeito a isenção de horário?

O ponto é sabermos se podemos confiar num primeiro-ministro de um país que não é de alguns, mas de todos sem excepção, demasiado envolvido em constantes confusões?


Pressão, incomodidade ou percepção de impunidade.
À atenção do sr. Presidente do Tribunal de Justiça e do sr. Procurador, por quem ainda temos por pessoas sérias e corajosas:

Miguel Neto pergunta e bem. Com esta Lei e de acordo com algumas opiniões, numa investigação a um patrão do sub-mundo do crime organizado, se fosse por acaso escutada uma figura de topo do Estado a encomendar o assassinato de algum adversário político, essa informação, porque obtida de forma ilegal, deveria ser apagada e esquecida pela polícia. Para mim, a forma como as autoridades ou o público tomam conhecimento de um crime é irrelevante. Importante é combatê-lo para bem das eventuais vítimas, que podem ser um País inteiro.

BERARDO JÁ DESCOBRIU PETRÓLEO NO BEATO? NÃO! ENTÃO, A DINÂMICA, AINDA NÃO EXISTE!

«O primeiro-ministro, José Sócrates, dirige uma das economias mais dinâmicas da União Europeia.»
Esta, juntamente com a fotografia de Sócrates, a notícia resposta tipo em órgão de informação, ao dinamismo dirigista do face oculta.

Sendo Portugal possivelmente um dos países mais corruptos da União, onde os concursos públicos estão aparentemente direccionados e armadilhados para o comum do cidadão, o concubinato entre alguma imprensa e o poder político não devia ele ser mais escrutinado pelos órgãos policiais competentes?

É que tenham paciência, mas ainda há gente que não se vende por pratos de lentilhas ... faz parte do nosso ADN!

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

NUCLEAR, SIM OBRIGADO!

Sabia que uma parte daquilo que consume em energia já vem do nuclear? Ora tome atenção às fontes de consumo, num dado momento, de um cidadão.

E não diga que não foi avisado quando a dependência do carvão e o gás natural representam 61% do consumo. A cogeração e a micro produção poderão ser também uma alternativa ... se a EDP permitir!


Carvão 19,1%
Cogeração e micro produção PRE 8,6%
Outras 2,3 %
Nuclear 5,8 %
Gás Natural 42,1 %
Fuel 1,5 %
Eólica 10,3 %
Carvão 19,1 %
Hídrica 10,1 %
Hídrica PRE 0,2 %

OS QUE VÃO MORRER DA TUA FOME II, NÃO TE SAÚDAM!

«100 jovens licenciados saiem todos os meses de Portugal.

50.000 jovens licenciados estão a trabalhar em call-centers, restaurantes e caixas de supermercado.

150.000 jovens licenciados já abandonaram o país.»

Podia ser tirado do Fausto de Goethe. Mas não, é apenas mais uma certeza do grande Gatsby, enquanto os jovens Portugueses entregam a alma ao diabo:

«Qualifiquem-se, qualifiquem-se, a resolução dos problemas está nas qualificações, enquanto destruímos mais 150.000 PME's: o novo código contributivo está à porta!»

OS QUE VÃO MORRER, DA TUA FOME, NÃO TE SAÚDAM!


Já nos olhos de alguns homens e no corte do mundo a seus pés, está inscrito um futuro onde não há lugar a lealdades que não a de querer dominar e arrasar: há homens em cujos olhos está inscrita a ambição desmedida que passam não pelo amor ao próximo, mas pelo amor a si próprios. Esses homens, que tem pouco de grande Gatsby, dão pelo nome de grandes narcisos - para grande mal e pecado de nós, os que morremos mas não saudamos!

Há homens que na história ficarão como mal amados. Uns perceberão porquê. Outros, ainda no descanso étereo onde se despojam do seu invólucro, ainda jogam ao verdade e consequência para perceber porquê.

Pudessem ter sido animais mansos, amáveis, afáveis, humanos, rectos, congruentes, humildes e simples e os seus fatos de impecável traço teriam dado lugar a um humano brilhozinho nos olhos: porreiro, pá, porreiro! - lança-lhes o anjo Gabriel às portas do céu.

UMA UNIÃO, DOIS SISTEMAS

BMW investe 560 milhões em 2ª fábrica na China

Para quem pensa que a China é a inimiga do emprego no Ocidente era importante uma paragem para reflexão.
É que não é a China o inimigo do Ocidental emprego, mas as grandes corporações que dão razão a Marx quando afirmava da falta de alma e de lealdade do capitalismo.
Afinal o crescimento exponencial da China, em sintonia com a queda do Império do Ocidente, é fruto da deslocalização de ex-Impérios para as paragens dos descendentes das dinastias feudais do Império Ming.
E o que faz a Europa? Lava as mãos
fora do território da União, à sua carta dos direitos fundamentais, onde o capital apátrida agenciou novas e lucrativas lealdades!

O IMI, A CERTIFICAÇÃO ENERGÉTICA E A CONTENÇÃO IRRACIONAL

«Por proposta do PSD, foi aprovada por unanimidade uma redução de 25 por cento do IMI para edifícios que tenham certificação energética do tipo A e de 50 por cento em imóveis com certificação energética do tipo A mais ou no âmbito do programa Líder A.»
Poder-se-à perguntar que responsabilidade tem o pobre morador se o seu edifício não tem certificação energética do tipo A?

Num mundo ideal todos os cidadãos comprariam um fracção num edifício com certificação energética do tipo A. Neste, pouco ideal, os cidadãos são penalizados por não viverem de faces ocultas, e não poderem comprar andares nos edifícios mais caros, sendo penalizados pela pobreza do factor trabalho.

A história da humanidade está cheia de episódios de homens a viver do esforço de outros homens. A grande maioria dos conflitos mundiais foram ocasionados pelas corveias e dízimos deste mundo.

Já não basta ao cidadão a exigência de pagamento de um imposto que duplica a renda do seu empréstimo à banca ... Típico do político, do hipocritamente correcto, que justifica com medidas lunáticas a despesa que causa ao pobre cidadão.


Para quando a criação de um político empático, que tenha feito um tirocínio em sectores de criação de riqueza de bens transaccionáveis, daqueles que criam verdadeiramente riqueza e não a má gestão da apropriação da mesma, cujo objectivo seja ir de encontro às pretensões dos cidadãos racionalizando e minimizando ad infinitum os encargos de quem deviam representar?

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

O ÂNGULO DA AGULHA: A ESTOCADA INTERMÉDIA!


Esta imagem é arrepiante! Pelo mano a mano que propicia, pelo ângulo da agulha, pelo facis carregado da srª. enfermeira como se estivesse a preparar uma estocada carrego da cruz de todas as enfermeiras, de todos os Portugueses, que já se sentem doentes há duas legislaturas pela pandemia de desesperança e de atropelo que grassa na nossa sociedade.
Doeu? Nada! Que a dor que é infligida aos Portugueses é muito mais de bandarilhas de praça de touros, onde os Portugueses fazem as vezes de carneiros com vendas ocultas à mão de animal feroz!

DUAS LEITURAS NUMA MESMA NOTÍCIA

«Depois dos italianos, os trabalhadores portugueses são os que pagam menos impostos na Europa, de acordo com os dados do sindicato de técnicos do Ministério das Finanças espanhol, o Gestha.Em concreto, a pressão fiscal sobre o salário médio português, ou seja, a percentagem que foi para os cofres do Estado em 2008 é de 37,6 por cento. Este montante supõe uma taxa cinco pontos e meio abaixo da média europeia que fica nos 43,14%. Logo de seguida, e com dois pontos de diferença, está a vizinha Espanha cujos trabalhadores destinam para o pagamento de impostos 37,8% do salário.Na outra ponta do eixo, submetidos a uma pressão fiscal muito maior que Portugal, estão os holandeses (45%), os alemães (52%), os finlandeses (43,5%) e os austríacos (48,8%). De acordo com o Gestha, o esforço fiscal é um indicador muito revelador do peso que os impostos têm no bolso dos contribuintes, uma vez que mostra como países como Portugal e Itália, com uma pressão fiscal idêntica, realizam um «sacrifício» económico muito diferente quando o nível de rendas dos cidadãos não é o mesmo»
A escrita jornalística, hoje, muita feita pelo jornalismo descendente do do proletariado, o do precariado, é capaz desta coisa fantástica, a de dar numa notícia sentidos opostos, permitindo aos prós uma leitura e aos contra outra de leitura diametralmente oposta.

Na primeira parte da notícia de um diário digital, os trabalhadores Portugueses são depois dos Italianos os que pagam menos impostos na Europa, sendo que na segunda parte lá se explica que afinal não se pode comparar o que não é comparável dado as diferenças de nível de rendimento!

O título da notícia ficou-se pela primeira parte pelo que para os defensores do mundo ideal, os trabalhadores Portugueses ainda tem margem para pagar mais impostos.


Nada mais falso! - é o que conclui a segunda parte da notícia. É que numa Europa a uma velocidade no custo de vida, mas a duas no rendimento - e mesmo a três na desigualdade - quem de 100 tira 37 ou quem de 250 tira 125, dá ainda assim uma margem apreciável de excedente ... de consumo!

terça-feira, 10 de novembro de 2009

ESTÃO NOS FAZENDO DE PALHAÇOS

«O Supremo Tribunal de Justiça decretou a nulidade da certidão aberta com base nas escutas telefónicas entre Armando Vara e José Sócrates, refere o «Expresso».»

Neste mundo há uma minoria de homens para quem não há limites à decência e em que a ousadia se confunde com total falta de vergonha. E estes são os homens perigosos, que já no passado dominaram Estados aproveitando-se das fragilidades dos regimes que poluem e manipulam.

No limite o importante é a subsistência, e a fragilidade dos actuais regimes permite o seu rapto por gangs de malfeitores, tipo Coringas em Gotham Cities, em polis desprovidas de homens morcegos que nos protejam.

Destes regimes já pouco se espera, apenas que ficará para memória futura, que a qualidade dos Coringas não fica nada a dever à de repúblicas de funestas memórias...

Que fique escrito que estes senhores, que nos fazem de palhaços, ficarão na nossa memória futura a bem da dignidade de quem cala mas não consente. E há sempre um tempo em que a lei de Talião reporá o enxovalho das consciências e a dignidade perdida.

O ARGUMENTO DA SUSTENTABILIDADE

Convenhamos que “a nossa gente” começa a perceber que trabalhar não compensa e que so parvos trabalham. Importante, importante, é descobrir um argumento para que os outros nos sustentem.

Há uns anos largos quando trabalhava dezasseis horas por dia tive a ingrata e naif ideia de comentar - desabafar - à frente de um ex-secretário de Estado, bom vivant, que a trabalhar não se conseguia enriquecer. O riso abafado e trocista do presente fez-me corar, consciência da ingenuidade do meu acto.

É talvez por isso que hoje vem escarrapachado que os povos do mundo estão insatisfeitos com o sistema capitalista. Pudera o ius cogens internacional ditar: - a partir de agora impõe-se um tecto para a riqueza pessoal, para a posse de empresas , para que a concorrência perfeita definitivamente exista e não seja apenas uma figura de retórica do abstraccionismo económico!


À frente da caixa de uma grande cadeia de supermercados, daquelas que impõem marcas brancas e condições à oferta pelo seu domínio quase monopolista na procura, olhava para a vendedora de uma conhecida empresa de panificação que, por replicar o que o próprio supermercado já produzia, era assim uma espécie de milhafre ferido na asa, sem direito a um sorriso e muito menos a um obrigado pela reposição na loja. E, afinal, o lucro da venda dos produtos lá estava escarrapachado nos fabulosos resultados positivos consolidados, da macro sociedade herdeira gananciosa do goodwill das micro mercearias.


OS NEGÓCIOS DA POLÍTICA

«Mais de quinhentos alunos das escolas do primeiro ciclo do concelho do Cadaval continuam sem ter actividades de enriquecimento curricular, como o inglês, quase dois meses depois do arranque do ano lectivo, referem os pais.

«Os pais reclamam porque as crianças estão desde as 16:00 até às 17:30 na escola sem ter nada para fazer e também não estão a aprender, o que é prejudicial», disse Joaquim Conde, presidente da Associação de Pais dos Alunos das Escolas da Freguesia do Painho, citado pela Lusa.

A vereadora da Educação da Câmara do Cadaval, Eugénia Correia, explicou que o atraso no arranque do Inglês, Música e Desporto se deve ao concurso público que foi lançado para escolher a empresa que iria ser responsável pelo desenvolvimento destas actividades de enriquecimento curricular, financiadas pelo Ministério da Educação.»

Agora até as actividades de enriquecimento curricular são sujeitos de negócio. Empresas para estas actividades? Onde estão os concursos direccionados para as pessoas singulares, ou foi para isto que a saudosa ministra da educação atirou centenas de ATL´s para a inactividade?


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

LULA DA SILVA? EM ENTREVISTA À RÁDIO MOÇAMBIQUE

LULA DA SILVA? EM ENTREVISTA À RÁDIO CABO-VERDE

LULA DA SILVA? NA RÁDIO DE ANGOLA OU O HUMOR GLOBAL DIRECTAMENTE DO MORRO DOS MACACOS



AUTARQUIAS DESPIDAS

Porque através do jornal do pau para toda a obra, o melhor diário da nossa bloga, nos é dado a conhecer muitas e úteis informações, tomei conhecimento do, pasme o cidadão nacional habituado ao útil tapete do lixo, Autarquias.org, a bem da transparência e das boas práticas da vida democrática.

Entre alertas, debates e petições, fiquei com dúvidas sobre o modo de reportar, ver, partilhar ou debater problemas do meu município de coração,
o meu primeiro post à Câmara Municipal de Oeiras.

Deverei alertar os meus concidadãos que há na Câmara um senhor condenado em tribunal por corrupção? Ou deverei debater com os meus concidadãos sobre a boa ou má influência da existência de um muito dinâmico condenado por corrupção na educação das nossas crianças? Ou deverei lançar uma petição a pedir a compreensão do sr. Presidente, a bem da imagem dos Oeirenses, para a necessidade da sua demissão?

A NOVA EMIGRAÇÃO: DE ANDORRA ÀS ARÁBIAS!

Tu! Sim ... sim, tu! Que não enveredaste por uma juventude partidária, que nunca colastes cartazes do grande líder, que não fizeste nunca nenhum favorzinho, que não recolheste umas broas pelo partido. O que é que tu querias? Emprego? Trabalho, na tua terra?

Fazer dos Portugueses exército de reserva é consequência de governação que despreza os cidadãos e os contabiliza apenas como carne canhão para as receitas fiscais que alimentarão as abundantes mordomias de cargos dirigentes estatais.

O actual panorama de Portugueses a exilarem-se é diametralmente oposto a um hipotético discurso de mais e mais qualificações, quando são os qualificados os primeiros a fecharem a luz dos aeroportos. Despesa Keynesiana para resolver este estado de coisas? Fenomenal! Pena é que a receita de J. Maynard Keynes fosse para economias fechadas, onde a despesa alimentava a produção interna e não a externa! Mas para compreender isto era preciso verdadeiras qualificações e não recorrentes oportunidades beras!


O SACO DE VARA

PJ fotografa Vara a receber saco de Godinho

E se de repente um homem lhe oferecesse flores?
Seria isso impulse ou um impulso?

EM CASA PRÓPRIA

REN quer auditoria pronta antes de juiz ouvir Penedos (DE)

Ou seja: Penedos quer a auditoria sobre Penedos pronta antes de juiz o ouvir.

domingo, 8 de novembro de 2009

APAIXONADOS POR EÇA

Os Maias por Rex

A decadência sempre existiu na abastança de alguns. É por isso que não se pode mudar Portugal. O ADN é este, a corrupção só varia na dimensão dos inúmeros e dos números - dos que têm a oportunidade - porque está presente nos pequenos actos, nas pequenas incongruências, no sou contra aquilo que também sou. Salvam-se, talvez, uns poucos, cujo genoma denota Saxónicos, Anglos e não esta mistura de Celtas, Iberos e moçarábes, velhos guardiões das cavernas de Ali-Bábá.

É olhar-lhes para as rugas, trejeitos e pregas e talvez ainda se possa distinguir como Bocage - o tal que vinha do café Nicola, e ia para o outro mundo se disparassem a pistola.

Quem és, donde vens e para onde vais? Venho do ventre desta terra e só serei diferente dela quando ela nos mudar de lugar!